MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM

DISCIPLINAS POR FASES (SEMESTRES)

Disciplina Pré-requisito

Processos Bioquímicos

Biologia Celular e Histologia

Bases sociais, antropológicas e filosóficas

Produção de Texto e Leitura

Evolução do Processo de Trabalho em Enfermagem

Disciplina Pré-requisito

Parasitologia Humana

Microbiologia

Genética Humana

Embriologia Humana

Metodologia da Pesquisa

Didática

Políticas de Saúde e Processo Saúde-doença

Disciplina Pré-requisito

Fisiologia Humana

Anatomia Humana

Imunologia Básica

Processos Patológicos

Psicologia

Ética, legislação e exercício profissional

Disciplina Pré-requisito

Farmacologia

Epidemiologia

Bioestatística

Processo de Cuidar I

Todas as disciplinas da 1, 2 e 3 fase.

Enfermagem em Doenças Transmissíveis

Sistematização da Assistência de Enfermagem

Eletiva Obrigatória I

Disciplina Pré-requisito

Processo de Cuidar II

Evolução do Processo de Trabalho em Enfermagem, Farmacologia, Processo de Cuidar I

Enfermagem em Saúde Coletiva

Evolução do Processo de Trabalho em Enfermagem, Farmacologia, Processo de Cuidar I

Enfermagem em Saúde Indígena

Disciplina Pré-requisito

Assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto

Processo de Cuidar II e Enfermagem em Saúde Coletiva

Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico

Processo de Cuidar II e Enfermagem em Saúde Coletiva

Assistência de Enfermagem na Saúde Mental

Disciplina Pré-requisito

Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher

Assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto; Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico; Assistência de Enfermagem na Saúde Mental.

Assistência de Enfermagem na Saúde do Idoso

Assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto; Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico; Assistência de Enfermagem na Saúde Mental.

Eletiva Obrigatória II

Disciplina Pré-requisito

Assistência de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente

Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher e Assistência de Enfermagem na Saúde do Idoso

Gerenciamento em Enfermagem I

Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher e Assistência de Enfermagem na Saúde do Idoso

Trabalho de Conclusão de Curso I

Disciplina Pré-requisito

Estágio Curricular Supervisionado I

Assistência de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, Gerenciamento em Enfermagem I, Trabalho de Conclusão de Curso I

Gerenciamento em Enfermagem II

Assistência de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, Gerenciamento em Enfermagem I, Trabalho de Conclusão de Curso I

Disciplina Pré-requisito

Estágio Curricular Supervisionado II

Estágio Curricular Supervisionado I e Gerenciamento em Enfermagem II

Trabalho de Conclusão de Curso II

Trabalho de Conclusão de Curso I, Estágio Curricular Supervisionado I e Gerenciamento em Enfermagem II

Gerenciamento em Enfermagem III

Estágio Curricular Supervisionado I e Gerenciamento em Enfermagem II

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENFERMAGEM

Utilize os botões abaixo para fazer o download do Projeto Pedagógico atualizado do Curso de Bacharelado em Enfermagem, das ementas e referências bibliográficas de todas as disciplinas do curso, e/ou da matriz curricular anterior à atual.

DOWNLOAD DO PROJETO PEDAGÓGICO

DOWNLOAD DE EMENTAS E BIBLIOGRAFIAS

MATRIZ CURRICULAR ANTERIOR

PLANOS DE ENSINO

Vai solicitar transferência e precisa dos planos de ensino para solicitar o aproveitamento de estudos? Procure em nosso arquivo os planos de ensino que você precisa, imprima-os e leve à coordenação do curso para que sejam autenticados.

Dentro da pasta de cada semestre, as disciplinas estão agrupadas por fase (semestre do curso em que ela é oferecida). Assim, você pode encontrar o plano de ensino que você cursou.

PLANOS DE ENSINO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

Introdução ao estudo da anatomia humana. História da anatomia. Posição anatômica. Divisão do corpo humano. Anatomia macro e microscópica. Nomenclatura anatômica. Planos e eixos. Termos anatômicos de posição, comparação e movimento. Variação anatômica. Anatomia dos sistemas: locomotor, nervoso, endócrino, cardiovascular, linfático, respiratório, gastrintestinal e geniturinário.

