O CURSO DE JORNALISMO

Por que escolher o curso de Jornalismo?

Escrever e narrar. Viajar e apresentar lugares fantásticos. São algumas das possibilidades que o campo jornalístico coloca diante dos profissionais formados. É sempre assim. Um personagem dá vida aos acontecimentos jornalísticos no jornal impresso ou digital, nos noticiários do rádio ou da televisão. Num cenário ampliado pela Internet, a força do Jornalismo ganha dimensões globais. O Curso de Jornalismo da Unemat de Tangará da Serra tem uma longa história, tendo formado sua primeira turma em 2006 na cidade de Alto Araguaia. Formou também uma turma especial em Alta Floresta entre os anos de 2013 e 2016. Está em Tangará da Serra desde 2017

O que faz um Jornalista?

Compreende-se o jornalista profissional com formação universitária cuja desenvoltura intelectual alia sensibilidade cidadã e habilidade com as novas linguagens das mídias. Um profissional apto a compreender a complexidade e o pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas – unindo  fundamentos teóricos e conhecimentos técnicos especializados. O jornalista pode atuar com reportagens para os diversos segmentos jornalísticos a partir da produção de reportagens, com comunicação institucional, assessoria de imprensa, jornalismo digital ou fotojornalismo. Atualmente, outros mercados crescem para absorver jornalistas para o planejamento estratégico para jornalismo digital, para mídias sociais e checagem de veracidade de declarações e fatos. Muitos profissionais ainda atuam com jornalismo freelancer para veículos convencionais ou independentes.

O que estuda?

A organização curricular valoriza o equilíbrio e a integração entre teoria e prática por meio da articulação do diálogo entre os conteúdos básicos e específicos, os fundamentos e especificidades do campo profissional na interface com o campo de conhecimento do Jornalismo. Esse percurso se dá pelas etapas formativas que percorrem os quatro anos de formação – fundamentos, teorias, práticas e síntese – e seis formativos: fundamentação humanística, específica e contextual; formação profissional, aplicação processual e prática laboratorial – possibilitam o ensino dos componentes curriculares. Esse processo é sustentado pela árvore epistêmica do grupo de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura – em processo de renovação.

A matriz curricular é composta por disciplinas que envolvem questões éticas e do mercado de trabalho (Antropologia, Sociologia, Filosofia, Psicologia, Língua Portuguesa, Teorias da Comunicação e do Jornalismo). Somam-se a estas as disciplinas de Formação Processual, Profissional e Laboratorial: Jornalismo impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Assessorias de Imprensa, Oficina de Textos, Fotojornalismo. Tanto o Estágio Supervisionado quanto o Trabalho de Final de Curso são disciplinas obrigatórias que apresentam diferencial ao curso.

Área de atuação / Mercado de trabalho

O Jornalista pode atuar nos campos clássicos de atuação (veículos de comunicação) e nas áreas mais recentes que requerem a produção de informação para aparelhos móveis (celulares, tablets). As áreas mais fortes são:

  • Empresas jornalísticas e emissoras de rádio e televisão – da produção à reportagem;
  • Comunicação digital – produção de notícias para a Internet e mídias digitais;
  • Comunicação institucional – em departamentos de comunicação de empresas públicas e privadas;
  • Assessoria de Imprensa e de Comunicação para entidades profissionais liberais, empresas diversas e organismos de classe e entidades não governamentais;
  • Gestão de pessoas e projetos em empresas e instituições;
  • Empresas jornalísticas como empreendedores;
  • Realização de trabalhos de divulgação científica, mercadológica e cultural;
  • Mercado editorial;
  • Institutos de pesquisa, entidades de classe, associações, sindicatos;
  • Social media;
  • Freelance com produção de reportagens e outros trabalhos para a mídia convencional e/ou independente.
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