A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) entregou esta semana um veículo Space Fox Trend GII para um programa de extensão do Campus Universitário de Tangará de Serra. Adquirido com verbas oriundas do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) do Ministério da Educação (MEC), o veículo beneficia o Programa ‘Campus a campo: Ações extensionistas com a agricultura familiar de Tangará da Serra’, coordenado pelo professor José Roberto Rambo, contemplado pelo edital do Proext de 2013.
O Proext é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), sejam elas federais, estaduais, municipais ou comunitárias.
O objetivo do Proext é apoiar as IES públicas no desenvolvimento de programas e projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas e o fortalecimento da extensão universitária, além de potencializar e ampliar os patamares de qualidade da extensão universitária na formação dos alunos associando a sua natureza pedagógica à missão das Instituições de Ensino Superior. O Proext repassa verbas no valor de R$ 300 mil para programas de extensão e R$ 100 mil para projetos.
A Unemat tem tradição em participar dos editais do Proext: quatro projetos e programas foram selecionados em 2009, três em 2010, três em 2011, seis em 2013, nove em 2014 e seis no edital em 2015. As verbas referentes a 2014 e 2015 ainda não foram liberadas. Para o edital de 2016, aberto este ano, a Unemat submeteu 48 propostas entre programas e projeto de extensão. O resultado final está previsto para o próximo dia 20.