Estudo da assistência de enfermagem ao paciente em situação crítica. Características do paciente grave, no âmbito dos serviços de atendimento móvel e fixo de urgência e emergência e em unidades de tratamento intensivo. Atuação do enfermeiro em situações de emergências com avaliação primária e secundária do trauma e suporte básico e avançado de vida.

Políticas públicas direcionadas à saúde da saúde da criança e do adolescente. Assistência de enfermagem aos agravos do recém-nascido, da criança e do adolescente em situação de doença aguda e crônica. Ações que visem o desenvolvimento do pleno potencial de cada criança/adolescente sob seus cuidados no âmbito da atenção básica, hospitalar, comunidade, ou outros espaços de atuação. Assistência à criança e adolescente em suas necessidades humanas básicas, com conhecimento teórico – prático, visando a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a recuperação, reabilitação e reinserção da criança/adolescente na família/comunidade, integrando os saberes e envolvendo a família nos cuidados. Prática assistencial, gerencial e educativa de enfermagem às crianças/adolescentes hospitalizadas ou não, de forma reflexiva, crítica, integral; considerando a criança enquanto sujeito de direitos e cidadã, explorando o uso do lúdico e a participação da família na tomada de decisões e no manejo do processo saúde-doença.

Políticas nacionais e locais de atenção à saúde da mulher. Aspectos da sexualidade e reprodução humana presentes no ciclo vital. Aspectos teóricos, metodológicos e habilidades do cuidar em enfermagem à mulher enquanto cidadã, sua sexualidade, aspectos ginecológicos e em situação de reprodução, concepção, gravidez, parto, puerpério/lactação, contracepção e assistência imediata ao neonato. Sistematização da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal e nas afecções ginecológicas com foco na humanização do cuidado em todos os níveis de atenção. Violência à mulher no âmbito doméstico e social. Assistência de enfermagem ao recém-nascido normal e com alterações patológicas, com enfoque no binômio mãe e filho no alojamento conjunto e consulta de puerpério. Atividades educativas, gerenciais e educativas de enfermagem no processo saúde-doença da mulher e do recém-nascido, em nível individual e coletivo; em ambulatório, unidade hospitalar, comunidade e domicílio.

Assistência de enfermagem sistematizada a adultos na comunidade ou internados em situações clínicas, com afecções agudas e crônicas de média e alta complexidade em diferentes especialidades. Promover o desenvolvimento de atividades práticas, de assistência à família e cuidadores, considerando os aspectos éticos. O processo de cuidado nas doenças relacionadas ao organismo humano: distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos; com alterações do sistema hematopoiético e em uso de hemoterápicos; com afecções urológicas e renais; gastrointestinais e hepático-biliares; com alterações do sistema musculoesquelético; do sistema imunológico, endócrinas, respiratórias, cardiovascular e neurológicas. Implementação da assistência de enfermagem os pacientes em situações perioperatória e central de material de esterilização e centro cirúrgico.

Aspectos demográficos e epidemiológicos do envelhecimento populacional. Políticas públicas nos níveis federais, estaduais e regionais de saúde na atenção ao idoso. Processo saúde-doença do idoso e aspectos epidemiológicos, socioeconômicos, culturais e emocionais do idoso e família. Processo de envelhecimento, alterações fisiológicas e síndromes geriátricas. Necessidades de saúde, promoção, prevenção e recuperação da saúde do idoso cuidador e família. Assistência de enfermagem gerontológica e geriátrica. Processo de Enfermagem aplicado à saúde do idoso. Práticas assistenciais e educativas de enfermagem em processos de saúde-doença do idoso em comunidade, instituições de longa permanência e nos serviços de saúde. Promoção do envelhecimento ativo e saudável.

A disciplina aborda os aspectos conceituais, históricos, sociais e culturais da saúde mental. Desenvolvendo ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de sujeitos em sofrimento mental a partir da elaboração de competências que atendam o processo de enfermagem em saúde mental no contexto psicossocial. Reforma Psiquiátrica Brasileira e o processo de desinstitucionalização. Políticas públicas em saúde mental nos diferentes níveis de atenção. Cuidado do indivíduo nas Redes de Atenção em Saúde Mental, baseado no cuidado integral inclusive família, trabalhadores da área e comunidade.

