As inscrições para o exame nacional de acesso ao mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) deverão ser feitas, exclusivamente, pela Internet, na página eletrônica da Copeve/UFMG <www.ufmg.br/copeve>, no período de 15 de setembro a 18 de outubro de 2021 fixado no Cronograma do Edital  até às 17 horas (horário oficial de Brasília) do dia 18 de outubro de 2021, último dia de inscrição. O valor da taxa de inscrição no Exame é de R$ 90,00 (noventa reais). A Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) oferta 20 vagas no câmpus de Tangará da Serra.

Podem concorrer candidatos que atendam aos requisitos: ser portador de diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia; ser professor de Biologia do Ensino Médio em Escola da Rede Pública de Ensino, regularmente admitido como efetivo ou contratado; estar ministrando aulas de Biologia em qualquer ano do Ensino Médio.

Isenção de taxa – Para requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá:

  1. acessar pela Internet a página eletrônica da Copeve/UFMG <www.ufmg.br/copeve>, no período fixado no Cronograma do Edital (Anexo I) até às 17 horas (horário oficial de Brasília) do dia 17 de setembro de 2021, último dia previsto para inscrição no programa de isenção;
  2. ser participante de programas sociais do governo federal e deveráfornecer seu Número de Identificação Social (NIS);
  3. gerar o Comprovante de Inscrição, no qual constaráo número que dará acesso, pela Internet, na página eletrônica da Copeve/UFMG <www.ufmg.br/copeve>, ao resultado final do pedido de isenção.

Exame de acesso – A prova deste exame será realizada de modo remoto (NÃO presencial) num aplicativo da empresa TestWe que deverá ser previamente instalado pelo candidato num computador pessoal. A data da realização da prova, dia 7 de novembro de 2021, conforme especificações previstas no edital.

O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) tem como objetivo a qualificação profissional de professores de Biologia em exercício na educação básica, visando à melhoria do seu desempenho em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

O Profbio é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Ensino de Biologia. A rede está sob a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Edital de Inscrição