MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINAS POR FASES (SEMESTRES)

Disciplina Pré-requisito
Biologia Celular
Matemática Básica
Química Aplicada às Ciências Biológicas
Produção de Texto e Leitura
Profissão do Biólogo
Disciplina Pré-requisito
Bioquímica Básica
Física Aplicada às Ciências Biológicas
Bioestatística
Filosofia da Ciência
Histologia Animal Biologia Celular
Ecologia de Ecossistemas
Morfologia e Sistemática de Algas e Liquens Biologia Celular
Disciplina Pré-requisito
Biofísica
Embriologia Animal Biologia Celular
Microbiologia Geral Biologia Celular
Genética Básica Biologia Celular
Morfologia e Sistemática de Bryophyta, Lycophyta e Monilophyta
Morfologia e Sistemática de Protozoa e Metazoários basais Biologia Celular
Disciplina Pré-requisito
Bioquímica Metabólica Bioquímica Básica
Microbiologia Aplicada Microbiologia Geral
Psicologia da Educação
Morfologia e sistemática de Lophotrochozoa
Organização da Educação Básica e Superior
Morfologia de Plantas Vasculares com Flor
Disciplina Pré-requisito
Estágio Supervisionado de Bacharelado I Ter cursado 50% do curso
Geologia
Histologia e Anatomia Vegetal Biologia Celular
Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia
Morfologia e Sistemática de Ecdysozoa
Estágio Supervisionado Licenciatura I
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Disciplina Pré-requisito
Biologia Molecular Biologia Celular
Ecologia de Comunidades
Estágio Supervisionado de Bacharelado II
Evolução
Origem dos Vertebrados, Morfologia e Sistemática de Anamniotos
Sistemática de plantas Vasculares com Flor
Disciplina Pré-requisito
Ecologia de Populações
Biotecnologia
Estágio Supervisionado de Licenciatura II Estágio Supervisionado de Licenciatura
Fisiologia Vegetal
Morfologia e Sistemática de Vertebrados Amniotos
Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)
Disciplina Pré-requisito
Anatomia Animal
Biogeografia
Estágio Supervisionado de Bacharelado III
Fisiologia Animal
Imunologia Biologia Celular
Planejamento e Gestão Ambiental
Disciplina Pré-requisito
Conservação de Recursos Naturais
Estágio Supervisionado de Licenciatura III Estágio Supervisionado de Licenciatura II
Genética de Populações
Sistema de Informação Geográfica aplicados a Estudos Biológicos Biologia Celular
Sistemática e Biologia de Micro-organismos Biologia Celular
Disciplina Pré-requisito
Parasitologia Biologia Celular
Recuperação de ambiente degradado
Estágio Supervisionado de Licenciatura IV Estágio Supervisionado de Licenciatura III
Paleontologia
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)
Eletiva Obrigatória 9
Eletiva Obrigatória 10

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Utilize os botões abaixo para fazer o download do Projeto Pedagógico atualizado do Curso de Ciências Biológicas, das ementas e referências bibliográficas de todas as disciplinas do curso, e/ou da matriz curricular anterior à atual.

MATRIZ CURRICULAR VIGENTE –  MATRIZ 2018

DOWNLOAD DE EMENTAS DA MATRIZ 2018

DOWNLOAD DE EMENTAS DA MATRIZ 2013

MATRIZ CURRICULAR ANTERIOR – MATRIZ 2013

PLANOS DE ENSINO

Vai solicitar transferência e precisa dos planos de ensino para solicitar o aproveitamento de estudos? Procure em nosso arquivo os planos de ensino que você precisa, imprima-os e leve à coordenação do curso juntamente com seu Histórico Escolar para que sejam autenticados. O seu Histórico Escolar que deve ser solicitado na Supervisão de Apoio Acadêmico (S.A.A.).
Dentro da pasta de cada semestre, as disciplinas estão agrupadas por fase (semestre do curso em que ela é oferecida). Assim, você pode encontrar o plano de ensino que você cursou.
Por exemplo, se você foi aprovado na disciplina Genética Básica no período de 2019/1, bastar acessar a pasta “2019-1” e fazer o download do plano de ensino da disciplina.