Desenvolvimento da filosofia como abordagem racional especulativa da realidade, de modo especial a antropologia filosófica, da sociologia e aspectos da antropologia como Ciências a partir da formação da Sociedade Moderna, Ocidental e Capitalista, seus teóricos mais significativos procurando observar como a relação social interfere no processo da organização humana.

Introdução a bioestatística e sua importância no processo de trabalho do Enfermeiro. Conceito e definições de dados, população, censo, amostras, variáveis e seus tipos. Tipos de amostragem. Medidas de centralidade (média, desvio-padrão, moda e mediana). Medidas de partição (tercil, quartil, percentil) Box-Plot. Medidas de dispersão (variância, desvio padrão, erro padrão, coeficiente de variação). Análise estatística aplicada aos estudos epidemiológicos (Sensibilidade, Especificidade, Valor Preditivo, Acurácia, Risco absoluto, risco relativo, ODDS RATIO, razão de prevalência). Interpretação dos principais testes descritivos paramétricos e não paramétricos utilizados na saúde através dos pacotes estatísticos livres.

Desenvolvimento de habilidades fundamentais de citologia, voltadas à compreensão da célula eucarionte, sua estrutura e funções; histologia dos tecidos fundamentais: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Histologia dos sistemas: tegumentar, nervoso, cardiovascular, linfático, imunitário, respiratório, digestivo, urinário, endócrino, reprodutor e sensitivo.

Teoria, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem, relação teoria e prática; estratégias de ensino aprendizagem: mapas conceituais, aprendizagem baseada em problemas, conhecimentos prévios de portfólio. Interações entre processo de aprendizagem, e prática docente inovadora, integração ensino e serviço sob a ótica de humanização do SUS. Competência para criar modelos educativos que de fato contribuam para promover um saber fazer autônomo e consciente, fazendo uso de um referencial teórico metodológico que melhor adeque aos espaços de interação social, revelando dinamismo, responsabilidade social e liberdade criativa, fortalecendo a construção da identidade profissional do enfermeiro (a).

Gametogênese. Fertilização e clivagem do zigoto. Formação da mórula, gástrula e nêurula. Nidação e implantação do concepto. Formação dos folhetos embrionários. Características gerais dos períodos embrionários e fetais. Desenvolvimento dos sistemas. Anexos embrionários. Gestação gemelar. Teratologias. Defeitos congênitos humanos. Descobertas contemporâneas e implicações éticas.

Estudo dos principais agentes infecciosos e parasitários de interesse humano (aspectos da morfologia, ciclo evolutivo, patogenia, patogenicidade, clínica, diagnóstico, terapêutica, epidemiologia, controle e profilaxia dos agentes infecciosos e parasitários de importância na saúde). Bases teóricas, conceituais e ético-legais na atenção às doenças transmissíveis, no que diz respeito à promoção, prevenção, assistência e reabilitação aos indivíduos e suas famílias; experiências de aprendizagem nos serviços de saúde de atenção especializada. Sistematização da Assistência de Enfermagem a pacientes com doenças infecciosas. Doenças emergentes e seu impacto na saúde pública.

Constituição do campo da Saúde Coletiva: Fundamentos filosóficos, sociais, políticos e biológicos do processo saúde-doença. Processo de trabalho em saúde coletiva. Comunicação como ferramenta para o acolhimento na atenção primária. Sistema de saúde brasileiro: níveis de atenção à saúde. A atenção primária a saúde. A estratégia Saúde da Família. Práticas de cuidar em enfermagem no processo saúde-doença dos grupos humanos. Cuidado de enfermagem aos diversos segmentos da população – crianças, adolescentes, adultos, famílias, grupos especiais (idosos, portadores de dificuldades em nível cognitivo, sensorial, motor e outros). Tecnologias para cuidado em saúde coletiva. A pesquisa em Saúde Coletiva.

