O Curso de C. Biológicas do Campus Universitário de Tangará da Serra foi criado no ano de 2001.

Regime: SEMESTRAL

Nº de vagas anuais: 80 (40 por semestre)

Turno: Diurno – integral, sendo nos períodos matutino e vespertino de segunda-feira à sexta-feira, e matutino no Sábado.

Nº de Semestres: 10

Integralização do curso: mínimo de 5 e máximo de 9 anos

Forma de ingresso: Via Vestibular e Sisu

Coordenador: DSc. Rogério Benedito da Silva Añez

Site: Click Aqui !

Fone: (065) 3311 4918

FALA AÍ EGRESSO!!!!

“Sou da turma 2007/1, desde o inicio do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas no campus de Tangará da Serra passei a ver a vida com outros olhos. O curso oferece diversas linhas de pesquisa para seguir e eu optei pela área da zoologia, pela paixão que tenho aos animais. Me formei em 2010, em 2011 passei no teste seletivo para professores do próprio curso e pude então praticar o que tinha aprendido durante os quatro anos. Hoje em 2013 estou cursando mestrado em zoologia na UFPR em parceria com a UNEMAT onde desenvolvo a pesquisa. Sem dúvidas o curso abre muitas portas para o sucesso profissional e pessoal.”

“Cursei Ciências Biológicas na UNEMAT de Tangará da Serra no período de 2002 a 2006 conquistando as habilitações de Bacharelado e Licenciatura. Sempre fui muito interessada e curiosa nos questões biológicas e logo nos primeiros semestres ingressei em um projeto de pesquisa no Laboratório de Citogenética. Durante os quatro anos de graduação, trabalhei três anos como bolsista de Iniciação Científica o que despertou o interesse em continuar os estudos e fazer um mestrado. Quatro meses após o término da graduação ingressei no curso de Mestrado em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Ilhéus na Bahia, onde também fiz o meu doutorado. Durante o doutorado tive a oportunidade de fazer um ano e meio de “doutoramento sanduíche” na Alemanha, o que foi um grande diferencial na minha formação enquanto profissional. Terminei o meu doutorado em março de 2013 e imediatamente ingressei no corpo docente do curso do qual um dia fui estudante. Esta experiência esta sendo muito edificante uma vez que o curso de Ciências Biológicas da UNEMAT proporcionou primeiros passos na minha formação de professora/pesquisadora.”

Iniciei o curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas no campus de Tangará da Serra no ano de 2004 e conclui o curso no ano de 2007. Durante a graduação, atuei com bolsista de iniciação científica durante 2 anos no projeto de pesquisa “Isolamento e Seleção de Fungos Entomopatogênicos Visando Controle de Cigarrinhas da Cana-de-açucar e das Pastagens” orientado pela prof.ª M.Sc. Patrícia Vieira Tiago e financiado pela FAPEMAT. Logo após a conclusão do curso, fui aprovado em curso público como professor da educação básica de Mato Grosso/SEDUC, para ministrar aulas de Biologia no ensino médio. No ano de 2008 fui aprovado no mestrado em Ciências Ambientais da UNEMAT e conclui minha pesquisa da dissertação no ano de 2010. Com a titulação de mestrado, tive oportunidade de atuar como professor substituto no campus de Tangará da Serra no ano de 2010, ministrando aulas para o curso de Ciências Biológicas e Agronomia. Atuei também como professor no ensino superior na Instituição Juinense de Ensino Superior durante um ano e meio. Atualmente estou cursando doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desenvolvendo meu projeto da tese com o tema “Biodegradação de contaminantes ambientais por fungos filamentosos da Amazônia”, visando biorremediação de ambientes contaminados. Enfim, posso disser com toda certeza, que o curso de Ciências Biológicas do campus Tangará da Serra e UNEMAT, deram a mim ótimas condições para que eu pudesse avançar como profissional nesta área e por isso sou muito grato aos professores e a Instituição.

Sou bióloga formada pela Unemat, campus de Tangará da Serra. Entrei na graduação no ano de 2005 e me formei em 2009. Durante quatro anos e meio esta Universidade contribuiu não somente para minha formação intelectual e profissional, mas também pessoal. Amadureci em uma série de aspectos, me desenvolvi em diversas áreas e graças a isso consegui posteriormente atuar em outros setores desse mesmo campus. Fui funcionária por um ano e professora por mais um ano e meio, até que então, prestei a seleção de mestrado para o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica da UFAM, na qual obtive ótima colocação e hoje atuo como mestranda, desenvolvendo meu trabalho de dissertação com genética de populações e filogeografia de Inia geoffrensis (boto rosa da Amazônia).

Fui aluno do curso de graduação em Ciências Biológicas da UNEMAT de Tangará da Serra no período de 2004/2-2008/1. Cursar Ciências Biológicas na UNEMAT/TGA me proporcionou realização pessoal, acadêmica e profissional. Além da oportunidade ímpar de poder conhecer e vivenciar ativamente a universidade em todos seus pilares (Pesquisa, Ensino e Extensão). Tive ainda oportunidade de participar do antigo Programa de Ciências AgroAmbientais, do começo do movimento estudantil do campus UNEMAT/TGA e do Centro Acadêmico de Biologia, idealizei a primeira Semana Acadêmica de Biologia da UNEMAT/TGA (SABIO).
Durante a graduação fui integrante de três grandes projetos de pesquisa realizados em parceria pela UNEMAT e UFV. Fui bolsista de Iniciação Científica por duas vezes e estagiário voluntário de diversos outros projetos. Integrar esses projetos de pesquisas me permitiu conhecer, estudar e publicar sobre a biodiversidade de três dos mais ricos e diversos Biomas do mundo (Pantanal, Cerrado e Amazônia). Através destes projetos pude estreitar relações com pesquisadores de uma das melhores instituições de ensino do país, a Universidade Federal de Viçosa, onde cursei mestrado em Biologia Animal sob a orientação do Professor Jorge Dergam. A experiência adquirida em expedições a campo durante graduação me permitiu ingressar em outros projetos, bem como conhecer e estudar outros Biomas Brasileiros e me especializar e ingressar no mercado de trabalho como consultor ambiental. Atualmente sou sócio-proprietário do Instituto de Pesquisa em Fauna Neotropical – IPEFAN, uma empresa de consultoria ambiental.
Atualmente continuo desenvolvendo minha carreira acadêmica e atualmente sou pesquisador colaborador do Museu de Zoologia da UFV, do Laboratório de Sistemática Molecular de Vertebrados UFV, do Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva da UFV/CRP e do Laboratório de Biologia Geral – CPEDA/UNEMAT. E como o bom filho a casa torna recentemente a UNEMAT me deu a oportunidade de realização do doutorado em projetos realizados em parceria UNEMAT – UFV.