Por Hemília Maia

Nesta terça-feira (22.03), foi aprovada a minuta do edital para o processo eleitoral dos cargos de reitor e vice-reitor na 2ª Sessão Extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) de 2022 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Presidente do Consuni, o reitor da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, citou a importância do trabalho realizado pela Comissão Eleitoral para garantir o trabalho eleitoral. Ainda lembrou a importância da eleição, principalmente no momento atual: “A Universidade, por meio de eleição, ao garantir que os resultados das urnas sejam endossados pelo chefe do Executivo para ser responsável pela Universidade é fundamental, é condição ímpar para a Universidade do Estado de Mato Grosso. Precisamos manter isso e garantir essas condições, porque também fazem parte do nosso processo de autonomia”.

Zanin também reforçou o lugar da Universidade na estrutura hierárquica do Estado como um membro da administração indireta que possui autonomia. “Nós estamos vinculados ao estado no ponto de vista de administração indireta, mas nós temos um artigo na Constituição Federal que garante a Autonomia Universitária. Nós temos autonomia administrativa, didático-científica e financeira e patrimonial”, elucidou Zanin.

Eleição – O edital será publicado na próxima segunda-feira, dia 28, e o período de inscrição das chapas será de 4 a 13 de abril. A data da eleição será o dia 1º de junho, com divulgação do resultado preliminar para o dia seguinte, em 2 de junho. A eleição adotará a modalidade de votação presencial, por meio de cédula impressa. O voto é paritário, direto, livre e secreto.

Podem votar os servidores docentes e os profissionais técnicos da Educação Superior efetivos e os alunos, matriculados e ativos, dos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Cada eleitor terá direito a apenas um voto, independentemente da quantidade de vinculações com a Unemat.

Covid-19 – Ainda durante a sessão extraordinária foi realizada a apresentação pelo comitê de monitoramento da Covid-19, no âmbito da Unemat, do quadro atual da pandemia e das medidas necessárias ao retorno presencial.

“A pandemia não acabou e a vacinação é a principal estratégia contra a Covid-19. Cabe-nos administrar a biossegurança ao longo da pandemia”, destacou o professor Leandro Nogueira Pressinotti, doutor em Biologia Celular e Tecidual e membro do Comitê Covid da Unemat. Durante a apresentação, Leandro pontuou que a volta às aulas na Unemat foram viabilizadas pela vacinação e, consequentemente, pelo esvaziamento das UTIs Covid.

O uso obrigatório de máscara facial para acesso e permanência às dependências da Unemat, além de estratégica para o controle da disseminação do vírus, é também respeito ao próximo, disse Pressinotti. “Na Universidade a presença é compulsória, na balada a presença é facultativa. Precisamos proteger as pessoas mais suscetíveis à doença e que estão se cuidando”, destacou o professor.