A acadêmica do sexto período de Engenharia Civil de Tangará da Serra – MT, Natália Martins Bezerra, teve a oportunidade de visitar a França e representar a UNEMAT em um congresso internacional de educação em engenharia.
O ICAEEdu 2019 (International Conference on Alive Engineering Education) ocorreu em Strasbourg, Alsace, França de 23 a 28 de junho. O trabalho apresentado pela acadêmica de título “Comparative study about tests of pervious concrete as learning tool” foi orientado por Andréia Fernandes e Mauricio Dallastra, ambos docentes do curso de Engenharia Civil. A pesquisa abordou as calçadas de concreto permeável – desenvolvidas no Campus pelos próprios acadêmicos do curso – neste trabalho foi abordado o concreto permeável como ferramenta pedagógica e ainda comparações entre as calçadas, buscando avanços de aprendizagem e o desenvolvimento de novas técnicas. Além disso, foi realizado estudo de amplitude térmica do concreto permeável ao longo do dia comparando com as áreas verdes e áreas de concreto convencional.
“Foi uma honra representar a minha Universidade em outro País, mas foi um desafio escrever e apresentar o trabalho em inglês. Contudo, contei com a orientação dos meus queridos professores Andréia Fernandes e Maurício Dallastra. Eles foram muito pacientes e atenciosos comigo, e além deles, tenho que lembrar do professor Lucas Machado responsável por me auxiliar com muita paciência no ensaio da apresentação”, afirma a acadêmica E, ainda, conta sobre sua experiência na viagem e sobre a apresentação do trabalho com as seguintes palavras: “Durante o Congresso, eu tive cerca de 12 minutos para apresentar o trabalho, mas a experiência do Congresso foi bem além disso. Fizemos visitas incríveis, como a ida ao Parlamento Europeu em Strasbourg e pudemos aprender como ele funciona. Além disso, realizamos uma visita técnica a Universidade de Strasbourg para conhecer as instalações e o funcionamento do local. Foi uma viagem de muita descoberta e aprendizado, foi um imenso prazer trocar experiências, fazer amizade com professores e estudantes do mundo todo e ver o interesse deles em saber como é a nossa realidade, e, sobretudo, foi gratificante representar nossa universidade (UNEMAT) e nosso País. Adoraria que outros acadêmicos tivessem essa oportunidade e experiência enriquecedora. ”