O CURSO DE AGRONOMIA
Por que escolher o curso de Agronomia?
Trabalhar no Agronegócio é trabalhar em um dos setores mais importantes da economia do Brasil e do Estado de Mato Grosso, um dos poucos setores da economia que apresenta crescimento mesmo em momentos de crise. E como a área de atuação do Engenheiro Agrônomo é muito ampla, as oportunidades de trabalho também são grandes e variadas. O curso de Agronomia da Unemat de Tangará da Serra é bem avaliado pelo mercado de trabalho, o que pode ser facilmente verificado pelo alto índice de empregabilidade dos nossos egressos.
O que faz um Engenheiro Agrônomo?
O Engenheiro Agrônomo atua em todas as etapas do agronegócio – do preparo do solo ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o manejo pragas, doenças e plantas daninhas, a colheita, o armazenamento e a comercialização da produção. Cuida da alimentação, do manejo reprodutivo, da saúde preventiva de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.
O que estuda?
Os dois primeiros anos mesclam matérias das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, como Citologia, Genética, Bioquímica, Matemática, Cálculo e Estatística. Nos três anos seguintes, os alunos cursam as disciplinas profissionalizantes, nas áreas de Ciência do Solo, Engenharia Agrícola, Fitotecnia, Zootecnia, Economia e Extensão Rural. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e visitas técnicas. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.
Área de atuação / Mercado de trabalho
O Engenheiro Agrônomo possui um amplo leque de oportunidades de trabalho, podendo atuar como consultor, representante comercial, pesquisador, gerente, professor, extensionista, laboratorista, fiscal, entre muitas outros.
De acordo com o artigo 5º da Resolução nº 1.010, de 2005 – Confea, são atribuições do Engenheiro Agrônomo:
- Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica;
- Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação;
- Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
- Assistência, assessoria, consultoria;
- Direção de obra ou serviço técnico;
- Vistoria, perícia, avaliação, laudo, parecer técnico, auditoria;
- Desempenho de cargo ou função técnica;
- Treinamento, ensino, pesquisa, experimentação, divulgação, extensão;
- Elaboração de orçamento;
- Padronização, mensuração, controle de qualidade;
- Execução de obra ou serviço técnico;
- Fiscalização de obra ou serviço técnico;
- Produção técnica e especializada;
- Condução de serviço técnico;
- Condução de equipe de instalação, operação, reparo ou manutenção;
- Execução de instalação, operação, reparo ou manutenção;
- Operação, manutenção de equipamento ou instalação; e
- Execução de desenho técnico.