O CURSO DE ENFERMAGEM
Por que escolher o curso de Enfermagem?
O profissional enfermeiro tem um vasto campo de atuação no mercado de trabalho e um grande e importante percentual a contribuir para o sistema de saúde. É reconhecido como profissional liberal e cursos de pós-graduação possibilitam ao enfermeiro qualificar-se, respaldado pelas normas legais. Tanto no setor público quanto no privado, o enfermeiro tem papel fundamental em todos os níveis de complexidade. Ele exerce a liderança na tomada de decisão de aspectos relacionados à equipe e ao cuidado. Esse é um dos motivos que favorece a absorção praticamente imediata do profissional no mercado de trabalho, situação que vem crescendo e se mantendo nos últimos anos.
O que faz um Enfermeiro?
As atribuições privativas do profissional enfermeiro incluem: Direção de órgão de Enfermagem como integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública, privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem; Organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços; Planejamento, organização, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem; Consulta de enfermagem; Prescrição da assistência de enfermagem; Cuidados diretos de enfermagem a pacientes, enfatizando a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde; Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos e decisões imediatas.
O que estuda?
O curso de Bacharelado em Enfermagem possui um projeto pedagógico que busca garantir a formação e atuação do enfermeiro dentro da concepção holística do conhecimento e do trabalho em saúde, pautado na forma de ver o ser humano em sua: integralidade, multidimensionalidade, unicidade e singularidade. Por meio de práticas pedagógicas ativas e críticas, busca-se a formação do profissional consciente/crítico; que consiga fazer a interdisciplinaridade; realizar práticas curriculares supervisionadas como forma de vincular a teoria à prática, estimulando a reflexão e a ampliação das práticas vigentes de forma a avançar na cidadania e democratização do saber. Os conteúdos essenciais do curso estão relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, enfatizando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem.