As inscrições para o I Simpósio Nacional sobre Plantas Daninhas em Sistemas de Produção Tropical / IV Simpósio Internacional Amazônico sobre Plantas Daninhas estão abertas e podem ser realizadas no endereço eletrônico: www.spdtropical2015.com.br. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é uma das organizadoras do evento que será realizado nos dias 29 e 30 de setembro de 2015, no auditório do Sindicato Rural, em Sinop. As inscrições variam de 50 a 150 reais conforme categoria e data de inscrição.

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD) e tem como tema “Manejando Sistemas Agrícolas para uma Produção Sustentável”. Segundo a comissão organizadora o município matogrossense foi escolhido para realização do Simpósio por estar em uma das principais regiões produtoras do Brasil.

As professoras dos cursos de Agronomia da Unemat, dos campi de Alta Floresta e Tangará da Serra, Ana Carolina Dias Guimarães, doutora em Ciências/Biologia e manejo de plantas daninhas e, Miriam Hiroko Inoue, doutora em Agronomia/Matologia fazem parte da comissão organizadora do Simpósio. Além da Unemat participam da organização a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com a professora Ana Guimarães o evento tem como objetivo apresentar e discutir temas atuais e relevantes com pessoas em destaque nas áreas de biologia e de manejo de plantas daninhas, de forma a difundir conhecimento entre estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, agrônomos, consultores, produtores rurais, professores e pesquisadores, assim como apresentar e discutir trabalhos científicos para o fortalecimento da pesquisa e ensino na área de plantas daninhas.