MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS
DISCIPLINAS POR FASES (SEMESTRES)
Disciplina | Pré-requisito |
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Estudos Literários: Textos Fundamentais da Literatura I | – |
Estudos Literários: Textos Fundamentais da Literatura II | – |
Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos I | – |
Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos II | – |
Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase na Leitura | – |
Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase em Compreensão Oral | – |
– | |
– |
Disciplina | Pré-requisito |
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Estudos Literários: Teoria Literária I | – |
Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia | – |
Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase em Fonética e Fonologia | – |
Linguística: Introdução aos Estudos da Linguagem | – |
Filosofia | – |
Sociologia | – |
– |
Disciplina | Pré-requisito |
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Estudos Literários: Teoria Literária II | Estudos Literários: Teoria Literária I |
Língua Portuguesa: Morfologia I | – |
Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase em Morfologia | Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase em Fonética e Fonologia |
Linguística Geral | – |
Psicologia | – |
Metodologia e Técnica de Pesquisa | – |
Disciplina | Pré-requisito |
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Estudos Literários: Literatura Juvenil | – |
Língua Portuguesa: História da Língua Portuguesa | – |
Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase em Sintaxe | Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase em Morfologia |
Língua Portuguesa: Sintaxe I | – |
Sociolinguística | – |
Organização e Políticas Educacionais I | – |
Disciplina | Pré-requisito |
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Estudos Literários: Literaturas de Língua Portuguesa I | – |
Introdução ao Estágio Curricular Supervisionado (ter cursado 50% da carga horária do curso) | – |
Língua Portuguesa: Semântica e Pragmática | – |
Língua Portuguesa: Sintaxe II | Língua Portuguesa: Sintaxe I |
Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase em Produção Oral | – |
Análise do Discurso e Ensino | – |
Didática | – |
Disciplina | Pré-requisito |
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Estudos Literários: Literaturas de Língua Portuguesa II | – |
Estágio Curricular Supervisionado – Língua Portuguesa e Literatura I | Introdução ao Estágio Curricular Supervisionado |
Estágio Curricular Supervisionado – Língua Espanhola I/Língua Inglesa I | Introdução ao Estágio Curricular Supervisionado |
Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase em Produção Escrita | Língua Espanhoa/Língua Inglesa: Ênfase em Morfologia |
Eletiva I | – |
TCC I (ter cursado 50% da carga horária da matriz) | – |
Disciplina | Pré-requisito |
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Estudos Literários: Literaturas de Língua Portuguesa III | – |
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura II | Estágio Curricular Supervisionado – Língua Portuguesa e Literatura I |
Estágio Curricular Supervisionado – Língua Espanhola I/Língua Inglesa II | Estágio Curricular Supervisionado – Língua Espanhola I/Língua Inglesa I |
Literaturas de Língua Espanhola I/Literaturas de Língua Inglesa I | – |
Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Estrangeira | – |
Disciplina | Pré-requisito |
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Estudos Literários: Literaturas de Língua Portuguesa IV | – |
Eletiva II | – |
Eletiva III | – |
Literaturas de Língua Espanhola II/Literaturas de Língua Inglesa II | Literaturas de Língua Espanhola I/Literaturas de Língua Inglesa I |
Linguagem e Tecnologia | – |
TCC II | – |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | – |
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS
Utilize os botões abaixo para fazer o download do Projeto Pedagógico atualizado do Curso de Licenciatura em Letras, das ementas e referências bibliográficas de todas as disciplinas do curso, e/ou da matriz curricular anterior à atual.
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
Leitura e produção de textos verbais, não-verbais impressos e digitais, a partir das perspectivas sociointeracionista e discursiva da linguagem, contemplando análise textual, escrita e reescrita de diferentes gêneros textuais nas mais diversas esferas enunciativas e de variedades linguísticas. Fundamentos da produção do texto: estrutura, organização, paragrafação, coerência, coesão, argumentação. Apresentação dos instrumentos linguísticos (dicionário e gramática).
Leitura e produção de textos verbais, não-verbais impressos e digitais, a partir das perspectivas sociointeracionista e discursiva da linguagem, contemplando análise textual, escrita e reescrita de diferentes gêneros textuais nas mais diversas esferas enunciativas e de variedades linguísticas. Fundamentos da produção do texto: estrutura, organização, paragrafação, coerência, coesão, argumentação. Apresentação dos instrumentos linguísticos (dicionário e gramática).
