A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) publicou hoje o edital de seleção para concessão de Auxílio-Moradia e Auxílio-Alimentação para estudantes de baixa renda. As inscrições iniciam na quarta-feira, dia 20 de fevereiro, e vão até o dia 6 de março.

Exclusivo para os alunos com comprovada vulnerabilidade socioeconômica dos cursos de oferta contínua da Instituição, o benefício é de 280 reais para Auxílio-Moradia e 200 reais para Auxílio-Alimentação. Os auxílios são distribuídos proporcionalmente ao número de cursos dos câmpus, com a finalidade de contribuir para a permanência dos estudantes na graduação.

Ao todo, a Unemat oferta 770 auxílios, sendo 385 para Moradia e 385 para Alimentação.

São ofertados 28 auxílios em cada categoria no Câmpus Universitário de Alta Floresta, totalizando 56 auxílios. O Câmpus Universitário de Alto Araguaia e o Núcleo de Rondonpopolis recebem 10 de cada, totalizando 20. Barra do Bugres recebe o total de 74 auxílios. Cáceres recebe 80 Auxílios-Moradia e 80 Auxílios-Alimentação, totalizando 160. Colíder recebe 6, Diamantino recebe 56, Juara receberá 28 auxílios, Nova Mutum será beneficiado com 44, Nova Xavantina com 54, Pontes e Lacerda com 38, Sinop com 118 e Tangará da Serra com 116. Os recursos dos Auxílios são provenientes da previsão orçamentária da Unemat.

Os candidatos podem pleitear os dois auxílios, desde que não possuam qualquer outra modalidade de bolsa ou estágio remunerado oferecido pela Unemat ou agências externas de fomento.  Os discentes que já possuam alguma bolsa poderão concorrer a apenas uma modalidade, Moradia ou Alimentação.

Entre as exigências para concorrer aos auxílios estão não ter concluído outro curso de graduação; possuir renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo e meio; e não possuir vínculo empregatício. Para o Auxílio-Moradia ainda são exigidos não residir em moradia estudantil; comprovar despesas com moradia na cidade onde estuda e ser de família residente ou domiciliada em município diferente do câmpus onde está matriculado, ou ainda residir em área rural, podendo ser no mesmo município, desde que não haja acesso por transporte coletivo.

As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de março, com o preenchimento do Formulário Socioeconômico no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que pode ser acessado clicando aqui.

Os candidatos passarão por três etapas de seleção: o preenchimento do formulário socioeconômico, análise de documentação comprobatória e entrevista. A banca de seleção será composta por três avaliadores, sendo um do segmento discente.

O resultado final será divulgado no dia 8 de abril. A listagem será publicada de acordo com as vagas oferecidas para cada câmpus, ordenados em sequência decrescente de pontuação. Os alunos que obtiverem resultado ‘Aprovado’ serão convocados. Os que obtiverem resultado ‘Classificado’ comporão o cadastro de reserva em cada câmpus. Serão desclassificados os candidatos que não atendam às exigências do Edital.

Todas as informações assim como o cronograma de atividades da Seleção estão disponíveis no Edital Nº 001/2019/Prae, que pode ser acessado clicando aqui.