Com o título “Inclusão, Inovação e cooperação”, a primeira edição da Semana Pedagógica Integrada da Unemat teve início na noite desta quarta-feira (7) com atração cultural e palestra. O evento está sendo realizado no Centro Cultural de Tangará da Serra, a partir das 19h00, e se estende a próxima sexta-feira (8). O seu intuito é de integrar os segmentos de estudantes, professores e técnicos, assim possibilitando para a nova diretoria do campus (gestão 2019-22) um melhor relacionamento tanto com a comunidade academica quanto com a externa.

Na abertura, às 19h00, o auditório com mais de 300 pessoas assistiu uma apresentação musical e teatral do projeto de extensão Poesia, Corpo & Cordas, com uma encenação e declamação poética da professora Marta Cocco, Assessora de Cultura, e uma apresentação musical do professor Everton Barbosa, Assessor Pedagógico, acompanhado de sua banda. Foram cantados diversos sucessos da música popular brasileira, numa intervenção cultural que buscou registrar um protesto à tragédia ambiental ocorrida em Brumadinho, Minas Gerais. A plateia foi ao delírio com as apresentações dos professores, que ficaram responsável pela programação cultural do evento. Uma noite de grande efervescência cultural.

Depois das atrações culturais, a equipe de cerimonial, conduzida pelo servidor Antônio Nascimento, deu continuidade ao evento, anunciando a mesa de autoridades. Na ocasião, formaram a mesa o representante da Câmara Municipal, o vereador Sebastian Ramos, o diretor Político Pedagógico e Financeiro do campus, Raimundo França, e a Diretora da Unidade Regionalizada Administrativa do campus, Carolina Camarço.

Entre os pronunciamentos da mesa oficial, o vereador Sebastião Ramos enalteceu a programação cultural e o tema do evento. “Sinto-me orgulhoso de participar de um evento desta importância. Um evento que mostra a criatividade da universidade diante do estado de calamidade financeira vivido pelo estado de Mato Grosso”, analisou o vereador. Enquanto o professor Raimundo cumprimentou todos os organizadores do evento. “Quero parabenizar a diretoria, a supervisão e todos que contribuíram para a realização deste evento”.

Por fim, a palestra do psicólogo Euler Sacramento, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), encerrou a noite, com dinâmicas de interação de grupo e uma análise dos novos desafios de aprendizagem em tempo de tecnologias e redes sociais. O tema da palestra do jovem psicólogo foi “O desafio de ensinar para as novas gerações”. Segundo Euler, para a educação é preciso compreender os perfis das novas gerações. “Realmente o professor tem que participar, tem que pensar: qual é o meu papel nesse universo do século 21, diante das tecnologias… Vou continuar com a mesma metodologia?”, analisa Euler em tom reflexivo.

No encerramento da primeira noite teve um coffee break, com chás, cafés e biscoitos, no saguão do Centro Cultural. Lá a comunidade acadêmica confraternizou-se, marcando simbolicamente o reinício das atividades do calendário acadêmico da Unemat em 2019.

Sobre a Semana Pedagógica Integrada

A Semana Pedagógica da Unemat Tangará está sendo realizado no Centro Cultural até a próxima sexta-feira (8), com inscrição gratuita e aberta para toda a comunidade.  Na quinta-feira (7) vai ter a palestra “Desafios para uma educação inclusiva”, com a professora Idalina Meurer (CEFAPRO), depois as palestras “Universidade, sociedade/mercado – caso finlandês”, com a professora Elisângela Barbosa (IFMT/Cuiabá), e  “Inovação e Tecnologia”, com o professor Rogério Nunes (Unemat/Secitec).  Já na sexta-feira (8) vai haver uma mesa apresentando as novas resoluções para os cursos de graduação, apresentação das ações da Diretoria Administrativa, um espaço para o Diretório Central dos Estudantes, com a presença do estudante Aluizian Fernandes (presidente do DCE Tangará), um balanço financeiro do orçamento do campus e uma exposição do quadro de recursos humanos do campus.