A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio de seu Campus Universitário de Tangará da Serra, esteve presente com um estande na 24ª Exposerra, feira agropecuária realizada em Tangará da Serra no período de 02 a 06 de setembro de 2015.
Os cursos de Administração, Agronomia e Enfermagem apresentaram durante o evento informações sobre as áreas de atuação de cada profissão, assim como sobre projetos e pesquisas desenvolvidas na Universidade.
Os alunos do curso de Agronomia, sob a coordenação dos professores Anísio da Silva Nunes e Tricia Costa Lima, realizaram demonstrações de cultivo em hidroponia (cultivo sem solo), cultivo “in vitro”, testes de análise de sementes, entre outras.
De acordo com o professor Anísio da Silva Nunes, “durante a participação da Unemat na 24ª Exposerra foi possível divulgar o curso de Agronomia para estudantes do ensino médio e, simultaneamente, apresentar à sociedade o trabalho realizado no Campus de Tangará da Serra”.
A participação da Universidade na Exposerra permitiu ainda “a troca de conhecimentos e informações entre a comunidade acadêmica e a sociedade, além de proporcionar uma importante experiência aos alunos do curso”, segundo Michael Ortigara Goulart, aluno do curso de Agronomia.
Além de apresentarem informações sobre o curso, os alunos de Enfermagem, sob a supervisão das professoras Larissa Marchi Zaniolo e Thalise Yuri Hattori, realizaram a aferição de pressão arterial, o cálculo do índice de massa corporal (IMC) e ofereceram informações sobre os cuidados de Enfermagem.
Entre as ações realizadas pelo curso de Administração durante o evento, é possível destacar a participação do curso no estande da Unemat, com os alunos do curso e os professores Gelciomar Simão Justen e Aline Carla Perini, a realização da “Pesquisa de Satisfação do Público” sobre a Exposerra e o auxílio na Ação Social realizada no dia 06, que permitiu a mais de 2.000 crianças um dia de brincadeiras e visitas ao parque de exposições.
Para o professor Gelciomar Simão Justen, do curso de Administração, “a parceria entre a universidade e o Sindicato Rural, nos eventos realizados, é importante para aproximar ainda mais a academia da comunidade externa, mostrando as ações, projetos, articulações e possibilidades para fomentar o desenvolvimento local, através de trabalhos conjuntos e organizados”.
Para que fosse possível o desenvolvimento de todas as ações realizadas, a Universidade contou com a parceria indispensável dos acadêmicos, docentes e da direção do Campus, sem os quais nada seria possível. Isso vem a reforçar ainda mais o papel da Universidade para a formação de profissionais preparados e comprometidos para a promoção de mudanças na sociedade.