Jogos universitários serão realizados nos dias 16, 17 e 18 em período integral no Módulo Esportivo do município
Por Sabrina Ventresqui (Estagiária de Jornalismo)
Após dois anos suspensos, devido a pandemia da covid-19, os Jogos Integrados de Engenharia (InterEng) retornam à Tangará da Serra. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho no Módulo Esportivo “Zelino e Lourdes Lorenzetti”.
A competição é organizada pela Atlética Fera, composta pelos acadêmicos de Engenharia Civil e Agronomia do Campus Tangará da Serra em parceria com as Diretorias Pedagógica e Financeira da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Alta Floresta, Cáceres, Barra do Bugres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Esportes.
Os jogos serão realizados nos períodos da manhã, tarde e noite com o intuito de selecionar os melhores atletas para representar a Unemat no Torneio das Engenharias do Centro Oeste (TECO). Entre as associações atléticas participantes estão a de Agronomia de Cáceres (Atlética Bulls); de Agronomia de Nova Mutum (Atlética Soberana); de Agronomia e Engenharia Civil de Tangará da Serra (Atlética Fera); de Agronomia e Engenharia Florestal de Alta Floresta (Atlética Praga); e de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção Agroindustrial de Barra do Bugres (Atlética Marrenta).
A Diretora Administrativa do Campus Tangará da Serra, Carolina Tito Camarço destacou o impacto positivo e pedagógico que a realização dos jogos tem na formação dos estudantes. “O evento esportivo é importante principalmente por existir essa junção e contato com os outros cursos e campus. Os alunos se envolvem com os jogos e com a organização e esse envolvimento é importante para a formação pessoal e acadêmica deles, pois mostra que não fazem a faculdade sozinhos, então ensina o conceito de coletividade. A universidade é uma vivência e os jogos fazem parte disso”, expõe.
Durante os três dias de disputa, os acadêmicos competirão em 15 modalidades diferentes, que estão dividias em: Basquetebol masculino e feminino, Futebol Society masculino, Futsal masculino e feminino, Handebol masculino e feminino, Natação masculino e feminino, Tênis masculino e feminino, Tênis de Mesa masculino e feminino, Voleibol masculino e feminino, Vôlei de praia masculino e feminino, peteca masculino e feminino, Sinuca (dupla) masculino e feminino, Xadrez, Judô masculino, Futevôlei masculino e Jiu-jitsu masculino.
Criado em 2016 por acadêmicos de Engenharia Civil de Tangará da Serra, o Intereng já foi sediado em diversos campus da Unemat, como Cáceres e Nova Xavantina, mas agora está de volta ao seu local de origem. O encontro espera receber 400 pessoas, entre membros das atléticas da Unemat e das associações Chimera, Husky, Predadores e Sungaris da Universidade de Cuiabá(Unic)/Anhanguera, Unidade Tangará da Serra.
A presidenta da Atlética Fera, Nicolly Colombo, declarou a torcida para a sua entidade e criou expectativas para a competição. “Eu espero que tenha bastante integração entre nós e os outros alunos que estão aqui e principalmente muitas vitórias para a Fera e para a Unemat de Tangará”, conta.
A acadêmica do 10º semestre de Agronomia, Vanessa Larissa de 22 anos, faz sua estreia na competição. Ela se preparou bastante com suas colegas de equipe e jogará em duas modalidades: futsal e sinuca.
A jovem demonstra empolgação para o Intereng, além disso, espera que a competição promova uma disputa amistosa entre os estudantes. “A intenção é ganhar, mas espero que seja uma festa legal, com uma boa convivência com todos que estão vindo de outras atléticas, espero que a gente faça um evento interessante”, finaliza.
O torneio premiará os três primeiros colocados com troféus, além de eleger a melhor equipe, através da somatória de pontos, acumulados durante os jogos. A competição é aberta ao público e o valor da entrada é a doação de um quilo de alimento não perecível.