MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS POR FASES (SEMESTRES)

Disciplina Pré-requisito
Português Instrumental
Metodologia e Técnica de Pesquisa
Gestão de Pessoas I
Teoria Geral da Administração I
Matemática
Contabilidade Geral I
Atividades Curriculares Complementares
Disciplina Pré-requisito
Administração Mercadológica I
Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração I
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I
Gestão Pública
Introdução ao Empreendedorismo
Matemática Financeira Matemática
Atividades Curriculares Complementares
Disciplina Pré-requisito
Gestão de Pessoas II Gestão de Pessoas I
Organização, Sistemas e Métodos
Gestão de Custos
Direito do Trabalho
Ética e Responsabilidade Social
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I
Atividades Curriculares Complementares
Disciplina Pré-requisito
Administração de Operações e Serviços
Administração Mercadológica II Administração Mercadológica I
Filosofia
Orçamento Empresarial
Instituição de Direito Público e Privado
Estágio Supervisionado I 50%
Introdução a Economia
Atividades Curriculares Complementares
Disciplina Pré-requisito
Estatística
Sociologia
Administração Financeira Orçamento Empresarial
Planejamento e Gestão da Qualidade Administração de Operações e Serviços
Eletiva Obrigatória I
Eletiva Obrigatória II
Estágio Supervisionado II Estágio Supervisionado I
Atividades Curriculares Complementares
Disciplina Pré-requisito
Psicologia
Contabilidade Gerencial
Informática
Eletiva Obrigatória III
Eletiva Obrigatória IV
Eletiva Obrigatória V
Estágio Supervisionado III Estágio Supervisionado II
Atividades Curriculares Complementares
Disciplina Pré-requisito
Simulação Empresarial I Administração Financeira
Gestão do Agronegócio
Trabalho de Conclusão I
Eletiva Obrigatória VI
Eletiva Obrigatória VIII
Eletiva Obrigatória VIII
Atividades Curriculares Complementares
Disciplina Pré-requisito
GICIO – Gestão da Informação, do Conhecimento e Inteligência Organizacional
Simulação Empresarial II Simulação Empresarial I
Eletiva Obrigatória IX
Eletiva Obrigatória X
Trabalho de Conclusão de Curso II Trabalho de Conclusão de Curso I
Atividades Curriculares Complementares
Disciplina Pré-requisito
Abordagem Contemporânea
Administração Agroindustrial I
Administração Agroindustrial II Administração Agroindustrial I
Análise das demonstrações Contábeis
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
Antropologia
Auditoria Contábil
Comércio Exterior
Consultoria
Contabilidade Comercial
Contabilidade Geral II Contabilidade Geral I
Contabilidade Gerencial para a Tomada de Decisões Cont. Gerencial I
Contabilidade Pública
Contabilidade Rural
Contabilidade Social e Ambiental
Contabilidade Tributária
Cooperativismo e Associativismo
Direito Administrativo
Direito Tributário
Economia Introdução a Economia
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Estatística Aplicada a Administração Estatística
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Gestão Estratégica
Libras
Livre (uma disciplina apenas)
Mercado de capitais
Orçamento de Capital e Decisões de Investimento Administração Financeira
Organização e Métodos Org. , Sist. E Métodos
Pesquisa Operacional
SI – Sistema de Informação
TICs – Tecnologia da Informação e Comunicação
Tópicos Especiais I
Tópicos Especiais II

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Utilize os botões abaixo para fazer o download do Projeto Pedagógico atualizado do Curso de Bacharelado em Administração, das ementas e referências bibliográficas de todas as disciplinas do curso, e/ou da matriz curricular anterior à atual.

DOWNLOAD DO PROJETO PEDAGÓGICO

DOWNLOAD DE EMENTAS E BIBLIOGRAFIAS

MATRIZ
CURRICULAR

PLANOS DE ENSINO

Vai solicitar transferência e precisa dos planos de ensino para solicitar o aproveitamento de estudos? Procure em nosso arquivo os planos de ensino que você precisa, imprima-os e leve à coordenação do curso para que sejam autenticados.

