Depois de sete dias de intensos debates, a comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso concluiu nesta sexta-feira (17) o 3º Congresso Universitário. O evento começou no sábado (11) em Cuiabá e contou com a participação de 158 delegados que representam os 13 câmpus da Unemat, com representação paritária dos três segmentos (acadêmicos, docentes e servidores técnico-administrativo).

O lema do Congresso Universitário “Participar, propor, Consolidar” sustentou a (re) construção das macropolíticas da Unemat. A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, que participou das discussões de todas as 188 propostas emanadas da comunidade acadêmica, avalia que o grande legado deste terceiro congresso é o estabelecimento de políticas que garantem a reestruturação administrativa e a modernização da Universidade. “Cada um dos três congressos da Unemat, deixou um legado para a nossa instituição que vem alcançando a maturidade às vésperas de completar os 40 anos de existência”, diz.

Ela salientou a qualidade dos debates e compromisso dos delegados dos três segmentos nas discussões e avanços que se deseja para a Unemat. “Entre o legado que esse congresso deixa está a indicação de reestruturação dos currículos de formação, a composição paritária dos três segmentos em todos os conselhos da universidade, a estruturação de uma procuradoria jurídica, a reestruturação da Reitoria em Cáceres e a criação de um escritório de representação em Cuiabá a fim de dar maior celeridade para atos administrativos, implantar um escritório de internacionalização, avançar na política de assistência estudantil, encontrar mecanismos para garantir o financiamento das ações da Universidade, dentre outros”, explica.

O presidente da Comissão Organizadora Central do Congresso Universitário, professor Tales Nereu Bogoni, destacou o quanto todo o processo de realização do Congresso garantiu a participação efetiva de toda a comunidade acadêmica. “Estamos discutindo esse congresso há dois anos, desde o estabelecimento de uma comissão nos conselhos superiores, aprovação de um regimento e a forma de participação de cada segmento, desde as realizações dos seminários locais, regionais até chegarmos a esta plenária final”, disse.

O professor Tales também ressaltou a qualidade das discussões. “Esses dias foram intensos, de muito trabalho, e a despeito de final de semana, feriado, o compromisso de cada um dos delegados foi primordial para que todas as propostas fossem amplamente discutidas e desta forma pudéssemos ter a indicação de que rumos queremos para a nossa universidade, sempre garantindo o respeito à participação democrática”, afirmou.

Após as deliberações, a comissão de sistematização do Congresso Universitário irá trabalhar para publicar o documento final que será submetido ao Conselho Universitário, (Consuni) para homologação e implementação das macropolíticas institucionais.

 

Fonte: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/11331