Formação e história da língua portuguesa. Estudo diacrônico dos aspectos fonéticofonológicos, morfológicos, sintáticos, lexicais e discursivos do português. Gramática e constituição da língua portuguesa. Gramaticalidade e uso da língua, a partir de fenômenos do português brasileiro.
Fonética articulatória: o aparelho fonador; descrição dos segmentos consonantais e vocálicos do português. Relações entre Fonética e Fonologia. Fonologia: descrição da fonologia do português, fonemas e alofones. A estrutura silábica e o acento em português; modelos de análise fonológica. Fenômenos linguísticos do português brasileiro. Fonética e Fonologia e sua relação com o ensino de língua.
Estudos de morfologia nas gramáticas normativas (estrutura, formação e classificação das palavras). Morfologia flexional e derivacional do português. Processos neológicos, morfofonêmicos e morfossintáticos do português brasileiro. Morfologia e ensino de língua.
Estudo crítico das funções sintáticas e suas relações no período simples: visão panorâmica da organização morfossintática do período simples em língua portuguesa; Sintagmas: nominal, verbal, adjetival, preposicional; a função dos termos da oração segundo tradição gramatical e os usos não contemplados pela NGB; aspectos gramaticais e discursivos corelacionados: ordem dos constituintes e funções discursivas (tópico, foco); visão sintáticodiscursiva dos pronomes; sintaxe de regência e de concordância. Sintaxe e ensino de língua
Estudo crítico das funções sintáticas e suas relações no período composto: reflexão sobre a organização dos processos de coordenação e subordinação nas gramáticas normativas; a função dos sequenciadores e seu papel sintático-semântico no texto: coesão e coerência; reflexos da organização sintático-funcional do período composto no sistema de pontuação; sintaxe de regência e de concordância. Transposição didática dos conteúdos relacionados à sintaxe nos anos iniciais e finais da educação básica.
Estudos da significação das palavras. Semântica lexical: as relações de sentido (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia). Relações gráficas e fonéticas (homonímia, homografia, homofonia e paronímias). Os atos de fala. Teoria da enunciação. Teoria polifônica da enunciação. Análise de fenômenos semânticos da língua portuguesa, através das dimensões pragmáticas, enunciativas e argumentativas. Semântica e ensino de língua.
Elaboração de projetos de trabalhos de conclusão de curso
Orientação, elaboração e apresentação do trabalho de conclusão de curso.
Breve histórico dos estudos linguísticos. Visão geral sobre linguagem e as línguas. Questões gerais sobre a linguística histórica, mudança linguística, gramática e ensino (visão normativa e explicativa).
A linguística saussureana no contexto científico do século XX. O funcionalismo na linguística. Teoria da Enunciação e Interação Verbal.
Língua, cultura e sociedade. A diversidade linguística e políticas de línguas. Variação linguística e ensino. Aspectos dialetológicos.
Fundamentos teóricos da Análise do Discurso de origem francesa. Sentido e interpretação em diversas práticas discursivas. Campo conceitual da Análise do Discurso e o cotidiano escolar.
Multiculturalidade e multilinguagens na aula de língua estrangeira. Metodologias e abordagens sobre o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Problemáticas acerca do material didático. Mediação tecnológica nas práticas de ensino de língua estrangeira.
Estudo das práticas discursivas na comunicação mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação: aspectos sociais, cognitivos e históricos. Análise crítica de modelos pedagógicos de educação virtual.
Desenvolvimento de habilidades para produção de leitura do texto literário e leitura de obras fundamentais dos gêneros épico e dramático.
Desenvolvimento de habilidades para produção de leitura do texto literário e leitura de obras fundamentais do período medieval e moderno. Leitura da narrativa curta contemporânea.
Estudo do fenômeno literário. A lírica. A imagem poética. As figuras de palavras, de som e de pensamento. Leitura e análise de textos poéticos.
As formas literárias em prosa. Teoria da narrativa e do drama: conceitos. Introdução a correntes teóricas da análise da narrativa. Estudo dos elementos composicionais da narrativa e do drama. Análise de textos.
