Os estudantes de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Tangará da Serra, participaram do 21ª Congresso Regional de Comunicação Intercom Centro-Oeste, sediado na Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os dias 22 a 24 de maio.

Com o tema “Os fluxos comunicacionais e a crise na democracia”, o evento reuniu mais de 600 pessoas, com oficinas, minicursos, mesas e palestras com pesquisadores renomados, como forma de promover a interiorização da discussão acadêmica sobre o campo da Comunicação.

Ao todo, 11 estudantes de Jornalismo da Unemat embarcaram para Goiânia, sendo sete do câmpus de Tangará da Serra e quatro de Alto Araguaia, além do professor e responsável pelo grupo, Lawrenberg Silva.

Entre os participantes, Anthonielli Oldemburg e Áquila Barro, ambas do terceiro semestre, apresentaram trabalho intitulado “Dezembro Vermelho-consciência”, fruto de projeto desenvolvido na disciplina de Design. A produção concorreu com outras quatro no Prêmio Expocom, categoria Cinema e Audiovisual, modalidade Direção de Fotografia.

O curta-metragem, produzido em formato denominado stop-motion, que se utiliza de fotografias em movimento, aborda a importância da conscientização em relação à Aids e ao HIV. Esse é primeiro trabalho desenvolvido no curso em Tangará da Serra a participar do Congresso regional.

“Como o curso ainda e recente em Tangará da Serra, estamos criando a cultura de participação em eventos. Este é um momento em que pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Centro-Oeste se reúnem para debater o cenário da comunicação regional”, disse Lawrenberg.

Reconhecimento- O Jornalismo da Unemat participa dos eventos regionais e nacionais, desde 2008. Ao longo de 11 anos, o curso da Unemat já conquistou 58 prêmios regionais e 6 nacionais.

O evento regional é preparatório para o mais tradicional evento da área de Comunicação Social no país, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que este ano acontecerá na Universidade Federal do Pará.

Prêmios nacionais

2016- “Um dia de aterro”, de autoria dos acadêmicos Marcos Augusto Santos Silva, Igor Perez e Letícia da Silva Pina (orientação Lawrenberg Silva).

2014- Ensaio fotográfico artístico “A Terra dos Esquecidos”, de Ronaldo Borges (orientação Lawrenberg Silva).

2013- Ensaio fotográfico “Anônimos do Araguaia”, de Ronaldo Borges (orientação Lawrenberg Silva).

2012- “Reportagem em Impresso”, com autoria de Wanderleia Pereira (orientação do Thiago Cury).

2012- Fotonovela “Super Noctívago”, de José Vitor Rezende (orientação Lawrenberg Silva).

Além dos Proêmios no Intercom, em 2015, as estudantes Luiza Purcino, Leticia Pinna e Aline Teles receberam prêmio de melhor artigo da Conferência Brasileira de Folkcomunicação, com o artigo intitulado “Lugar de música é na feira”.

 

Fonte: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/12359