Dentro da pasta de cada semestre, as disciplinas estão agrupadas por fase (semestre do curso em que ela é oferecida). Assim, você pode encontrar o plano de ensino que você cursou.

Por exemplo, se você foi aprovado na disciplina Construções Rurais no semestre 2017/1, bastar acessar a pasta “2017-1” e depois a pasta “8 2017-1” (por que a disciplina Construções Rurais é oferecida no 8º semestre do curso), e fazer o download do plano de ensino da disciplina.

PLANOS DE ENSINO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

Abordagem Organizacional e o conceito de cultura e subcultura. Desenvolvimento organizacional e o foco digital. Globalização e as Novas proposições para a Administração.

Agronegócio: introdução, conceitos básicos, dimensões e tendências. Agroindústria e exploração familiar. Conceitos de Complexos rurais e agroindustriais. A agroindústria e a geração de renda e emprego. Agroindústria: geração e agregação de valores. Sistemas agroindustriais: eficiência, qualidade e competitividade. Coordenação e gerenciamento dos SAGs. Comercialização de produtos agroindustriais. Desenvolvimento sustentável.

Elementos de Gestão na produção rural. Variáveis que afetam o desempenho da empresa rural. Implicações ambientais e administração rural. Administração rural no Brasil e em outros países. As perspectivas da agricultura para a realidade da globalização. Agronegócio Cooperativo. Reforma agrária no país e no mundo. Diversificação das atividades rurais. Políticas de credito. Linhas de credito.

Competitividade e estratégia de produção. Planejamento e controle da capacidade. Localização. Projeto de produtos e serviços e de rede de operações produtivas. Arranjo Físico. Projeto de organização do trabalho. Previsão da demanda.

Logística empresarial. Administração de Materiais e Patrimoniais: Conceitos e Evolução. Os Recursos. Tendências da Administração de Materiais. Gestão de Estoques.

Gestão de compras. Armazenagem. Distribuição e Transporte.

Função de finanças e do administrador financeiro.  Ambiente operacional da empresa. Ferramentas de análise do desempenho econômico, financeiro e operacional. Administração de caixa.  Dimensionamento do capital de giro. Tópicos especiais sobre derivativos e administração de riscos.

Introdução ao Marketing.  O Composto de Marketing. Comportamento do Consumidor. Marketing nas organizações.

Inteligência de Marketing. Planejamento Estratégico de Marketing (PEM). Marketing em serviços.

Introdução à Análise das Demonstrações Contábeis; Análise através de Índices; Quocientes da Atividade; Análise do Capital de Giro (NCG); Análise Vertical e Análise Horizontal; Análise da Demonstração de Fluxo de Caixa; Earnings Before Interest Taxes Depreciation and Amortization (EBITDA); Net Operating Profit After Tax (NOPAT); Capital Circulante Líquido (CCL); Como Elaborar Relatório de Análise.

Apresentação das técnicas para a elaboração e análise de projetos e empreendimento econômicos. Avaliação da viabilidade, da competitividade e da rentabilidade de projetos. Avaliação de projetos. Aspectos técnicos e econômicos do estudo de mercado. As etapas da engenharia. Localização. Avaliação técnicas, financeira, econômica e social de projetos. Métodos de seleção de alternativas de investimento.

A construção do conceito de cultura na antropologia e a crítica às explicações deterministas (de base biológica, ambiental e material). As noções de alteridade e etnocentrismo. A concepção relativista da diversidade cultural e a sua crítica. Relações raciais e interétnica sem contextos contemporâneos. Pluralismo cultural. A cultura nas sociedades pós-industriais e a cultura local. A construção e os principais debates em torno dos conceitos de estrutura, organização social, ação, processo e história na teoria antropológica. Mudança organizacional. Globalização e cultura. Conceitos de cultura nas organizações contemporâneas, destacando a sua importância e influência na formação e condução desestruturas e processos administrativos e organizacionais.

