Os projetos desenvolvidos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Centro de Inovação Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc), Câmpus de Cáceres, vem despertando o interesse de prefeitos municipais. Nesta semana a equipe foi convidada a apresentar os resultados dos projetos que foram desenvolvidos na Prefeitura de Cáceres para os prefeitos de Várzea Grande Kalil Baracat e o prefeito de Tangará da Serra Vander Masson.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, se deslocou até Cáceres e foi recebido pela no espaço do Risc, no Câmpus da Unemat Cavalhada. Durante toda a terça-feira (08) ele pode conhecer mais detalhadamente todos os projetos e ações que já vem sendo desenvolvidos pela Unemat no Centro de Inovação Redes Inteligentes e Soluções Criativas.

Entre os projetos apresentados estão: Plano diretor municipal, Plano de mobilidade urbana, Cadastro territorial multifinalitário, Regularização fundiária urbana, Regularização fundiária rural, Gestão de programas e projetos estratégicos, Análise e gestão tributária municipal, Indicadores econômicos municipal, Soluções tecnológicas e computacionais, Projetos de usina fotovoltaica municipal.

O prefeito de Tangará da Serra Vander Masson destacou que o trabalho desenvolvido pela equipe da Unemat é fantástico. “Essa é a melhor definição que encontrei para o que me foi apresentado. Estamos bastante entusiasmados com a possibilidade de trabalharmos juntos com a Unemat, que é uma instituição pública e assim garantir maior eficiência na gestão pública e retorno para a nossa sociedade”, afirmou. A estrutura física do Risc também chamou a atenção do prefeito, já que o prédio foi construído a partir do reaproveitamento de conteiners, se tornando uma construção ecologicamente correta. Desde que o espaço foi inaugurado no final do ano passado, Vander Masson é o primeiro prefeito municipal a conhecer o prédio.

Os professores Weily Toro Machado e Robson de Melo afirmam que é muito gratificante ver que gestores municipais estão interessados em conhecer o que a universidade está produzindo. “Por meio dos trabalhos que desenvolvemos alinhamos o conhecimento científico e a prática, possibilitando que nossos acadêmicos, e servidores sejam profissionais ou técnicos-administrativos coloquem em prática a teoria. Além de podemos devolver para a sociedade o investimento que é feito na universidade pública, uma vez que nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil”, afirmam.