Aspectos jurídico e político de proteção aos povos indígenas no Brasil. Panorama das sociedades indígenas no Brasil. Políticas públicas de saúde indígena: Histórico e situação atual. Modelo de atenção e organização do subsistema de saúde indígena. Epidemiologia em saúde indígena. Concepções indígenas sobre saúde-doença e cuidados. Os povos indígenas no Brasil e os aspectos jurídicos políticos (territorialização e tutela indígena); aspectos demográficos e dinâmica populacional; o cenário de implantação das políticas públicas de saúde voltadas para os povos indígenas; modelo de atenção indígena: trajetória e situação atual; aspectos nutricionais e alimentares; limites e possibilidades de se obter informações relativas aos indígenas em sistemas nacionais de informação em saúde; o contexto sociocultural do contato entre indígenas e não indígenas; aspectos éticos que permeiam a investigação científica entre indígenas e medicina tradicional indígena.

Contextualização histórica da epidemiologia. Fundamentos básicos da epidemiologia descritiva, discutindo de início, o conceito saúde-doença. Estudos epidemiológicos: Estudos Descritivos, Caso-Controle, Coortes e Experimentais. Aplicações e principais fundamentos da epidemiologia, com ênfase no método epidemiológico: medidas de frequência e indicadores de saúde; fontes de dados, sistemas de informação. Análise de dados epidemiológicos. Abordagens teóricas e metodológicas para a análise de situações de saúde nas suas dimensões temporais e espaciais. Vigilância em Saúde: informação para ação; vigilância sanitária, vigilância ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância epidemiológica. Investigação Epidemiológica de casos individuais e surtos, e emergências em saúde pública.

Atuação no gerenciamento da atenção primária em saúde. Planejamento em saúde (Diagnóstico situacional, planejamento e avaliação). Gerenciamento de recursos humanos, materiais e financeiros dos serviços de enfermagem e de saúde. Avaliação e necessidades de saúde. Aplicação da sistematização da assistência de enfermagem. Educação em saúde e em serviço. Produção de conhecimentos científicos, voltado para os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS na área de Saúde Pública, com foco na atenção primária e comunidade, visando atender o indivíduo em todas as fases do ciclo de vida e suas famílias de forma holística e humanizada. Educação e saúde.

Atuação no gerenciamento da atenção terciária em saúde. Planejamento em saúde. Gerenciamento de recursos humanos, materiais e financeiros dos serviços hospitalares. Avaliação das necessidades de saúde. Aplicação da sistematização da assistência de enfermagem. Educação em saúde e em serviço. Liderança, iniciativa, planejamento, tomada de decisão, auto percepção e aspectos éticos durante as ações desenvolvidas no estágio supervisionado. Produção de conhecimentos científicos, voltado para a área hospitalar, visando atender o indivíduo em todas as fases do ciclo de vida e suas famílias de forma holística e humanizada.

Fundamentos da Ética e Bioética. Dimensão ética, legal, humana e sociocultural do profissional de Enfermagem. Instrumentos e princípios éticos legais da prática profissional da Enfermagem. Temas da Bioética relativos à profissão.

Aborda o contexto da enfermagem em sua própria história. Desenvolvimento filosófico, científico e tecnológico da Enfermagem. Compreensão histórica do cuidar em Enfermagem e instrumentos básicos de enfermagem. O contexto histórico da constituição das primeiras escolas de enfermagem. Integração do acadêmico à universidade. Enfermagem como prática social e os diversos papéis do enfermeiro (ensino, pesquisa, assistência, gerenciamento). A formação interdisciplinar do enfermeiro; A formação do enfermeiro construindo a integralidade do cuidado; Tendências e problemática atual.

Introdução à farmacologia. Noções de farmacocinética e farmacodinâmica. Fármacoterapia dos anti-inflamatórios, anti-histamínicos, antimicrobianos, antifúngicos e antivirais. Estudos dos fármacos que atuam no sistemas: nervoso central e periférico, cardiovascular, respiratório, endócrino, hematopoiético, imunológico, gastrintestinal e renal. Quimioterápicos. Princípios de toxicologia. Interação medicamentosa.

Introdução ao estudo da Fisiologia. Membranas biológicas e transporte através das membranas. Composição e dinâmica dos líquidos corporais. Noções de pH e equilíbrio ácido básico e tampões fisiológicos. Bioeletrogênese e transmissão do impulso nervoso. Estudo dos sistemas: locomotor, nervoso, endócrino, cardiovascular, linfático, respiratório, gastrintestinal e geniturinário.