PLANOS DE ENSINO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

Métodos empregados na Pesquisa em Análise Ambiental, Ciências naturais e Métodos Interpretativos. Monitoramento e Modelagem do Clima. Problemas Ambientais ligados ao Clima. Clima e Ambiente: meio rural e meio urbano. Tecnologia e monitoramento ambiental.

Introdução a Anatomia Animal Comparada, Sistema Tegumentar, Sistema esquelético e muscular, Sistema Circulatório e Linfático, Sistema Digestório, Sistema Urinário, Sistema Respiratório, Sistema Reprodutor, Sistema Endócrino, Sistema Nervoso e Órgãos sensoriais.

Amostragem. Estatística descritiva. Correlação e regressão. Probabilidades. Teste X2, Teste T.

Introdução ao estudo da Biofísica. Forças nos fluídos: pressão arterial. Elasticidade e as pressões no pulmão. Dinâmica dos fluídos: visão termodinâmica da circulação e dinâmica da filtração renal. Tensão superficial nos alvéolos pulmonares e as moléculas tensoativas. Biofísica de membranas. Bioeletricidade. Sinapses. Biofísica de Sistemas.

Histórico e introdução à biogeografia. Conceituação. Padrões biogeográficos. Fatores bióticos e físicos limitantes à distribuição dos organismos. Gradientes latitudinais e diversidade. Padrões de distribuição. Biogeografia de Ilhas. Teoria dos Refúgios. Tectônica de Placas e a influência sobre o panorama biogeográfico atual. Biogeografia cladística. Padrões de biodiversidade. Zoogeografia mundial e do Brasil. Biogeografia e conservação.

História e conceito sobre a Biologia Celular. Métodos de estudo das células. Organização geral das células procariontes e eucariontes. Composição química das células. Morfofisiologia das membranas celulares, organelas, núcleo e citoesqueleto das células eucariontes. Ciclo Celular (Mitose e Meiose).

Introdução à biologia molecular. Fluxo de informação gênica. Material genético. Replicação do DNA. Transcrição e tradução. Processamentos pós-transcricão e pós-tradução. Controle da expressão gênica em procariotos e eucariotos. Elementos transponíveis. Mutação e mecanismo de reparo biológico. Tecnologia do DNA recombinante. Uso da informação molecular. Bioinformática. Genômica e proteômica.

Introdução ao estudo da Bioquímica. Organização Bioquímica da célula. Aminoácidos e Proteínas. Biossíntese de Proteínas. Enzimas e Coenzimas. Carboidratos. Lipídeos. Ácidos Nucléicos.

Metabolismo de carboidratos (fotossíntese, glicólise, respiração celular, fosforilação oxidativa, ciclo das pentoses, neoglicogênese, fermentação). Metabolismo de lipídeos (síntese de lipídeos e beta-oxidação). Metabolismo dos aminoácidos (fixação de nitrogênio, transaminação, desaminação, ciclo da uréia). Enzimas (funções e inibição enzimática). Controle Hormonal.

Histórico, conceitos e perspectivas da biotecnologia e da multidisciplinaridade. Importância da biodiversidade para a biotecnologia. Principais técnicas biotecnológicas utilizadas nas áreas da saúde, agricultura, ambiental, energética, mineração, industrial e nas diferentes áreas do conhecimento biológico. Introdução e importância dos sistemas produtivos e industriais. Tópicos de engenharia genética. Cultura de tecidos e organismos transgênicos e clonagem. Noções de nanotecnologia. Biossegurança e Bioética.