Conceitos Introdutórios: Origem, Evolução, Objetivos, Tipos e Testes em auditoria. Controle Interno: Avaliação. Auditoria Interna: Conceito, Objetivos, Funções, Papéis de trabalho, Planejamento, Processos, Procedimentos, Execução do trabalho e Relatório de Auditoria. Formação técnica do auditor. Outras aplicações de Auditoria: Auditoria de Gestão, Auditoria de Qualidade, Auditoria Operacional, Auditoria de Sistemas e Auditoria Governamental

Economia em mercado fechado; Economia Internacional; Teorias do Comércio Internacional; Fatores do Comércio Exterior; Balança de Pagamentos e Mercados Cambiais, Introdução às Exportações; Rotina de Exportações; Rotina de Importação; Integração Econômica; Blocos Econômicos; Sistemas brasileiros de Comércio Exterior e Legislação Aduaneira Básica.

Conceito de consultoria, importância da consultoria, profissão do consultor, fases da consultoria, ferramentas de consultoria.

Noções de Comércio e Instituições Comerciais; Classificação das Sociedades; Escrituração Contábil; Plano de Contas; Constituição de Empresas; Livros Fiscais e Contábeis; Operações com Mercadorias; Demonstrações Contábeis.

Princípios e convenções Contábeis. Atos e fatos administrativos. Lançamentos Contábeis. Livro diário. Métodos partidas dobradas. Regime de competência. Plano de Contas. Elaboração de folha de pagamento. Operações envolvendo devoluções de compras e vendas. Operações envolvendo juros e descontos. Carga Tributária incidente sobre compras e vendas.

Fundamentos para análise das demonstrações contábeis. Finalidade das demonstrações contábeis. Apuração de resultado do exercício (ARE). Estrutura das demonstrações contábeis obrigatórias. Balanço patrimonial. Demonstrações financeiras.

Teorias organizacionais no controle gerencial. Controle gerencial. Papel da controladoria. Gestão no ambiente organizacional. Diferentes métodos de custeio e seu impacto sobre o controle gerencial. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard.

Sistemas de informações gerenciais. Foco na tomada de decisão: contabilidade gerencial e organização empresarial. Comportamento do custo em relação ao volume. Contabilidade para planejamento e controle.

Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público – NBCASP. Patrimônio Público. Controladoria em Entidades Públicas. Plano de Contas. Sistema de contas da Administração Pública. Demonstrações Contábeis: Elaboração e Análise.

Conceitos básicos sobre atividade agrícola. Fluxo contábil na atividade agrícola. Plano de Contas. Contabilização da atividade agrícola. Demonstrações Contábeis. Imposto de Renda na atividade agrícola.

Contabilidade Ambiental; Recursos humanos; Demonstração do valor adicionado; Gastos em cidadania; Satisfação do cliente; Relatórios sociais em uso; Responsabilidade social e rentabilidade.

Sistema Tributário Nacional. Conceito, principais funções e atividades da Contabilidade Tributária. INSS e FGTS: cálculos e contabilização dos encargos previdenciários e sociais.  ICMS, IPI e ISSQN: conceito, cálculos, escrituração e contabilização; Critérios fiscais para avaliação de estoques.

A origem do pensamento cooperativista; A sociedade e a empresa cooperativa; Legislação cooperativista; Gestão cooperativista.

Introdução, princípios da administração. Entidades e órgãos públicos.  Agentes públicos. Improbidade administrativa. Administração direta e indireta. Poderes administrativos. Controle da administração. Atos administrativos. Servidores público. Contratos administrativos.

A atividade humana e o trabalho. A empresa no direito do trabalho e na Lei brasileira. Contrato individual de trabalho. Elementos e princípios de proteção ao salário. Os direitos sociais na Constituição brasileira. Das rescisões de contrato de trabalho. Estabilidade de emprego. Jornada de trabalho. Saúde e segurança no trabalho. Participação do empregado nos lucros e resultados. Convenção e acordo coletivo de trabalho.

Sistema tributário nacional. Das diversas formas de tributos e sua competência. Das Contribuições Sociais. Da responsabilidade Fiscal Tributária. Processo administrativo fiscal.

