SITE OFICIAL DO 3º CONGRESSO UNIVERSITÁRIO

VISITAR O SITE DO CONGRESSO

ACESSO RÁPIDO

Página Principal
Eixos temáticos
Formulário de Pré-Tese
Check-list Pré-Teses
Regimento
Regulamento
Base das Pré-Teses
Estatuto da Unemat

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO

VISITAR O RELATÓRIO DO PEP
Congresso Universitário

PERGUNTAS FREQUENTES

O Congresso Universitário é a principal instância deliberativa da Unemat. É no Congresso Universitário que são definidas as macropolíticas de gestão e de financiamento da Universidade, e as diretrizes de fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão para os próximos seis anos.
Uma pré-tese é uma proposta de uma nova política ou de uma nova diretriz para a Unemat; ou então uma modificação das políticas e diretrizes já existentes. Cada pré-tese deve abranger no mínimo dois eixos temáticos do Congresso, e a Tese Local, que é o conjunto das pré-teses aprovadas, deverá abranger obrigatoriamente os sete eixos temáticos.
São sete eixos temáticos: Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Gestão, Política de Apoio Estudantil, e Política de Financiamento.
Qualquer professor, profissional técnico ou estudante pode propor uma pré-tese no Seminário Local, mas cada pré-tese deve ser assinada por no mínimo nove membros da comunidade acadêmica, de forma paritária, ou seja, uma pré-tese precisa ser assinada por no mínimo três professores, três profissionais técnicos e três estudantes. Já os membros da Comissão Organizadora do Congresso Universitário ou da Comissão Local não podem assinar pré-teses.
As propostas de pré-tese podem ser elaboradas com pessoas de outro campus, mas dois terços dos assinantes da proposta devem pertencer ao Campus do Seminário Local onde será apresentada.
Uma pré-tese deve conter não apenas uma política ou diretriz para a Unemat, mas também a forma como ela deve ser implementada e os indicadores de avaliação desta política ou diretriz. Uma pré-tese deve também abranger no mínimo dois eixos temáticos do Congresso
As pré-teses encaminhadas previamente pela comunidade acadêmica à Comissão Local serão apresentadas no Seminário e validadas pelos membros da comunidade acadêmica credenciados. As pré-teses serão aprovadas pelos participantes credenciados, com direito a voto, por meio do voto qualitativo paritário.
A pré-tese é uma proposta de política ou diretriz que será submetida ao Seminário Local. A tese local é a compilação das pré-teses aprovadas no Seminário Local. A tese regional é a compilação das teses locais aprovadas no Seminário Regional. E a tese final é o documento aprovado ao final da Plenária Final, constituído pelas teses regionais aprovadas na Plenária Final do Congresso Universitário.
Podemos dizer que o Seminário Local é a etapa mais importante do Congresso Universitário, porque é o único momento em macropolíticas e diretrizes podem ser propostas; além de ser também o momento em que os delegados locais serão eleitos.
Todos os professores, profissionais técnicos e discentes devidamente inscritos poderão participar do Seminário, com direito a voz. Mas, apenas os docentes efetivos, profissionais técnicos efetivos e os discentes com vínculo até a data de realização da Plenária Final, poderão se credenciar e se candidatar como delegado, para ter direito a voto no Seminário Regional e na Plenária Final. Membros da comunidade externa e convidados também podem participar, com direito somente a voz. As inscrições para a participação no Seminário Local serão realizadas online, quinze dias antes do evento.
Os delegados participarão do Seminário Regional e da Plenária Final. Nessas etapas as discussões serão realizadas por eixo temático. Os delegados irão discutir as políticas para a Unemat nos grupos de trabalho (GTs) do Seminário Regional e da Plenária Final.
Qualquer docente efetivo, profissional técnico ou estudante, devidamente inscrito e credenciado no Seminário Local pode se candidatar a delegado. É obrigatório que o candidato participe efetivamente das atividades do Seminário Local e esteja presente no momento da votação. Membros da Comissão Organizadora ou da Comissão Local não podem se candidatar a delegado.
No Seminário Regional serão discutidas, por eixo temático, as proposições oriundas dos câmpus que compõem o pólo.
Não. O Seminário Local é o único momento em que propostas podem ser incluídas. No Seminário Regional e na Plenária Final poderão ocorrer modificações nas teses já aprovadas no Seminário Local, mas não será possível acrescentar novas teses.
A Comissão Local será responsável por coordenar a execução das ações relativas ao 3º Congresso Universitário, promovendo a participação da comunidade acadêmica, para tanto atuará no sentido de divulgar a metodologia de trabalho e a documentação disponível, garantindo o acesso e a transparência das informações relativas aos eixos temáticos, e dos documentos a eles relacionados. Os membros da Comissão Local não têm direito a voto no Seminário Local e ficam impedidos de se candidatarem como delegados.
As pré-teses devem ser encaminhadas para o e-mail congressotga@unemat.br até o dia 15 de maio de 2017. A folha com as assinaturas dos noves proponentes deve ser escaneada.

Envie sua Pré-Tese para congressotga@unemat.br