Histórico e desenvolvimento do estudo da genética; análise do material genético (transmissão, expressão e alterações); noções sobre doenças genéticas; caracterização dos cromossomos; noções básicas da estrutura genética de populações e suas aplicações ao aconselhamento genético. Terapias gênicas e bioética.

Aborda as Teorias de administração científica aplicadas à enfermagem. Filosofia e estrutura organizacional. Poder e cultura nas organizações. Divisão de trabalho em enfermagem. Meios e instrumentos do processo de trabalho. Tipos de gestão. Sistema de informação. Tipos de Planejamento. Processo decisório. Trabalho em equipe, conflitos, negociação. Políticas para gestão de recursos físicos, financeiros, materiais e humanos. Gerenciamento de recursos humanos, dimensionamento, recrutamento e seleção, educação continuada e permanente, avaliação de desempenho, liderança, supervisão, comunicação, relações de trabalho e processo grupal. Avaliação da qualidade nos processos de trabalho: custos, auditoria, acreditação. Logística em Serviços de Saúde.

Analisa os meios e processo que habilitam o gerenciamento administrativo e da assistência em saúde e em enfermagem nos diferentes contextos públicos em unidades de saúde no nível primário de atenção.

Analisa os meios e processo que habilitam o gerenciamento administrativo e da assistência em saúde e em enfermagem no contexto hospitalar (público e/ou privados) e outras modalidades assistenciais.

Relação antígeno-anticorpo. Células e tecidos do Sistema imune. Amadurecimento, Ativação e Regulação dos Linfócitos. Respostas Imunes. Imunoprofilaxia. Hipersensibilidade e autoimunidade. Imunologia no Transplante e Tumores. Resposta ativa inata; Marcadores inflamatórios Resposta adaptativa ou adquirida; Mecanismos celulares; Vacinas, Imunoglobulinas e soros; Mecanismos imunológicos de doenças auto-imunes e hipersensibilidades. Imunodeficiências, testes laboratoriais para diagnósticos com base na imunologia.

O método científico. Abordagem quantitativa e qualitativa da pesquisa em saúde. Busca em base de dados bibliográficos. Estrutura básica de Projeto de pesquisa. Técnicas de coleta de dados. Redação de texto científico. Normas Técnicas (ABNT) aplicáveis à produção científica. Apresentação do trabalho de pesquisa.

Características gerais das bactérias, vírus e fungos: morfologia, estruturas, nutrição e genética. Controle das populações bacterianas. Características morfológicas, bioquímicas e antigênicas dos agentes etiológicos das principais doenças infecciosas. Quimioterápicos, infecção e resistência. Técnicas laboratoriais para diagnóstico das doenças infecciosas em Saúde Pública.

A relação entre parasita‐hospedeiro e a influência ambiental. Generalidades sobre o parasitismo . Parasitismo e doença parasitária. Principais protozoários e helmintos de interesse médico: classificação zoológica, biologia, patogenia, quadro clínico, diagnóstico, distribuição geográfica, epidemiologia e profilaxia. Estudo dos principais artrópodes transmissores e veiculadores de doenças no homem. Técnicas laboratoriais para diagnóstico das doenças infecciosas em Saúde Pública.

A disciplina aborda a constituição da Saúde Coletiva como ciência, atuação prática e movimento social, o conceito de Política, políticas públicas e sociais em saúde, o processo histórico das políticas de saúde no Brasil, o processo saúde-doença na população e seus principais determinantes, a legislação estruturante do Sistema Único de Saúde e os modelos de atenção à saúde. Os principais Programas de Saúde no Estado de Mato Grosso. Principais estratégias políticas de saúde em nível local. Dilemas e desafios para a construção de um modelo de atenção à saúde universal, equânime, integral.