Pressupostos básicos da análise microeconômica. Demanda individual e de mercado. Tipos de bens versus demanda. Oferta individual e de mercado. Variáveis que afetam a demanda e oferta de um bem. O mercado e as relações entre oferta, demanda e preço. Interferência do governo no equilíbrio de mercado. Análise de produção no curto e longo prazo. Análise de custos no curto e longo prazo. Diferenças entre a visão contábil e econômica de custos. Medidas de Produtividade. Economias de Escala. Variáveis que afetam o comportamento do consumidor. Utilidade e preferência. Conceito e tipos de elasticidades. Pressupostos e fundamentos das estruturas de mercado: Concorrência perfeita, Monopólio, Oligopólio, Concorrência monopolista. Síntese das Estruturas de mercado de fatores de produção.

Cenários Organizacionais. Análise Ambiental. Planejamento Estratégico. Plano de negócios. Fontes de Financiamento. Garantias. Propriedade intelectual.

Leis, Resoluções e Regulamento de Estágio Supervisionado; Organização e Procedimentos de Estágio no Curso de Administração; Construção de projeto de pesquisa em áreas da ciência da Administração; Seminário.

Leis, Resoluções e Regulamento de Estágio Supervisionado; Organização e Procedimentos de Estágio no Curso de Administração; Construção de projeto de pesquisa em áreas da ciência da Administração; Seminário.

Leis, Resoluções e Regulamento de Estágio Supervisionado; Organização e Procedimentos de Estágio no Curso de Administração; construção de projeto de pesquisa em Administração da Produção; construção do relatório integrado abrangendo todas as áreas do estágio. Seminários.

Introdução a estatística. Métodos para Descrição de Dados: tabelas e gráficos. Métodos para Descrição de Dados: resumos numéricos. Probabilidade. Variáveis Aleatórias Discretas. Correlação Estatística.

Variáveis Aleatórias Contínuas: Modelo Normal (ou gaussiano) e suas propriedades: escores normais padronizados. Amostragem: Principais Métodos. Inferência Estatística: Distribuições Amostrais, Estimativas Pontuais e intervalares e Testes de Hipóteses. Análise de Regressão e Correlação. Análise de Séries Temporais. Números-Índices

Conceitos de ética, moral e valores. Doutrinas Éticas. Ética Contemporânea. As questões éticas nas organizações. Códigos de ética e o código de Ética do Administrador. Responsabilidade Social: conceitos, percepções e práticas das organizações. Marketing Social. Balanço Social. Selos e Certificações.

Fundamentos filosóficos. Conhecimento. Ciência. Política. Moral. Lógica. Objetividade dos alunos. Cenários novos. Tendências filosóficas. Filosofia no Brasil.

A Administração e as organizações: organizações instrumentais e organizações não instrumentais; a Administração como arte, ideologia, ciência e costume moral; Administração no seu contexto: empresa privada, poder público e terceiro setor; o papel, as funções e as habilidades do administrador; o processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle; introdução aos modelos gerenciais básicos.

Gestão ambiental na empresa. Riscos Ambientais. Impacto ambiental. Políticas públicas ambientais. Sustentabilidade e desenvolvimento Sustentável. Indicadores de desempenho e sustentabilidade.

Conceitos básicos da gestão de custos. Pontos sobre o comportamento de custos. Recursos, atividades e comportamento de custos. Métodos para separar custos mistos em componentes fixos e variáveis. Gestão estratégica de custos: ferramentas TQC; JIT e ABC.

Introdução à Moderna Gestão de Pessoas. Gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo. Processo Administrativo de Gestão de Pessoas: Recrutamento e Seleção. Orientação; Modelação do Trabalho; Avaliação de Desempenho; Remuneração; Programas de Incentivos e benefícios e serviços.

Desenvolver Pessoas: Treinamento e Desenvolvimento Organizacional. Saúde, Higiene e Segurança no trabalho, Qualidade de Vida e Relações Sindicais. Banco de Dados e Sistemas de Informações Gerenciais de RH.

