O Mestrado Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola completa 10 anos e, para a aula inaugural do semestre letivo, traz a palestrante Dra Marcia Bento Moreira, Presidente do Fórum de Pós-Graduações Interdisciplinares do Brasil e Coordenadora do Programa de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Vale do São Francisco, para falar sobre formação Interdisciplinar na Pós-graduação.

Dra. Márcia falou sobre A pesquisa acadêmica interdisciplinar com pessoas em situação de pandemia: desafios e possibilidades. Segundo a pesquisadora “A pandemia do coronavírus trouxe uma realidade bastante diferente a todos e principalmente ao meio acadêmico. Instituições de ensino, professores, gestores, técnicos e alunos precisaram se reinventar. Por outro lado, proporcionou a aproximação da comunidade científica com a imprensa e a sociedade”.

No período da manhã, a coordenadora Alessandra Regina Butnariu e a secretaria Liane Bart, fizeram uma apresentação geral sobre o PPGASP. Na sequência, o vice-coordenador Dionei José da Silva, o bolsista de pós-doutorado, e os professores do programa, fizeram uma breve apresentação sobre as suas linhas de pesquisa, áreas de atuação e formação.

A coordenadora considera extremamente importante a recepção dos novos alunos. “Em tempos de pandemia, não foi possível recepcionar os alunos de forma presencial, então, decidimos fazer essa aula virtual e aproveitamos a oportunidade de para convidar a Dra. Márcia para ministrar essa excelente palestra sobre formação interdisciplinar.” Afirma Alessandra.

De acordo com o vice-coordeandor, Dioniei José da Silva, “ O PPGASP é mais um compromisso da UNEMAT, enquanto instituição pública, de atender os anseios da sociedade, preparando e formando pessoas que podem contribuir tanto com o desenvolvimento agrícola, quanto com a conservação ambiental. Dessa forma, o programa ajuda a promover a interseção de duas áreas que eventualmente encontram-se em conflito, mas que podem caminhar juntas em prol de um desenvolvimento com capacidade sustentável.”

O programa

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola – PGASP em nível de Mestrado Acadêmico, vinculado a sub-área de Meio Ambiente e Agrárias, teve suas atividades iniciadas em 2011, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no campus de Tangará da Serra. A questão que instigou a criação do programa foi a necessidade de associar o desenvolvimento agrícola à conservação do meio ambiente, considerando os impactos da agricultura e pecuária nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, circunscritos nas bacias hidrográficas do Paraguai, Araguaia Tocantins e Amazônia, respectivamente. O programa conta atualmente com 16 professores no corpo docente.

Ao longo dessa trajetória, o programa interdisciplinar teve alunos das mais variadas áreas de formação acadêmica e formou mais de 130 mestres que hoje atuam no setor público e privado em Mato Grosso e outras regiões do Brasil. Muitos egressos do programa também deram continuidade às suas pesquisas em outros programas de pós-graduação.

Alunos formados no PPGASP contribuem para a sociedade atuando em Instituições Públicas de Ensino, como por exemplo, o Instituto Federal de Educação, Colégios Estaduais e Municipais e em Instituições Particulares.  Além disso, temos egressos trabalhando na prefeitura de Tangará da Serra, Orgãos do Governo do Estado e, principalmente, em vários setores do agronegócio.

O professor Rivanildo Dallacort, um dos membros da equipe que idealizou o Mestrado afirma que “O programa contribui significativamente para o desenvolvimento de nossa sociedade, pela formação de pessoas e pelas pesquisas desenvolvidas na região. Pesquisas estas transformam os dados e informações em conhecimentos técnicos e científicos que podem auxiliar nas tomadas de decisões e em políticas públicas, promovendo e acelerando o desenvolvimento regional, estadual e nacional.”

 

Para mais informações:

http://portal.unemat.br/?pg=site&i=ppgasp&m=

E-mail: ppgasp@unemat.br

Fone: +55 (65) 3311-4912

 

Texto: Danielle Storck Tonon