Questões como violência e indisciplina são preocupações constantes na rotina escolar. Esses e outros temas serão debatidos no 4° Encontro Regional de Leitura e Formação de Leitores, que irá acontecer nos dias 11 e 12 de abril, das 13h30 às 23h, no Centro Cultural de Tangará da Serra. O evento será aberto a toda população tangaraense e as inscrições poderão ser feitas pelo site www.eva.faespe.org.br até o dia 09 de abril.

O encontro também terá outras atividades, como conversas sobre a formação literária de jovens e adolescentes, o Dia do Livro no Brasil e a apresentação cultural “Dom Quixote – Entre a utopia e a realidade”. Além disso, os professores da Educação Básica poderão inscrever propostas para solucionar problemas que são gerados devido a indisciplina dos alunos. Os cinco melhores projetos serão selecionados para participar das mesas de debates.

Segundo o professor e coordenador do evento Isaías Munis Batista, a cada encontro a organização conta com a presença de mais pessoas interessadas nas discussões, pois a leitura é um assunto que não se limita a universidade, mas abrange todos os campos da vida de seres humanos que convivem em grupo. “É muito comum as pessoas dizerem que não gostam de ler, mas hoje nós temos diferentes formas de leitura. Às vezes, há uma reclamação que os jovens de hoje leem menos, mas nós temos sempre que perguntar: menos o que? Na verdade, a leitura tem sido múltipla. É uma discussão sempre necessária para abrir os horizontes”, esclarece Isaías.

Neste ano, o evento terá a participação da Profa. Dr. Eliane Galvão, da UNESP (Universidade Estadual Paulista), com a conferência de abertura: “A leitura literária e a formação ética e cidadã de crianças e adolescentes – a seleção das obras sem desconsiderar critérios estéticos”.  “As pessoas estarão em contato com pesquisadores de fora para fazer um debate muito franco e agora ligando a questão da leitura, da formação do leitor e a indisciplina no espaço escolar”, conclui o professor.

Programação

Dia 11

13h30 às 17h30 – Mesa de relatos e debates: Projetos para solucionar ou minimizar problemas de indisciplina nas escolas – Professores da Educação Básica de qualquer área do conhecimento. Coord. profa. Me. Iolanda Garcia.

19h – Recepção e assinatura de presenças

19h15 – Abertura oficial / Saudação aos participantes.

19h30 – Apresentação musical – Limites entre a utopia e a realidade: Grupo Corpo & Cordas – coord. Prof. Dr. Everton Barbosa.

20h – Conferência: A leitura literária e a formação ética e cidadã de crianças e adolescentes – a seleção das obras sem desconsiderar critérios estéticos – Profa. Dra. Eliane Galvão – Universidade do Estado de São Paulo – UNESP. Coord. Prof. Dr. Aroldo de Abreu Pinto – UNEMAT

21h às 22h30 – Debate.

23h – Encerramento.

Dia 12

13h30 às 17h30 – Mesa de relatos e debates: Projetos para incentivar a leitura literária nas escolas: professores da educação básica da área de língua portuguesa, pedagogia e artes. Coord.: Profa. Me. Eliane Deniz.

19h –  Assinatura de presenças.

19h15 – Conferência: O dia do livro no Brasil: o que comemoramos? Prof. Dr. Paulo Sesar Pimentel – IFMT. Coord.: Prof. Dr.  Everton Barbosa

20h15 – Debate

21h – Bate papo com os escritores Marli Walker (autora do livro Apesar do Amor – seleção PNLD literário 2018) e Alexandre Rolim (autor de Tikare: Alma-de-Gato – seleção edital da prefeitura de Fortaleza Ceará – 2019). Coord.: Prof. Me. Robson Rocha

22h30 às 23h – Encerramento: apresentação artística.