Conceitos e Estruturas do Complexo Agroindustrial Brasileiro. Visão sistêmica. Diferença conceitual de Agribussiness, Agronegócio & Agricultura Familiar. Características e Peculiaridades do Setor Agrícola. Agentes à Montante, Agentes na Fazenda e Agentes à Jusante. Verticalização; Integração. Diversificação. Cadeia Produtiva e Cadeia de Valor. Processo Administrativo na Empresa Rural. Empresário Rural: suas habilidades e o processo decisório. Agronegócio Brasileiro e Agricultura Familiar: desafios à sustentabilidade. A Agroindústria e o meio-ambiente. Formas coletivas de organização.

Gestão estratégica organizacional. O ambiente organizacional. Administração estratégica. Análise do ambiente. Formulação e Implementação de estratégias. Vantagem competitiva. Controle estratégico. Ênfase na agricultura

Teorias da administração pública e de governança. Modelos de gestão colaborativa na administração pública. A reforma do Estado e a Administração pública no Brasil. Planejamento como instrumento de ação governamental.

Sociedade da Informação e do Conhecimento; Informação e Gestão da Informação; Conhecimento e Gestão do Conhecimento; Inteligência Organizacional e seus componentes.

Internet. Redes de computadores. Banco de Dados. Data Center. Informação Gerencial. Tipos e usos da Informação. A importância, papel e missão da Informática em Administração.  A Administração dos Recursos de Informática. Departamento de informática. Análise de Software de Gestão (ERP). Estratégias de Implantação Categorias de Software. Sistemas Operacionais. O uso de aplicativos.

Introdução. Origem, Conceito. Evolução Histórica. Noções de Leis. Sujeitos de Direitos. Pessoa Natural. Pessoa Jurídica. Atos Jurídicos. Vícios do Consentimento

Introdução ao estudo da Ciência Econômica. Problemas econômicos. Curva de Possibilidades de Produção. Agentes Econômicos. Microeconomia. Macroeconomia Básica. Política monetária, fiscal e cambial.

Criatividade e inovação no empreendedorismo. Introdução ao empreendedorismo. A revolução do empreendedorismo. Diferenças e similaridades entre o administrador e o empreendedor. Características do comportamento empreendedor. Desenvolvimento econômico e o papel do empreendedor. O empreendedorismo no Brasil e no mundo. Tendências do empreendedorismo.

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como língua materna da pessoa surda, de modalidade viso gestual, de caráter não universal, sujeita a influências da comunidade surda usuária, nacional e regional. Forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura própria, constituindo um sistema linguístico de expressão do pensamento, sentimentos, transmissão de ideias e fatos, constituída por sinais que podem  expressar letras, palavras ou frases,  considerando seus cinco parâmetros: a  localização, a forma da mão, a orientação, os movimentos e a expressão facial.  Reconhecimento e valorização da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como primeira língua da comunidade surda brasileira e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (estrangeira) respeito à singularidade linguística da pessoa deficiência auditiva. A interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa, com base nos conhecimentos da análise construtiva de texto, equivalência semântica, reestruturação da mensagem e adequação apropriada de forma de registro linguístico.

Conjuntos, Funções linear, função quadrática, função exponencial, função logarítmica, Limites e Continuidade de uma função, Derivada de uma função, Integral definida.

Valor do dinheiro no tempo. Capitalização simples e composta. Taxas de equivalência. Sistema de amortização. Valor presente líquido e taxa interna de retorno.

Introdução ao Sistema Financeiro Nacional e ao Mercado de Capitais. Títulos do Mercado de Capitais – tipos, conceitos e diferenciação. Mercados Organizados e derivativos de ações. Métodos de análise de investimentos em ações – análise técnica e fundamentalista.

O papel da ciência. Tipos de conhecimento. Métodos e técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos: tipos características e composição estrutural. Tipos de pesquisa. O Projeto de pesquisa. Normas da ABNT.

Análise Administrativa. Gráficos de processamento, formulários, arranjo físico ou layout, análise da distribuição do trabalho, manuais de organização ou manualização.