Estudo de obras das Literaturas de Língua Portuguesa em poesia. Leitura e análise de autores, obras e estilos de época em Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africana com ênfase no período colonial, na formação do nacionalismo literário e no Séc. XIX.
Estudo de obras das Literaturas de Língua Portuguesa em prosa. Leitura e análise de autores, obras e estilos de época em Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africana com ênfase no período colonial, na formação do nacionalismo literário e no Séc. XIX.
Estudo de obras das Literaturas de Língua Portuguesa em poesia. Leitura e análise de autores, obras e estilos de época em Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africana com ênfase no Séc. XX, sob a perspectiva das rupturas com o colonialismo e seus desdobramentos.
Estudo de obras das Literaturas de Língua Portuguesa em prosa. Leitura e análise de autores, obras e estilos de época em Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africana com ênfase no Séc. XX, sob a perspectiva das rupturas com o colonialismo e seus desdobramentos.
Historicidade da Literatura Infanto-juvenil brasileira. A tradição popular: a presença do folclore e da oralidade. Literatura e performance: gêneros orais e gestualidade. O Clássico em adaptação e transcriação. Critérios de seleção e avaliação de textos infanto-juvenis. Leitura do livro de imagem: a importância da ilustração. A recepção estética e a ludicidade. Formação de leitores. Literatura de massa. Histórias em quadrinhos e Animação. O fantástico, o maravilhoso e o estranho na literatura juvenil.
Foco no desenvolvimento da habilidade de leitura em língua espanhola, ferramentas linguísticas (uso do dicionário, ferramentas digitais, gramática, entre outros), ampliação e desenvolvimento de conhecimentos sistêmico, da organização textual e de mundo e da competência comunicativa do aprendiz de forma a possibilitar a inserção e participação comunicativa em relação aos gêneros que permeiam sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Foco no desenvolvimento da habilidade de compreensão auditiva em Língua Espanhola. Ampliação e desenvolvimento dos conhecimentos sistêmico, da organização textual e de mundo, e da competência comunicativa do aprendiz, de forma a possibilitar sua inserção e participação comunicativa em relação aos gêneros orais que permeiam sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Consolidação da compreensão e produção de gêneros textuais orais e escritos por meio de funções sociais e estruturas simples da língua com foco em fonética e fonologia, atendendo as especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da Língua Espanhola.
Estudo sistemático de alguns aspectos da morfologia da língua espanhola, com ênfase na análise crítica de padrões responsáveis pela formação de palavras, a partir de uma perspectiva histórico-discursiva. Aprimoramento das quatro habilidades: produção escrita e oral; compreensão auditiva e leitora, com ênfase nos aspectos morfológicos da Língua Espanhola.
Estudo sistemático de alguns aspectos da sintaxe subjacente à estrutura e comportamento gramatical da língua espanhola, a partir de uma perspectiva discursiva. Aperfeiçoamento das competências e habilidades em língua espanhola com ênfase no estudo da sintaxe.
Foco no desenvolvimento de habilidades e estratégias para comunicação oral em Língua Espanhola. Ampliação e desenvolvimento dos conhecimentos sistêmico, da organização textual e de mundo, e da competência comunicativa do aprendiz, objetivando facilitar a produção oral de gêneros que permeiam sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Foco no desenvolvimento da habilidade de escrita em Língua Espanhola. Ampliação e desenvolvimento dos conhecimentos sistêmico, da organização textual e de mundo, e da competência comunicativa do aprendiz, objetivando facilitar a produção escrita de gêneros que permeiam sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Panorama linguístico, cultural e histórico da Espanha Medieval. Estudo das principais manifestações literárias espanholas medievais, renascentistas, barrocas e neoclássicas visando o desenvolvimento do conhecimento literário, bem como o conhecimento da história e evolução da língua e da cultura espanhola.
Estudo de produções culturais e literárias da América Hispânica anteriores aos processos de conquista. Panorama da literatura da América Hispânica desde o período da conquista até momentos posteriores à independência (época do romantismo, realismo e naturalismo), visando à compreensão dos processos de formação da literatura e da cultura.