A disciplina aborda o processo de cuidar através da Sistematização da Assistência de Enfermagem (Etapas do processo de Enfermagem) como método de trabalho considerando os aspectos biopsicossocial e espiritual do ser humano com ênfase nas necessidades humanas básicas de Oxigenação, Circulação, Termorregulação, Higiene, Conforto e Integridade da pele juntamente com o papel do enfermeiro no controle de infecção (biossegurança), na prevenção de acidentes de trabalho e na segurança do paciente a fim do desenvolvimento de competências e habilidades técnico-científicas necessárias à aprendizagem de procedimentos básicos à assistência.

A disciplina aborda o processo de cuidar através da Sistematização da Assistência de Enfermagem como método de trabalho considerando os aspectos biopsicossocial e espiritual do ser humano com ênfase nas necessidades humanas básicas de Nutrição, Eliminação Vesical e Intestinal e Regulação juntamente com a abordagem do Preparo e Administração de Medicamentos a fim do desenvolvimento de competências e habilidades técnico-científicas necessárias à aprendizagem de procedimentos básicos à assistência.

A disciplina se propõe a partir da visão de integralidade e interdisciplinaridade, abordar composição química da matéria viva, incluindo as propriedades da molécula de água e os processos químicos que ocorrem na intimidade dos órgãos. Aminoácidos e proteínas: estrutura, propriedades e funções. Enzimas: mecanismo de ação, classificação, centro ativo. Coenzimas: estrutura e função. Química dos carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos: conceito, classificação e importância biológica. Metabolismo e biossíntese de carboidratos: digestão e absorção, ciclo de Krebs. Metabolismo dos lipídios, proteínas e ácidos nucléicos. Bioenergética. Sistemas tampão transporte de gases e equilíbrio ácidobase do sangue. Interação metabólica e hormonal.

Estudo das alterações patológicas das células, tecidos, interstícios, ocasionadas por ação de agentes exógenos ou endógenos que determinam as características clínicas macroscópicas e microscópicas das doenças, possibilitando a compreensão do funcionamento do organismo. Conceito de doença, etiologia, patogenia. Alterações metabólicas e processos regressivos. Alterações circulatórias. Inflamações agudas e crônicas: inflamações específicas. Cicatrização. Alterações de crescimento celular: conceito de neoplasia; considerando os aspectos de manutenção e recuperação da saúde. Imunopatologias. Relação entre as causas, desenvolvimento e consequências dos processos patológicos e sua relação com a enfermagem.

Estudo de processos enunciativo-discursivos de textos, principalmente, acadêmicos e técnicos da área da saúde. Produção de leitura e de escrita/reescrita de textos em diferentes gêneros discursivos e/ou suportes atentando-se às condições de produção. Organização de ideias, argumentos e conceitos.

Introdução ao estudo da Psicologia. Principais correntes psicológicas. Aspectos psicológicos no ciclo vital. Estudo do ser humano como um ser biopsicossocial. Relações Interpessoais no contexto da enfermagem. Estilos de enfrentamento e manejo de estresse. Medos e vulnerabilidade da pessoa doente e hospitalizada. Urgência da humanização no trabalho do enfermeiro e na área de saúde. A escuta como elemento de tratamento e de promoção de saúde. Reflexões iniciais sobre a morte e o processo de morrer e tratamentos paliativos. Noções de psicossomática no indivíduo e família.

Aspectos teóricos e metodológicos do Processo de Enfermagem. Teorias de Enfermagem. Sistematização da Assistência de Enfermagem- SAE, etapas e implementação. Registro e documentação. Assistência sistematizada subsidiada pelas principais taxonomias: Associação Norte Americana de Diagnósticos de Enfermagem (NANDA); Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC); Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC); Classificação Internacional para prática de Enfermagem (CIPE); Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC).

Elaboração de projeto de pesquisa em saúde e enfermagem através da utilização de estudos bibliográficos para delineamento de tema, objeto de pesquisa, hipóteses/pressupostos, introdução, objetivos, metodologia, resultados esperados, cronograma, orçamento, referências e anexos e apêndices. Submissão e aprovação do Projeto de Pesquisa por Banca de Qualificação.

Apresentar estratégias de análise e discussão dos dados, as Considerações finais, Resumo, Estrutura e Redação final do trabalho monográfico, noções introdutórias de divulgação científica do TCC. Ferramentas metodológicas de comunicação. Ferramentas tecnológicas e aplicativos para organização dos dados e defesa pública do TCC.