Função de O&M; Organização; Processo Decisório; Alcance do Controle; Níveis Administrativos; Departamentalização; Delegação; Descentralização x Centralização; Estruturas Organizacionais; Processos Organizacionais; Mudança e Inovação Organizacional.

Orçamento de Capital. Técnicas de orçamento de capital. Risco e Refinamentos em orçamento de capital. Custo de Capital. Avaliação dos prazos d Recuperação do Capital Investido. Seleção de Projetos de Investimentos. Alavancagem e estrutura de capital. Políticas de dividendos.

Orçamento no processo de gestão financeira. Instrumento para o planejamento, avaliação e controle das atividades empresariais. Planejamento global. Evolução histórica do orçamento. Processos de planejamento a estrutura do Plano Orçamentário. Orçamento Operacional. Orçamento de Investimentos e Financiamentos. Projeção dos demonstrativos contábeis. Controle e avaliação orçamentários.

Origem e conceito, objetivos e aplicações da pesquisa operacional. Programação linear. Modelo de transporte, Programação dinâmica. Simulação e cenário. Método Simplex. Dualidade. Analise de sensibilidade. Interpretação econômica. Aplicações especificas

MRP I e II (ERP). Programação e Controle da Produção (PCP). Administração de projetos: PERT/COM. Sistemas JIT. Teoria das restrições e tecnologias de processo. Planejamento e Controle da Qualidade. Gerenciamento da Qualidade Total. Melhorias da produção e prevenção e recuperação de falhas. Medida de produtividade. Teoria das filas de espera. Qualidade em serviços.

Ciência do comportamento. O indivíduo e a organização. Saúde psíquica e trabalho. Tensão e conflito. Funcionamento e desenvolvimento de grupos. Comportamento do consumidor. Relações interpessoais.

O que são Jogos de empresa. Importância dos sistemas de simuladores no Brasil. Importância dos jogos de empresa. Diferenças entre os sistemas. Origem. Aplicações, tipos e vantagens. Usos dos Jogos de Empresas na Educação. Usos dos Jogos de Empresas no desenvolvimento de habilidades empresariais. Prática nas tomadas de decisões. Análise de resultados

Introdução ao Sistema SIMCO – Simulação Comercial. Características do SIMCO; principais diferenças entre SIND e SIMCO. Prática nas tomadas de decisões. Análise de resultados.

Definição de informação, qualidade da informação, de sistemas, de processo decisório, de gestão da informação, de sistemas de gestão empresarial, de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) e de tipos tradicionais de SI (sistemas transacionais, especialistas, de apoio à decisão). Análise e organização de sistemas administrativos. Desenvolvimento, Implantação e Avaliação de SIG dentro de organizações. Outros tipos de sistemas e uso das novas Tecnologias da Informação: ERP, CRM, Redes, Internet, E-business, Comércio eletrônico, E-Gov, E-learning, Virtualização. Impacto dos SI, repercussões e mudanças organizacionais, Tópicos especiais.

A sociologia como ciência. A organização como um sistema social. Cultura organizacional. Interação e grupos sociais nas organizações. Processos sociais nas organizações. Estratificação e mobilidade social nas organizações e mudanças sociais. Políticas Públicas. Sociologia com ênfase em Administração.

Bases históricas da administração; Escola Clássica da administração. Teoria das Relações Humanas. Teoria Burocrática.

Escola Neoclássica da administração, Administração por objetivo, Teoria Estruturalista. Abordagem Comportamental, Abordagem sistêmica, Abordagem contingencial, Administração Estratégica.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas (videoconferência, fóruns, chats, e-mails) via web. Modelagem de conteúdo. Modelagem conceitual. Modelagem visual.

Resolução do TCC. Pesquisa científica. Projeto de Pesquisa. Etapas de elaboração do projeto da monografia. Banca de qualificação dos Projetos.

Elaboração da Monografia. estrutura. Banca de qualificação da Monografia. Elaboração dos slides para apresentação. Defesa Pública da Monografia