Por Lygia Lima
A Universidade do Estado de Mato Grosso por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação publicou nesta terça-feira (28) o edital nº 008/2022 que trata da concessão de 38 bolsas de iniciação científica destinados a acadêmicos da instituição. As bolsas serão concedidas por meio de recursos da própria universidade e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).
O período de inscrições começam no dia 1º de julho e seguem até o dia 11 de agosto. O pleito para a bolsa de iniciação científica Probic/Unemat está vinculado ao projeto de pesquisa e sob responsabilidade do pesquisador orientador. Uma novidade deste edital é que não os proponentes não necessitam alcançar uma pontuação mínima, o que favorece que mais pesquisadores possam demandar bolsas de iniciação científica para alunos de graduação.
O edital nº 008 prevê 31 bolsas da Fapemat, que tem valor de R$ 585,00 (quinhentos e oitenta e cinco reais) mensais e sete bolsas da Unemat, cujo valor mensal é de R$ 560,00 (quinhentos e sessenta reais) . O bolsista deve ter disponibilidade de no mínimo 12 (doze) horas semanais para o desenvolvimento das atividades.
Os professores orientadores deverão solicitar as bolsas de Iniciação Científica observando os critérios do edital até o dia 11 de agosto. O resultado final será conhecido a partir do dia 31 de agosto. Os orientadores que tiverem dúvidas podem enviar e-mail para probic@unemat.br
Quem pode receber as bolsas de iniciação científica:
É necessário ser acadêmico regularmente matriculado em um curso de graduação da Unemat, não possuir vínculo empregatício ou qualquer atividade remuneradas, não possuir outra modalidade de bolsa, não ter débito junto à Diretoria de Gestão de Iniciação Científica, e nem ser cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, até o terceiro grau civil do respectivo orientador. O bolsista deve dispor de pelo menos 12 horas semanais para cumprir com as atividades de pesquisa.