Origem da Agricultura nos trópicos. A domesticação de plantas e seus processos. Flora brasileira e seus recursos genéticos explorados e os interesses potenciais. Conservação do patrimônio fitogenético e suas estratégias. As plantas e as áreas de atuação. Bioprospecção.

Disponibilidades, distribuição e utilização dos Recursos Naturais: Biológicos, edáficos e hídricos. Objetivos de unidades de conservação. Efeitos da ação antrópica sobre os recursos naturais. Legislação e política conservacionista.

Descrição dendrológica. Dendrologia das principais espécies nativas e de interesse econômico e ecológico do Brasil e do estado de Mato Grosso. Características e reconhecimento em campo de espécies arbóreas. Principais espécies comerciais madeiráveis do Brasil. Dendrocronologia.

A didática e seu papel na formação do educador. A prática educativa e suas várias dimensões no cotidiano escolar. Fundamentos da Educação Formal, Ensino e Aprendizagem. Currículos e tópicos emergentes na educação: relações étnico-raciais, interdisciplinaridade; educação ambiental; pedagogia de projetos. Planejamento, metodologias de ensino. Educação inclusiva.

Segurança no Trabalho de Campo. Metodologias de coleta, preservação e análises de dados ecológicos. Populações e Comunidades biológicas em estudos ecológicos de ambientes aquáticos e terrestres.

Conceito. História dos conceitos de comunidade. Desenvolvimento das comunidades; Perturbação. Formação das comunidades. Estrutura, organização e dinâmica de comunidades. Definições de diversidade. Estimadores de diversidade. Comunidades insulares. Biodiversidade.

Introdução aos Estudos Ecológicos. A vida e o ambiente físico. Ecossistema: Histórico e conceitos. Principais tipos de Ecossistemas, Ecossistemas aquáticos e terrestres: Componentes bióticos e abióticos. Agroecossistemas. Fluxo de energia e cadeias/teias alimentares. Ciclos biogeoquímicos. Aspectos Aplicados- Interferência antrópica: ecossistemas urbanos e agrícolas, poluição, mudanças climáticas globais, manejo de ecossistemas.

Histórico da Ecologia da Paisagem. Conceitos, princípios e percepções. Propriedades e estrutura da paisagem: matriz, fragmentos e corredores. Escalas, hierarquias. Dinâmica dos processos naturais e suas relações antrópicas. Funcionamento, transformações e manejo de paisagens em diversas escalas. Métricas e modelos. Conectividade e fragmentação de ecossistemas. Aplicações da Ecologia da Paisagem na restauração ambiental e recuperação de áreas degradadas

Conceito de população. Crescimento e regulação de populações. Tabelas de vida. A taxa líquida de reprodução. Estratégias reprodutivas. Interações entre populações. Como estimar parâmetros populacionais. Manejo de populações. Metapopulações.

Estrutura e funcionamento de rios, lagos e reservatórios. Estudo dos principais processos envolvidos na interação entre populações e comunidades e destas com o meio abiótico. Ciclos biogeoquímicos em ecossistemas aquáticos. Uso da bacia de drenagem para manejo e conservação de recursos hídricos. Métodos de amostragem, poluição, eutrofização e legislação voltada para recursos hídricos.

Introdução ao estudo da Embriologia. Gametogênese. Fecundação. Fases do desenvolvimento embrionário: Clivagem, blastulação, gastrulação, neurulação e organogênese. Anexos embrionários. Malformações e Teratogênese. Desenvolvimento embrionário de Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos.

Estrutura epidemiológica dos problemas de saúde: agente, hospedeiro e ambiente; medidas de frequência. Epidemiologia descritiva e saúde pública: distribuição das doenças e problemas de saúde segundo características das pessoas, do espaço e do tempo; efeitos de idade, coorte e período. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e transição demográfica. Vigilância epidemiológica: investigação de epidemias. História natural das doenças e níveis de aplicação de medidas preventivas. Pesquisa etiológica e saúde pública: desenhos de estudos epidemiológicos, medidas de associação e de impacto potencial; fontes de erros em estudos epidemiológicos: validade e precisão; interação. Avaliação de programas de saúde pública; avaliação de programas de rastreamento. Prevenção: enfoques individual e populacional; doenças infecciosas; doenças não transmissíveis.

