Com o título Informa Tangará, a publicação foi lançada nesta quarta-feira (9). Ela foi desenvolvida pelos estudantes de Jornalismo do terceiro semestre, sob supervisão do professor Lawrenberg Silva. Trata-se do primeiro jornal laboratório desenvolvido pelo curso, desde sua implantação no campus de Tangará, no segundo semestre de 2017.

O jornal é resultado das atividades laboratoriais da disciplina de Planejamento Gráfico e tem 12 páginas, com 8 seções e tiragem de 1000 exemplares. No seu desenvolvimento os estudantes vivenciaram todas as etapas da produção do jornal, desde a reunião editorial para definir a linha de notícia à diagramação e impressão.

De acordo com o estudante Alessandro Oliveira, um dos repórteres do jornal, a participação direta no desenvolvimento do jornal foi de grande importância para sua formação em Jornalismo. “É de suma importância para a minha formação. Além da teoria, a experiência mostra a prática, de como funciona todas as áreas do jornal. A gente passou por todas as áreas da produção do jornal impresso. Quando futuramente ocupar um jornal impresso, já vou saber o que é necessário para cada etapa do jornal”, ressaltou ele.

Nesta primeira edição, o jornal reuniu textos de 18 estudantes, com matérias sobre o transito da cidade, o cancelamento da exposerra, o cadastro biométrico, o combate ao mosquito da dengue, responsabilidade socioambiental, além de artigos de professores e espaço reservado a publicidade institucional. Para o professor Lawrenberg Silva, trata-se de uma experiência pedagógica com vistas a ser uma nova opção de informação acadêmica e toda comunidade da região. “A produção do jornal, apesar de ser laboratorial, calca-se de desafios não somente curriculares do curso, mas sociais também, de modo a incentivar e ser um intermediador de cidadania através de informação e conhecimento”, analisou ele.

Distribuição do jornal: Além do campus, o jornal será distribuído no comércio local, nos órgãos públicos e nos bairros mais distantes da cidade. Também haverá distribuição de uma quantidade nas cidades da região.