Foco no desenvolvimento da habilidade de leitura em Língua Inglesa, ferramentas linguísticas (uso do dicionário, ferramentas digitais, gramática, entre outros), ampliação e desenvolvimento de conhecimentos sistêmico da organização textual e de mundo e da competência comunicativa do aprendiz de forma a possibilitar a inserção e participação comunicativa em relação aos gêneros que permeiam sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Foco no desenvolvimento da habilidade de compreensão auditiva em Língua Inglesa. Ampliação e desenvolvimento dos conhecimentos sistêmico, da organização textual e de mundo, e da competência comunicativa do aprendiz, de forma a possibilitar sua inserção e participação comunicativa em relação aos gêneros orais que permeiam sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Consolidação da compreensão e produção de gêneros textuais orais e escritos por meio de funções sociais e estruturas simples da língua com foco em fonética e fonologia, atendendo as especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da Língua Inglesa.
Estudo sistemático de alguns aspectos da morfologia da língua inglesa, com ênfase na análise crítica de padrões responsáveis pela formação de palavras, a partir de uma perspectiva histórico-discursiva. Aprimoramento das quatro habilidades, com ênfase nos aspectos morfológicos da língua.
Estudo sistemático de alguns aspectos da sintaxe subjacente à estrutura e comportamento gramatical da língua inglesa, a partir de uma perspectiva discursiva. Aperfeiçoamento das competências e habilidades, com ênfase no estudo da sintaxe.
Foco no desenvolvimento de habilidades e estratégias para comunicação oral em Língua Inglesa. Ampliação e desenvolvimento dos conhecimentos sistêmico, da organização textual e de mundo, e da competência comunicativa do aprendiz, objetivando facilitar a produção oral de gêneros que permeiam sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Foco no desenvolvimento da habilidade de escrita em Língua Inglesa. Ampliação e desenvolvimento dos conhecimentos sistêmico, da organização textual e de mundo, e da competência comunicativa do aprendiz, objetivando facilitar a produção escrita de gêneros que permeiam sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Estudo dos principais expoentes das literaturas de língua inglesa e as respectivas contextualizações históricas e socioculturais de suas obras, até o século XIX.
Estudo dos principais expoentes das literaturas multiétnicas de língua inglesa e as respectivas contextualizações históricas e socioculturais de suas obras, englobando o período entre o fim do século XIX até o presente.
Análise do processo ensino-aprendizagem nos Ensinos Fundamental e Médio. O estágio na formação docente. Reflexão da relação professor-aluno. Concepções de linguagem e sua relação com o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. Estudo da prática pedagógica, planejamento, elaboração, execução e avaliação de atividades de ensino.
Observação, monitoria, vivência, pesquisa e análise crítica dos processos didáticopedagógicos e de gestão que ocorrem na escola e/ou em outros espaços educativos. Planejamento, seleção e organização de conteúdos, estratégias de ensino, recursos didáticos e critérios e procedimentos de avaliação, na elaboração de planos de aula. Elaboração de material didático. Prática de ensino em aulas de língua portuguesa e literatura no ensino fundamental II.
Observação, monitoria, vivência, pesquisa e análise crítica dos processos didáticopedagógicos e de gestão que ocorrem na escola e/ou em outros espaços educativos. Planejamento, seleção e organização de conteúdos, estratégias de ensino, recursos didáticos e critérios e procedimentos de avaliação, na elaboração de planos de aula. Elaboração de material didático. Prática de ensino em aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio.
Observação diagnóstica da prática docente e dos elementos constitutivos do sistema de organização e gestão da escola. Monitoria. Planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos. Seminários de Socialização. Orientação para o Estágio Curricular Supervisionado de Língua Espanhola II, etapa de regência.
Execução da Ação Didático-Pedagógica de regência com alunos da Educação Básica, como forma de vivenciar na prática os conteúdos estudados em sala de aula e no Estágio Curricular Supervisionado de Língua Espanhola I, bem como sua inter-relação com o conjunto mais amplo que caracteriza essa etapa da educação.
Observação diagnóstica da prática docente e dos elementos constitutivos do sistema de organização e gestão da escola. Monitoria. Planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos. Seminários de Socialização. Orientação para o Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa II, etapa de regência.
