Avaliados com quatro estrelas, os cursos de Letras, Enfermagem, Administração e Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Câmpus universitário Professor Eugênio Carlos Stieler de Tangará da Serra, atingiram o status de muito bom no último ranking Guia da Faculdade Estadão/Quero Educação. Já os cursos de Engenharia Civil e Ciências Contábeis tiveram nota 3, bom.

Ao todo, a pesquisa do Guia da Faculdade ouviu mais de 6 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, que analisaram mais de 11 mil cursos superiores em todo o Brasil. Os critérios adotados para avaliação foram qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura.

O bom resultado dos cursos valoriza o nível do ensino e dos profissionais da Unemat, presente em Tangará da Serra há mais de 24 anos. O Câmpus da Unemat de Tangará oferece oito cursos (Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo e Letras), além de 4 programas de pós-graduação.

Segundo o coordenador do curso de Administração, Anderson Froehlich, o resultado positivo tem relação com o engajamento de professores, gestão e estudantes. “A qualificação do corpo docente, a gestão do curso, o empenho dos alunos, resultaram na melhor posição nesse ranking”, analisa Anderson.

Além do resultado positivo no Guia da Faculdade, a Unemat vem sendo destaque nos mais variados rankings de ensino. No último Exame Nacional de Ensino (ENADE), por exemplo, muitos cursos tiveram conceito 3. O que, segundo o coordenador Anderson, responde por uma tendência de crescimento da instituição. “O resultado histórico do Enade continua o mesmo. A tendência é irmos para o topo”, conclui.

SOBRE O GUIA DA FACULDADE 

O Guia da Faculdade foi criado da parceria entre o jornal Estadão (SP) e a startup Quero Educação, em 2018.

As suas notas variam de 1 a 5, sendo: 1-ruim, 2-regular, 3-bom, 4-muito bom e 5-excelente. A nota final de cada avaliador é definida pela média simples dos três quesitos acima. Cada curso é distribuído para pelo menos seis avaliadores.