Alunos do curso de biologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, e integrantes dos projetos de extensão “Plante uma PET” e “Plante uma longa vida”, realizaram, nesta sexta-feira (22/03), a primeira plantação de árvores criadas em garrafas pet e caixas de leite. A ação aconteceu em um sítio no Assentamento Antônio Conselheiro.

O trabalho é resultado de um teste inicial com mudas de ipê, baru, abacate, ingá e outras espécies, todas produzidas pelos alunos no campus da universidade. De acordo com o professor e coordenador dos projetos, Diones Krinski, a ideia surgiu por que as garrafas pet e as caixas de leite não são reutilizadas de maneira correta e acabam poluindo a natureza. “É muito importante a gente devolver para sociedade uma utilização para esses materiais”, esclarece o professor.

No Brasil, cerca de 4,7 bilhões de garrafas pet são descartadas na natureza por ano. O professor adianta que irá realizar uma ação de conscientização e distribuição de mudas feitas em garrafas pet para a população tangaraense no próximo dia do Meio Ambiente, que será em 5 de junho. “A gente vai fazer a entrega de mudas e auxiliar com alguns cuidados. Iremos distribuir em alguma praça ou escola da cidade”, planeja Diones.

Alunos que participaram da ação contaram da importância da atividade. “A iniciativa é favorável porque aguça a criatividade para os serviços ambientais, como usina de tratamento”, destacou o aluno Romário da Silva. A também aluna Martina Alves completou que “o intuito é o reflorestamento e pretendemos reflorestar áreas degradadas, principalmente em beiras de rios”.

Redação: Nathali Luize Malaco / Unemat Ciência