Estágio Supervisionado de Bacharelado I visa o treinamento do estudante nas atividades de aprendizagem social, profissional e cultural através de observações, estudos, pesquisas, visitas, exercício profissional remunerado ou não remunerado em empresas públicas, privadas, assessorias a movimentos sociais e na própria IES, sob a orientação de um profissional da área. Elaboração e desenvolvimento de relatórios Técnicos. Possibilitar ao acadêmico a vivencia da prática profissional embasados na ética, na tomada de decisão e na pesquisa da realidade sócio-politica, econômica e cultural e da dinâmica da prática profissional de sua área e nas organizações estudadas.

O Estágio Supervisionado de Bacharelado II visa o treinamento do estudante nas atividades de aprendizagem social, profissional e cultural através de observações, estudos, pesquisas, visitas, exercício profissional remunerado ou não remunerado em empresas públicas, privadas, assessorias a movimentos sociais e na própria IES, sob a orientação de um profissional da área. Elaboração e desenvolvimento de relatórios Técnicos. Possibilitar ao acadêmico a vivencia da prática profissional embasados na ética, na tomada de decisão e na pesquisa da realidade sócio-politica, econômica e cultural e da dinâmica da prática profissional de sua área e nas organizações estudadas.

O Estágio Supervisionado de Bacharelado III visa o treinamento do estudante nas atividades de aprendizagem social, profissional e cultural através de observações, estudos, pesquisas, visitas, exercício profissional remunerado ou não remunerado em empresas públicas, privadas, assessorias a movimentos sociais e na própria IES, sob a orientação de um profissional da área. Elaboração e desenvolvimento de relatórios Técnicos. Possibilitar ao acadêmico a vivência da prática profissional embasados na ética, na tomada de decisão e na pesquisa da realidade sócio-política, econômica e cultural e da dinâmica da prática profissional de sua área e nas organizações estudadas.

Estudo e desenvolvimento de pesquisas e de propostas pedagógicas para o ensino de ciências e biologia, com discussão teórico-prática, envolvendo: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências e Biologia. A produção dos conhecimentos científicos e escolares, considerando saberes e valores produzidos nas diferentes instâncias sócio-culturais. O papel da pesquisa na formação inicial e continuada de professores. Análise de materiais didáticos. Planejamento, análises e avaliações de processos de ensino- aprendizagem em instituições de ensino e/ou em outros espaços educativos. A distribuição dos créditos será: 30 h para aula teórica e 30h para Observação no Ensino Fundamental.

Estudo da organização curricular dos níveis: fundamental e médio. Estudo da organização educacional do Estado de Mato Grosso: ciclos de formação humana. Estudo, análise e avaliação do PNLD – Plano Nacional do Livro Didático. Estudo da Organização da Escola através do PDE – Plano de Desenvolvimento Escolar. Estudo e reflexão das formas de avaliação da aprendizagem e rendimento escolar. A distribuição dos créditos será: 30h para aula teórica; 30h para Observação e coparticipação no Ensino Fundamental; 30h para Observação e coparticipação no Ensino Médio e 30h para Orientação e Relatório.

Elaboração do Plano de Ensino e Organização de aula para o Ensino Fundamental. Simulação de aulas. Regência I (sob a supervisão do professor). Seminário de avaliação da Regência I. A distribuição dos créditos será: 15h para aula teórica; 15h para Observação no Ensino Fundamental; 60h para a Simulação da aula e Regência no Ensino Fundamental e 30h para Orientação e Relatório.

