A professora Eveline dos Santos Teixeira Baptistella, do curso de Jornalismo no Câmpus de Tangará da Serra da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), foi uma das entrevistadas para o documentário ‘Onça, o Grande Felino das Américas’ da TV Cultura. A produção aborda os hábitos desse animal, as ameaças que enfrenta, como o avanço das cidades sobre as florestas, bem como as ações desenvolvidas para o monitoramento, observação e proteção dessa espécie.

A pesquisa realizada durante o doutorado de Eveline se concentrou na questão das relações entre animais humanos e não humanos no turismo do Pantanal mato-grossense. “Tanto no estudo de mídia quanto no trabalho de campo, a onça-pintada se destacou como a espécie mais admirada pelos turistas. Nesse sentido, aprofundei a pesquisa sobre a questão cultural que envolve o grande felino e a importância do turismo ético nos esforços para sua preservação.”, ressalta a professora.

Todo animal, de acordo com Eveline, deveria ter direito à vida pelo seu valor intrínseco e apesar de estarmos distantes dessa realidade, a mídia tem um papel importante no estímulo à proteção dos animais. “Programas de TV, documentários e reportagens de telejornal trazem os animais ‘para perto’ da população e podem incentivar a adoção de condutas e posturas de respeito aos animais não humanos. Mais do que isso, a mídia também pode atuar na pressão para que o poder público adote (e/ou cumpra) políticas de proteção e preservação.”, afirma Eveline.

O documentário completo está disponível no Canal do YouTube.

 

Redação: Jeferson Boldrini