A Folha de São Paulo divulgou nesta segunda-feira, 14 de setembro, o Ranking Universitário Folha (RUF), que é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.

A metodologia da Folha leva em consideração a qualidade da pesquisa desenvolvida pela instituição, a qualidade do ensino, a inserção no mercado de trabalho, o nível de inovação e o reconhecimento internacional dos cursos.

O curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi considerado pela Folha como o melhor do Estado de Mato Grosso e o terceiro melhor da região Centro-Oeste. Na classificação geral, entre 203 cursos de Agronomia avaliados pelo ranking, o curso de Agronomia da Unemat está entre os vinte melhores cursos do país.

Para o Diretor Politico Pedagógico e Financeiro do Campus de Tangará da Serra, professor Anderson Fernandes de Miranda, “a notícia vem coroar um trabalho de quinze anos do curso de Agronomia, ou seja, quinze anos de dedicação e aprimoramento do corpo docente, o que tem refletido não só no ensino, como também na pesquisa e na extensão, que são dimensões avaliadas por este ranking”.

“É importante ressaltar que a excelente colocação do curso de Agronomia da Unemat no ranking da Folha se deve principalmente à avaliação do mercado, o que demonstra o sincronismo entre o ensino de Agronomia e as necessidades do mercado de trabalho, fato este que facilita o acesso dos nossos egressos ao primeiro emprego”, afirma o professor Anísio da Silva Nunes, do curso de Agronomia da Unemat de Tangará da Serra.

Já para o acadêmico do curso de Agronomia de Tangará da Serra, André Tavares de Vasconcelos, “levando-se em consideração que muitos cursos de Agronomia de outras instituições são mais antigos e, por isso, mais consolidados, que o da Unemat, é uma grande satisfação acompanhar este avanço e poder usufruir da qualidade de ensino, pesquisa e extensão ofertada”.