Elaboração do Plano de Ensino e Organização de aula para o Ensino médio. Simulação de aulas. Regência II (sob a supervisão do professor). Seminário de avaliação da Regência II. A distribuição dos créditos será: 15h para aula teórica; 15h para Observação no Ensino Médio; 60h para a Simulação da aula e Regência no Ensino Médio e 30h para Orientação e Relatório.

Conceitos em Etnobotânica. Métodos, aplicações e contribuições das pesquisas Etnobotânicas. Comunidades tradicionais e o conhecimento botânico tradicional. Etnobotânica quantitativa. Relação humanidade-natureza.

História do pensamento evolutivo. Evidências e mecanismos evolutivos. Variabilidade. Seleção natural. Seleção sexual. Adaptação, extinção, especiação e coevolução. Origem da vida e evolução humana. Filogenia. Novidades evolutivas.

Pressupostos sócio-históricos e culturais do pensamento filosófico. A perspectiva histórica da filosofia da ciência. Epistemologia: O conhecimento em suas diversas acepções: senso comum, conhecimento científico, concepção místico-religiosa do mundo; conhecimento filosófico. Conhecer, compreender e aplicar as concepções e tendência da filosofia da ciência. A ciência e sua função social: paradigmas científicos. A evolução tecnológica seus vínculos com o ensino: visão crítica. A filosofia e a práxis pedagógica do educador das Ciências Biológicas: Filosofia da Educação.

Sistema Internacional de Unidades. Mecânica. Leis da Termodinâmica. Fluidos. Óptica Física. Radiações

Conceito de homeostase e sistemas de regulação; Fisiologia comparada dos sistemas digestório, circulatório, respiratório, excretor, nervoso, endócrino, esquelético-muscular e reprodutor dos vertebrados.

Crescimento e desenvolvimento vegetal e seus aspectos fisiológicos e ecológicos. Relações hídricas (propriedades físico-químicas da água; mecanismos de transporte de água; energia potencial da água). Nutrição Mineral. Absorção de substâncias inorgânicas e orgânicas. Fotossíntese. Translocação de fotoassimilados e nutrientes. Respiração nos órgãos vegetais. Reguladores de crescimento (Fitormônios). A fisiologia de plantas superiores voltada à Educação Básica.

Genética e a sua importância. Bases Citológicas da Hereditariedade. Bases Moleculares da Hereditariedade. Genética Mendeliana. Heredogramas. Extensões das Leis de Mendel. Probabilidade e testeS de proporções genéticas. Herança Sexual. Ligação, Recombinação e mapas cromossômicos. Alelismo múltiplo. Alterações cromossômicas estruturais e variações numéricas. Genética Quantitativa. Mutação.

Caracterização genética das populações. O equilíbrio de Hardy-Weinberg. Processos de mudança nas freqüências gênicas e alélicas. O efeito da fragmentação e endogamia. Herdabilidade.

A terra: composição, estrutura e dinâmica. Deriva continental e Tectônica de placas. Tempo geológico. Gênese do solo como. Rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Mineralogia e petrografia. Processos de formação da crosta terrestre. Estratigrafia da crosta terrestre. Noções das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Intemperismo. Vulcanismo. Bacias geológicas.

Métodos de estudo e técnicas em histologia. Morfofisiologia dos tecidos fundamentais e suas subdivisões: Tecido epitelial, Tecido conjuntivo, Tecido muscular, Tecido neural.

Célula vegetal: Parede celular. Plastos e Vacúolo (substâncias ergásticas). Embriologia vegetal: Sistema de Revestimento (Epiderme, Periderme). Tecidos Meristemáticos e diferenciação (parênquima, colênquima, esclerênquima). Tecidos vasculares (xilema e floema). Estruturas secretoras. Anatomia dos órgãos vegetativos (raiz, caule, folha) e reprodutivos (flor, fruto e sementes).

Conceitos básicos e terminologia científica utilizados em Imunologia. Células e fatores humorais envolvidos nos mecanismos naturais e adaptativos de defesa. Vacinação e Soroterapia.

