Iniciou suas atividades quinta-feira, 23 de junho, com o pesquisador Dr. Gustavo Schiedeck (EMBRAPA), sobre “Minhocultura: dicas para o manejo e aproveitamento de resíduos orgânicos” “Diversidade e papel ecológico de minhocas: manejo adequado para a agricultura familiar de base ecológica” na CME Marechal Cândido Rondon, Assentamento Antônio Conselheiro. Também nessa escola estiveram presentes os professores pesquisadores José Roberto Rambo, Decio Schaffer e Aguida Gomes de Abreu com o objetivo de “Apresentar a UNEMAT e os cursos de Agronomia e Engenharia Civil com atividades lúdicas de Física.”

Na UNEMAT, Schiedeck comtemplou a “Adubação orgânica de base ecológica: reflexões para o manejo apropriado” e “Reflexões sobre cultura, saberes e ciência: a incrível história da Tagetes minuta”

Na UNEMAT, segunda-feira, dia 27 de junho, continuam as atividades com a comunidade e professores pesquisadores externos Malu Fragoso (UFRJ) “Arte e sustentabilidade” (14 horas), Leonice Mourad (UFSM) “Ensino, pesquisa e extensão a partir de uma universidade socialmente referenciada: uma celebração por uma educação emancipatória” (15:30), Olga Kisseleva ( Universidade de Paris 1, Pantheon-Sorbonne) “Projeto EDEN” (19 horas) e Julieta Zurita (Universidad Mayor de San Simon) “Ferramentas e estratégias para a educação intercultural”. Ainda na segunda-feira acontecerá a entrega dos Kits pedagógicos para as escolas do Território Indígena Utiariti e Tirecatinga do município de Sapezal.

Essas são atividades do Projeto de Rede Internacional Terra como Princípio Educativo financiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) e coordenado pelas professoras Marinez Cargnin (UNEMAT/ Campus Universitário Prof. Eugênio Carlos Stieler) e pela professora Maurice Campos de Moraes (UFMT/LIQUIDA, Departamento de Química.

O projeto foi pensado como uma proposição do Coletivo da Terra, um coletivo de professores e lideranças indígenas, quilombolas e do campo articulados a professores de diferentes universidades do Brasil, Colômbia e Bolívia. As ações dos projetos estão voltadas para as escolas da Educação Básica do campo, quilombo e indígenas de Mato Grosso e tem o objetivo de fortalecer e valorizar no contexto da educação escolar o diálogo e o respeito aos saberes tradicionais e promover a criação de redes de apoio e pesquisa acadêmica e científica.

O Núcleo de Atividades, Estudos e Pesquisa sobre Educação, Ambiente e Diversidade (NEED/UNEMAT) desde 2016, desenvolve o projeto em Rede Internacional ‘Terra como Princípio Educativo’. Essa rede de pesquisa conta com a participação de pesquisadores da própria UNEMAT, da UFMT, além da Universidad de Antioquia (UdeA), de Medelín, e da Pontificia Universidad Javeriana, de Cali, ambas na Colômbia.

A ideia de pensar o projeto em rede se dá desde uma perspectiva colaborativa e tem o objetivo de criar e fortalecer espaços de formação e investigação científico e pedagógica que promovam e valorizem os modelos de educação escolar baseados no respeito e na valorização das culturas e povos tradicionais.