O curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, realizou nos dias 07, 08 e 09 de março de 2022 uma capacitação aos docentes sobre metodologias ativas. O objetivo do curso foi desenvolver, de forma compartilhada, competências para emprego de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação em enfermagem. O curso foi ministrado pela professora Doutora Mara Regina Rosa Ribeiro, docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso. A professora desenvolve pesquisas sobre o tema e possui expertise na área.
O curso abordou alguns tipos de metodologias ativas; a articulação entre correntes do pensamento filosófico, saúde e educação; os princípios e as premissas sobre ciência da mente, cérebro e educação; a metacognição e potencialização da aprendizagem, como também, a avaliação formativa (portifólio reflexivo).
“O método usado pela professora favoreceu experiências riquíssimas para a compreensão do uso dessas metodologias na formação em enfermagem, além de trazer reflexões importantes sobre o ser docente. Com a pandemia e após o ensino remoto, teremos um novo perfil de alunos e, enquanto docentes, precisamos repensar nossas práticas acerca do processo ensino-aprendizagem. Este curso contribuiu para nos motivar ao retorno das atividades presenciais, como também, forneceu ferramentas para auxiliar o desenvolvimento do nosso trabalho”. Relatou a coordenadora do curso de enfermagem, professora Doutora Ana Carolina Macri Gaspar Vendramini.