Estudo e desenvolvimento de pesquisas e de propostas pedagógicas para o ensino de ciências e biologia com discussões teórico-práticas. A produção dos conhecimentos científicos e escolares, considerando saberes e valores produzidos nas diferentes instâncias sócio-culturais. Desenvolvimento e produção de material didático para o ensino de ciências e biologia. Análise de materiais didáticos. Planejamento, análises e avaliações de processos de ensino-aprendizagem em instituições de ensino e/ou em outros espaços educativos.

Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos. Cultura e identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc.) A fonologia, a morfologia e a sintaxe da Língua Brasileira de Sinais. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: semântica, pragmática, análise de discurso e sociolinguística. A questão do bilinguismo: português e língua de sinais. Atividades de prática como componente curricular.

Fatores que afetam a abundância das espécies silvestres. Fatores que afetam a abundância e distribuição das espécies silvestres. Danos causados por animais silvestres e técnicas de controle populacional. Biodiversidade e produção animal. Espécies silvestres como agentes de controle biológico e como alternativa para a produção animal. Uso sustentado de animais silvestres. Legislação brasileira sobre fauna. Elaboração de projetos de criação de animais silvestres.

Histórico e estado da arte – conceitos; Padrões de diversidade, diversidade genética, perdas de diversidade; Viabilidade populacional, metapopulações. Biogeografia de lhas, fragmentação e perda de habitats naturais; Problemas ambientais globais; Uso dos recursos naturais: extrativismo caça e domesticação; Unidades de Conservação; Manejo de recursos naturais; Política e legislação ambiental aplicadas ao manejo e conservação de recursos naturais e proteção da biodiversidade.

Conjuntos, Funções reais de uma variável real, Limites e continuidade, Derivada e aplicações.

Introdução aos conceitos básicos de melhoramento genético. Base genética dos caracteres quantitativos. Parâmetros genéticos populacionais. Interação genótipos e ambientes. A importância da biodiversidade no melhoramento genético. A importância do melhoramento genético no cotidiano. Licenciamento Ambiental Histórico e bases legais do licenciamento ambiental, tipos de licenciamento ambiental segundo características dos empreendimentos. Elementos e estudos para formulação de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e RAP – Relatório Ambiental Preliminar. Procedimentos e métodos para avaliação dos impactos ambientais. Conceitos envolvidos na identificação e formulação de medidas mitigadoras e compensatórias. Gestão dos empreendimentos licenciados. Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e medidas punitivas por descumprimento da legislação ambiental. Limites e desafios do processo de licenciamento ambiental.

Conceitos de Diversidade Biológica. Hipótese diversidade-estabilidade. Hipótese da redundância. Riqueza e Equitabilidade. Índice de Informação e índice de Diversidade. Composição de espécies. Índices de riqueza: Total, Média, Acumulada e Exclusiva. Índices de diversidade: Alfa (H’ α) ou diversidade intra-hábitat; Gama (H’y) ou diversidade setorial ou macrocósmica e Beta (H’ β) ou diversidade inter-hábitat. Medidas não-paramétricas da diversidade. Biodiversidade e taxonomia. Biodiversidade e Conservação.

Microbiologia ambiental (microbiologia do solo e ciclos biogeoquímicos). Agentes antimicrobianos: Antibióticos, Microbiologia de alimentos e água. Tratamento de esgotos (domésticos industriais e aterro sanitário). Microbiologia Médica. Genética Microbiana (Organização genômica, expressão, variabilidade e metabolismo). Microbiologia Industrial (tecnologia das fermentações).

Introdução à microbiologia. Classificação dos Micro-organismos. Anatomia funcional de células Procarióticas (Bactérias), Eucarióticas (Fungos). Estudo das Características morfológicas e fisiológica de Vírus, Viróides e Príons. Crescimento microbiano. Controle do crescimento microbiano (métodos físicos e químicos). Metabolismo Microbiano.

