Submissão de propostas seguem até 10 de agosto

Por Danielle Tavares

O objetivo da Chamada de Propostas 003/2022- Iniciativa Amazônia +10 é apoiar pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. A data limite de submissão das propostas é dia 10 de agosto.

Iniciativa Amazônia +10 é um programa de desenvolvimento de Ciência, Tecnologia & Inovação construído pelas Fundações de Amparo à Pesquisa signatárias, organizada no âmbito do Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais (Confap), com o intuito de promover ações de CT&I que sejam úteis e convergentes para o fortalecimento de ações concretas, em âmbito regional mas com potencial de replicação.

Os estudos apoiados no âmbito desta iniciativa deverão avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região propondo soluções de adaptação baseadas na comunidade, ou seja, desenvolvida conjuntamente com a população local, de forma a prioritariamente beneficiar e promover o bem-estar das populações da região de forma consistente e a longo prazo.

A participação de formuladores de políticas públicas e investidores públicos e privados será incentivada em todos os projetos.

EIXOS PRIORITÁRIOS DE PESQUISA

Nesta Chamada serão recebidas propostas que apresentem pesquisas científicas que contribuam para a resolução de problemas considerados prioritários para o avanço do desenvolvimento sustentável na região, tendo os seguintes eixos norteadores:

  1. Territórios como infraestrutura e logísticas que facilitam o desenvolvimento sustentável em dimensão multiescalar;
  2. Povos da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas;
  3. Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazônidas.

COLABORAÇÃO EM PESQUISA

Cada proposta deve ter, pelo menos, Pesquisadores Responsáveis de três estados das FAPs que aderiram a essa chamada, sendo que um deles deve ser obrigatoriamente vinculado a instituições de ensino superior e/ou pesquisa, ou ainda de empresas, com sede nos estados da Região Amazônica (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso).

Participam dessa chamada de propostas as Fundações de Amparo à Pesquisa dos seguintes estados brasileiros: AL, AM, AP, DF, ES, GO, MA, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RS, SC e SP.

Cada proposta deve ser constituída por um único Projeto de Pesquisa preparado conjuntamente pelos proponentes e por documentos específicos exigidos pelas FAPs dos respectivos estados participantes do projeto.

Cada proposta deve ser submetida à todas as FAPs dos respectivos estados que estão participando do projeto, sempre pelo pesquisador responsável em cada estado. Somente propostas submetidas a todas as FAPs envolvidas no projeto serão analisadas.

No caso de Mato Grosso, as proposta devem ser submetidas através do SigFapemat no edital Intitulado “Chamada CONFAP 003-2022 – Amazônia +10”. Esta chamada está disponível no perfil de todos os pesquisadores cadastrados no SigFapemat.

Saiba mais: http://www.fapemat.mt.gov.br/-/22335600-iniciativa-amazonia-10

(Foto: Design Unemat)