O curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat), em Tangará da Serra promoveu a capacitação “Importância do acolhimento ao paciente em surto psicótico realizada nesta segunda-feira (15), no auditório do Hospital Municipal Arlete Daisy Cicheti De Brito. A capacitação foi pensada em decorrência do aumento do número de atendimentos de pacientes com quadros psicóticos nas unidades de saúde do município.

A médica psiquiatra Claudia Yábar Bambarén abordou os principais tipos de transtornos, limitações da equipe, bem como as condutas a serem tomadas em cada caso, além da psicofobia, que é o preconceito que envolve os transtornos mentais. O treinamento realizado pelas acadêmicas do sexto semestre de Enfermagem foi dirigido aos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Municipal.

As acadêmicas das disciplinas de Saúde Mental e de Paciente Crítico foram conduzidas e orientadas pelas professoras Nayara Ferreira e Kelly Bianchini. De acordo com a professora Nayara a atividade teve como objetivo principal promover a sensibilização dos profissionais com relação ao atendimento humanizado e acolhedor ao paciente psiquiátrico em situações de crise. “A atividade também contribuiu para a formação profissional de nossas alunas”, disse a professora.

 

Redação: Hemília Maia