Evolução; Biologia (características morfológicas e fisiológicas); Ciclo de vida; Importância ecológica e econômica; classificação taxonômica e preparação de coleção dos grupos vegetais algas e liquens.

Evolução; Biologia (características morfológicas e fisiológicas); Ciclo de vida; Importância ecológica e econômica; classificação taxonômica e preparação de coleção dos grupos vegetais: Bryophyta, Lycophyta e Monilophyta.

Morfologia, fisiologia, classificação, importância econômica e ecologia dos filos de Lophotrochozoa (Annelida, Echiura, Sipuncula, Mollusca, Phoronida, Brachiopoda, Nemertea, Platyhelminthes, Gastrotricha, Cycliophora, Entoprocta, Gnatostomulida, Micrognathozoa, Rotifera, Acanthocephala, Seisonida, Dyciemida e Bryozoa). Técnicas de amostragem e monitoramento de invertebrados. Métodos e práticas para o ensino da Zoologia.

Organização e características gerais, Formas de vida e estratégias de crescimento das estruturas vegetativas (Raiz, Caule e Folha) e reprodutiva (Flor, Frutos e Sementes). Técnicas de Coleta e Herborização. Organização e morfologia aplicadas à Educação Básica.

Morfologia, fisiologia, classificação, importância econômica e ecologia de protozoários e dos filos Porifera, Placozoa, Acoelomorpha, Myxozoa, Orthonectida, Ctenophora e Cnidaria. Regras internacionais de Nomenclatura Zoológica, Escolas sistemáticas. Origem dos Metazoários e Animais Bilaterais. Técnicas de amostragem e monitoramento de invertebrados. Métodos e práticas para o ensino da Zoologia.

Introdução ao estudo dos Vertebrados amniotos. Morfologia, fisiologia, classificação e ecologia de vertebrados amniotos (Lepidossauros, Quelônios, Crocodilianos, Aves e Mamíferos). Coleções zoológicas de vertebrados em geral. Métodos e práticas para o ensino da Zoologia.

Ácidos Nucléicos (replicação, transcrição, síntese de proteínas), Mutagênese e Antimutagênese, Reparo do DNA, Agentes mutagênicos do ambiente e a incidência de câncer nas populações, Implicações da mutagênese na saúde pública.

O direito à educação e as responsabilidades do poder público nas legislações vigentes. O sistema nacional, estadual e municipal de ensino e o regime de colaboração. Lei de diretrizes e bases da educação – Financiamento da educação e os planos nacional – estadual e municipal de educação. Gestão democrática do sistema e da escola na legislação e as práticas evidenciadas. Projeto político pedagógico. Escola organizada em ciclos de formação no Estado de Mato Grosso.

Morfologia, fisiologia, classificação e ecologia dos Equinodermos, Hemicordados, Urocordados, Cefalocordados e Vertebrados não amniotos (Peixes e anfíbios). Introdução ao estudo da Origem dos Vertebrados. Técnicas de amostragem e monitoramento de vertebrados em geral. Métodos e práticas para o ensino da Zoologia.

Introdução a Paleontologia; conceitos; Processos Tafonômicos: processos de fossilização dos principais grupos taxonômicos de invertebrados e vertebrados; Introdução aos métodos de prospecção, coleta e preparação de fósseis; Bioestratonomia; Fosseis no Brasil.

Métodos de prospecção, coleta, datação, preparação e análise de fósseis. História da diversidade biológica.

Generalidades sobre o parasitismo; morfologia, biologia, mecanismos de transmissão e ação, patogenia, sintomatologia, epidemiologia, profilaxia das principais parasitoses humanas (protozoários, helmintos, artrópodes e transmissores de doenças).

