Proprietária do acervo literário do escritor mato-grossense, a Unemat disponibilizará a obra de Ricardo Dicke a partir do próximo semestre no Centro de Pesquisa da universidade em Tangará da Serra

Por Hemília Maia

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) concluiu a aquisição do acervo literário do escritor e artista plástico Ricardo Guilherme Dicke nesta quinta-feira (15.12). Passados 14 anos de sua morte, finalmente sua obra será disponibilizada a pesquisadores do Brasil e do mundo e para todo e qualquer leitor que queira acessar a biblioteca pessoal de Ricardo Dicke, um dos mais brilhantes autores brasileiros. Embora Dicke tenha tido o reconhecimento de seus pares em vida, sua obra permanece quase desconhecida do grande público. O acervo de Ricardo Dicke será aberto pela Unemat, gratuitamente, ao público no primeiro semestre de 2023 no Centro de Pesquisa do câmpus da Unemat, em Tangará da Serra.

Dicke foi revelado pelo Prêmio Walmap de Literatura em 1967 com a obra Deus de Caim. O corpo de jurado era composto por Guimarães Rosa, Jorge Amado e Antônio Olinto.  Guimarães Rosa é considerado o maior escritor brasileiro; Jorge Amado o autor mais famoso e adaptado do cinema, do teatro e da televisão brasileira e Antônio Olinto notável escritor brasileiro traduzido em mais de 35 idiomas.

A professora da Unemat, Madalena Machado vem reunindo a obra de Ricardo Dicke há 9 anos. O conjunto da obra foi sendo reunido no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGel) da Unemat, em Tangará da Serra, sem autorização de disponibilização pública por parte da filha e herdeira do autor até que a aquisição do acervo fosse concluída. Para compor o acervo Dicke e realizar o Congresso Literário Nacional Ricardo Guilherme Dicke, Madalena Machado foi contemplada com recursos de editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc-MT) e por emendas parlamentares do deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT).

A professora Madalena, contou que coordena a montagem do acervo literário Ricardo Dicke, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e a democratização de seu acesso ampliando o conhecimento literário acumulado e produzido em Mato Grosso com abertura ampla aos demais pesquisadores do Brasil e do mundo. A próxima etapa será a realização do trabalho de biblioteconomia e o acondicionamento do acervo em um espaço próprio e exclusivo no Centro de Pesquisa do câmpus da Unemat, em Tangará da Serra.

O Congresso Literário Nacional Ricardo Guilherme Dicke foi realizado no dia 25 de novembro deste ano no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) com palestras, conferências e rodas de conversa com os principais pesquisadores da obra do mato-grossense. Dicke nasceu em 16 de outubro de 1936, na Vila Raizama, município de Chapada dos Guimarães e morreu em Cuiabá no dia 9 de julho de 2008.

 

(Foto: Acervo Secel-MT)