A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou hoje o edital que oferta Auxílios Moradia e Auxílios Alimentação aos alunos de baixa renda. As inscrições iniciam amanhã, quarta-feira (21) e encerram no dia 3 de setembro.
O benefício é de R$ 280 para Auxílio Moradia e R$ 200 para Auxílio Alimentação. Ao todo serão ofertados 952 auxílios com vigência de três meses, sendo 476 Auxílios Alimentação e 476 Auxílios Moradia.
O edital pode ser acessado clicando aqui.
No primeiro edital deste ano, foram oferecidos 770 auxílios, elevando o número total de auxílios de 970 em 2018 para 1.172 em 2019, um aumento de 772 auxílios.
“Os auxílios são distribuídos proporcionalmente ao número de alunos matriculados nos cursos dos câmpus, com a finalidade de contribuir para a permanência dos estudantes na graduação”, disse a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antônia Alves Pereira.
A novidade este ano é que as Modalidades Diferenciadas também participarão. “Neste edital, estamos contemplando os cursos de Modalidades Diferenciadas, atendendo a uma solicitação dos estudantes”, explica a pró-reitora.
O auxílio é exclusivo para os alunos com comprovada vulnerabilidade socioeconômica dos cursos de graduação presenciais da Instituição, nos câmpus e núcleos pedagógicos que acompanham o calendário acadêmico oficial.
Os candidatos podem concorre aos dois auxílios, desde que não possuam qualquer outra modalidade de bolsa ou estágio remunerado oferecido pela Unemat ou agências externas de fomento. Os alunos que já possuam alguma bolsa poderão concorrer a apenas uma modalidade, Moradia ou Alimentação.
Entre as exigências para concorrer aos auxílios estão não ter concluído outro curso de graduação, possuir renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo e meio e não possuir vínculo empregatício.
Para o Auxílio Moradia ainda é exigido não residir em moradia estudantil, comprovar despesas com moradia na cidade onde estuda e ser de família residente ou domiciliada em município diferente do câmpus onde está matriculado, ou ainda residir em área rural, podendo ser no mesmo município, desde que não haja acesso por transporte coletivo.
Os candidatos passarão por três etapas de seleção: o preenchimento do formulário socioeconômico, análise de documentação comprobatória e entrevista. A banca de seleção será composta por três avaliadores, sendo um do segmento discente.
O resultado final será divulgado no dia 25 de setembro. A listagem será publicada de acordo com as vagas oferecidas para cada câmpus, ordenados em sequência decrescente de pontuação. Os alunos que obtiverem resultado ‘Aprovado’ serão convocados. Os que obtiverem resultado ‘Classificado’ comporão o cadastro de reserva em cada câmpus. Serão desclassificados os candidatos que não atendam às exigências do Edital.
Câmpus e núcleos
Câmpus de Alta Floresta 64 auxílios (32 de cada)
Câmpus de Alto Araguaia 24 auxílios (12 de cada)
Câmpus de Barra do Bugres 80 auxílios (40 de cada)
Câmpus de Cáceres 200 auxílios (100 de cada)
Câmpus de Colíder 24 auxílios (12 de cada)
Câmpus de Diamantino 68 auxílios (34 de cada)
Câmpus de Juara 30 auxílios (15 de cada)
Câmpus de Nova Mutum 44 auxílios (22 de cada)
Câmpus de Nova Xavantina 64 auxílios (32 de cada)
Câmpus de Pontes e Lacerda 44 auxílios (22 de cada)
Câmpus de Sinop 128 auxílios (64 de cada)
Câmpus de Tangará da Serra 128 auxílios (64 de cada)
Núcleo de Água Boa 6 auxílios (3 de cada)
Núcleo de Aripuanã 6 auxílios (3 de cada)
Núcleo de Campos de Júlio 4 auxílios (2 de cada)
Núcleo de Comodoro 2 auxílios (1 de cada)
Núcleo de Cuiabá 4 auxílios (2 de cada)
Núcleo de Itiquira 4 auxílios (2 de cada)
Núcleo de Lucas do Rio Verde 4 auxílios (2 de cada)
Núcleo de Marcelândia 4 auxílios (2 de cada)
Núcleo de Rondonópolis 12 auxílios (6 de cada)
Núcleo de Vila Rica 8 auxílios (4 de cada)
TOTAL: 952 auxílios (476 de cada)