Política de desenvolvimento integrado e suas características. Instrumentos de gestão e suas implementações: conceitos e práticas. Base legal e institucional para gestão ambiental. Legislação ambiental. Auditoria ambiental. Controle de qualidade ambiental. Teoria do planejamento: histórico e conceituação. Planejamento e o enfoque ambiental: critérios ambientais na definição do planejamento. Utilização de modelos e de instrumentos de planejamento. Instrumentos de implantação e execução. Inserção do planejamento no sistema de gestão ambiental. Análise de risco.

Concepção de leitura: esquemas de leitura. Concepção de texto e produção de texto: tipologias textuais. Organização sintática. Semântica do discurso. Observação e aplicação dos elementos textuais. Aspectos argumentativos do texto. Produção de textos: resumos, sínteses, resenhas, relatórios, ensaios e artigo científico.

Aspectos históricos da Biologia. Conceito e divisão da Biologia. Naturalistas e a história natural. Importância da Biologia Moderna. O surgimento e regulamentação da profissão de Biólogo. Legislação profissional da profissão do Biólogo. O Biólogo: do estudante ao profissional.

A psicologia como ciência; correntes psicológicas: naturalista, ambientalista e construtivista; a psicologia do desenvolvimento; a Psicologia da aprendizagem; dificuldades de aprendizagem; dinâmicas de grupo aplicadas em sala de aula.

Estrutura Básica do Átomo, Tabela Periódica, Ligações Químicas, Princípios de Química Inorgânica, Reações Químicas, Introdução a Química Orgânica, Práticas de química para Educação Básica.

Conceitos de degradação ambiental, Aspectos legais da recuperação de áreas degradadas, Aspectos ecológicos, plano de recuperação de áreas degradadas. Critérios para a seleção de espécies vegetais a serem usadas para a recuperação em áreas degradadas. Interações fauna x flora aplicadas a recuperação de áreas degradadas. Avaliação e monitoramento de áreas degradadas.

Conceitos básicos de informação geográfica. Estrutura de dados em SIG: Vetorial e matricial. Principais classes de dados geográficos. Noções básicas de diferentes sensores. Resolução espacial e espectral de imagens. Fotointerpretação e classificação de imagem de satélite. Construção de banco de dados.

Sistemas de classificação de plantas. Identificação com chaves analíticas. Diagnose e Taxonomia das principais famílias do Brasil e sua importância ecológica e econômica. Sistemática filogenética. Herborização, Preservação e Manejo de plantas em herbário.

Métodos para Classificação e identificação de Micro-organismos. Recursos genéticos microbianos. Procariotos: Domínio Bactéria e Archea. Diversidade e evolução de procariotos e fungos. Metagenômica no estudo da biodiversidade microbiana. Bioprospecção de micro-organismos, genes e moléculas: aplicações. Preservação da diversidade microbiana: métodos de conservação in situ, catalogação, coleções microbiológicas.

TIC’s no processo ensino-aprendizagem. O novo papel do docente e do discente no contexto do ensino baseado em tecnologias da informação e comunicação. Ferramentas didáticas. Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Impacto das TIC’s em diferentes contextos educacionais. Tecnologias da informação e comunicação e tecnologias digitais. Educacionais nos diversos ambientes formativos e possibilidades de análises e intervenções a partir do campo de conhecimento das Ciências Biológicas.

Projeto de Monografia: Conceito, característica, planejamento, estrutura. Elementos pré-texto, elementos do texto, elementos do pós-texto, apresentação de dados complementares. Ética na produção científica.

Apresentação gráfica, fontes documentais, índice, bibliografia. Normas gerais para defesa da monografia. Normas para publicação. Ética na produção científica. Diferentes formas de produção científica.

Caracterização das principais fitofisionomias do Estado de Mato Grosso. Distribuição da vegetação em relação às classes de solo e clima. Fitogeografia do Cerrado, do Pantanal e da Floresta Amazônica. Levantamento Fitossociológico para conhecer a estrutura da comunidade vegetal, a composição florística da região, para subsidiar o monitoramento, a recuperação e/ou conservação dos ecossistemas.