Com o objetivo de atender as populações indígenas de Mato Grosso e Rondonia nas medidas preventivas da Covid-19, o Câmpus da Unemat de Tangará da Serra fez uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Operação Amazônia Nativa (OPAN) e o Conselho Regional de Química/MT (CRQ/MT).

Ao todo, foram produzidos 2000 litros de álcool em gel. A OPAN realizou a aquisição de embalagens, o álcool 70% foi doado ao CRQ/MT pela Usina Impasa Agroindústria, o IFMT efetuou a logística, enquanto a transformação do álcool líquido em gel foi realizada no laboratório do campus de Tangará da Serra, com o uso de espessante doado pela empresa MC QUÍMICA.

A iniciativa busca colaborar no enfrentamento da Covid-19 nas aldeias, reforçando assim o compromisso social das instituições envolvidas.

Para o diretor do campus de Tangará da Serra, Magno Aves Ribeiro, a parceria é fundamental para minimizar a Pandemia nos diferentes grupos. “A ação de produção de álcool em gel bem como outros produtos que foram desenvolvidos anteriormente, em parceria com tantas instituições, busca dar condições de prevenção ao Coronavírus. Juntos, podemos colaborar com a comunidade de diferentes formas, utilizando nossos laboratórios, professores e técnicos. Dessa forma, fazemos nosso trabalho de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Magno.

Já para a Profissional Técnica Rosângela Madalena esta parceria só vem contribuir de maneira eficiente à função social da UNEMAT na melhoria da qualidade de vida e saúde da população como um todo. “Assim, temos condições de atuar e se fazer presente em diferentes formas, focando neste momento de pandemia a algumas comunidades indígenas de MT e RO”, ressalta Rosângela.

A entrega se iniciou nesta terça (28/07), sendo 100 litros destinados ao povo Paresí, em Tangará da Serra. O restante do material será distribuído entre os povos localizados em Juara/MT (Apiaká-Kayabi, Munduruku); Sapezal/MT (Nambikwara de Tirecatinga); Cacoal/RO (Distrito Sanitário Especial Indígena Vilhena) e Vilhena/RO (Cinta Larga).