A Universidade do Estado de Mato Grosso informa que em virtude do movimento grevista de servidores técnicos administrativos e docentes da Instituição, o calendário acadêmico será rediscutido assim que as atividades forem retomadas. A decisão foi tomada em conjunto pela Reitoria e a Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) e Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da Unemat (Sintesmat) nesta quarta-feira (1º).

Além do calendário acadêmico a Unemat definiu que os contratos dos professores interinos serão aditados com a reposição das aulas e demais atividades após o retorno das atividades sem remuneração extra.

Outro ponto tratado diz respeito aos editais abertos. Os editais externos serão mantidos dentro dos prazos previstos, com relação aos editais internos e fomentados pela Unemat, os mesmos serão prorrogados a fim de não prejudicar as atividades previstas.

Com relação a Pós-graduação cada conselho deliberativo terá autonomia para definir como agir durante o movimento grevista, visto que algumas pesquisas não tem como ser interrompidas.

Sobre a Greve:

A greve dos servidores públicos, tanto técnico-administrativos como docentes da Unemat, desencadeada pela Adunemat e Sintestmat, cobra do governo estadual o pagamento da Reposição Geral Anual (RGA) que é a perda inflacionária referente ao ano de 2015. Além dos servidores e técnicos da Universidade outras categorias funcionais do Estado de Mato Grosso também aderiram a greve.