Por Assessoria do Câmpus de Tangará da Serra

O professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Tangará da Serra, Lawrenberg Advincula da Silva, tem um capítulo publicado no livro “A Comunicação dos Marginalizados nas Rupturas Democráticas”, da Editora da Pontíficia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS). A obra foi coordenada pelos professores Cristina Schmidt, Antonio Hohlfeldt e Eliane Mergulhão, membros da Rede Nacional de Pesquisadores de Folkcomunicação (Rede Folkcom).

No capítulo publicado no livro, intitulado “Folkcomunicação, grupos marginalizados e realidade social brasileira: um debate sobre a abrangência sociopolítica do pensamento de Beltrão”, o autor apresenta a relação da obra “A comunicação dos marginalizados” do jornalista Luiz Beltrão com acontecimentos que vão marcar a ditadura civil-militar no Brasil, no início da década de 1980. O texto faz uma reflexão sobre o papel das minorias marginalizadas e da comunicação diante da censura e perseguição ideológica.

A publicação é resultado de textos e discussões realizados no IV Encontro Internacional de Folkcomunicação, realizado na Pontíficia Universidade Javeriana, em Bogotá, Colômbia, em novembro de 2019. Textos que refletem um cenário democrático marcado de intermitências e onde processos mais alternativos de comunicação carecem de um olhar cada vez mais dedicado da comunidade científica e acadêmica em geral.

O livro é uma publicação da Editora PUC de Porto Alegre, e é possível adquirir a obra digital ou imprensa pelo link: https://editora.pucrs.br/livro/1569/

Sobre o autor:

O professor Lawrenberg está afastado para qualificação de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ), sendo um importante incentivador do tripé ensino-pesquisa-extensão na Unemat. Além de docente há mais de 13 anos, ele também coordena a revista científica e o grupo de pesquisa do curso, ambos de mesmo nome, Comunicação, Cultura e Sociedade.