Execução da Ação Didático-Pedagógica de regência com alunos da Educação Básica, como forma de vivenciar na prática os conteúdos estudados em sala de aula e no Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa I, bem como sua inter-relação com o conjunto mais amplo que caracteriza essa etapa da educação.
A passagem do mito à filosofia. Problemas da filosofia na tradição da antiguidade clássica; na tradição judaico-cristã medieval e; na modernidade. Temas da filosofia contemporânea: ética e direitos humanos; estética e linguagem.
O surgimento da Sociologia como uma ciência que analisa os problemas da sociedade industrializada. As principais análises sociológicas, seus pensadores clássicos e conceitos: Comte, Weber, Marx, Dürkheim. A Sociologia no Brasil e suas contribuições para a compreensão da formação da sociedade brasileira. O fenômeno da globalização no processo de organização da sociedade e suas implicações. Contribuições da Sociologia para a compreensão do espaço escolar e dos processos educacionais no caso do Mato Grosso. Análises sociológicas sobre o campo da cultura, sobre a produção linguística e literária no contexto regional e global.
Psicologia e a delimitação de seu objeto. Principais conceitos das diferentes perspectivas de ser humano na Psicologia. Estudo de processos psicológicos básicos. Modelos teóricos que servem de base para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem: Skinner, Freud, Piaget, Vigotsky, Wallon, Lacan. Implicações das teorias da Psicologia na escolarização do Ensino Fundamental e Médio com ênfase no ensino da linguagem. Aprendizagem na contemporaneidade.
As diferentes concepções que permeiam a educação escolarizada. O papel da escola em diferentes contextos. O fazer pedagógico na escola na sua dimensão política, técnica e sociocultural. O processo de ensino constituído pelo seu conteúdo programático, bibliografia utilizada, métodos, formas organizativas, atividades docentes e discentes, e diretrizes norteadoras deste processo. Análise e levantamento de problemas educacionais que surgem no âmbito da prática de ensino. As articulações entre teoria e prática educativa. Reflexão crítica sobre a prática pedagógica. Currículo e ensino. Planejamento de ensino. Avaliação da aprendizagem.
Tipos e métodos de pesquisa. Normas da ABNT. Lei 9.610/98 – direitos autorais. A relação entre teoria e pesquisa como processo de constituição do conhecimento científico. Orientação para elaboração de projetos. Apresentação de portais de periódicos. Apresentação das linhas e dos grupos de pesquisa desenvolvidos no curso de Letras.
O Direito à Educação e as responsabilidades do poder público na Constituição Federal e nas demais legislações. Os sistemas nacional, estadual e municipal de ensino e o regime de colaboração. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: níveis, etapas e modalidades de ensino. Financiamento da Educação Básica Brasileira. Planos de Educação no Brasil: nacional, estadual e municipal. Diagnóstico dos planos: diretrizes, objetivos e metas.
Aspectos sócio-históricos, linguísticos e culturais da surdez. Modelos educacionais na educação de surdos. Histórico da Língua Brasileira de Sinais. Aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semântico-pragmáticos e discursivos da Língua Brasileira de Sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais. Noções espaciais, configuração de mão e expressões faciais. Educação bilíngue: ensino de português para surdos e ensino de LIBRAS. Noções de prática de docência em Libras. Noções de Tradução de Libras/Português e Interpretação de Português/Libras. Gramatização da Língua Brasileira de Sinais: dicionários e gramáticas. Legislação específica.
Estudo da história e classificação das línguas indígenas brasileiras, com ênfase em seus aspectos linguísticos e socioculturais, mostrando a sua importância para a educação escolar e para o fortalecimento político dos povos indígenas.
História da gramática. Concepções e tipos de gramáticas. Gramática normativa: revisão crítica de conceitos e noções. Reformas e acordos ortográficos. Funcionamento de aspectos gramaticais do português brasileiro. O ensino de gramática e os programas oficiais. A gramática no livro didático de língua materna. Elaboração de material didático.
Preposições: usos prescritos e inovações; queismo e dequeismo. Conjunções no funcionamento textual. Verbos: emprego canônico e fenômenos do português brasileiro; o funcionamento verbal em diferentes gêneros discursivos. Pronomes no funcionamento textual: quadro pronominal brasileiro. Criação lexical: regularidades, produtividade e funcionamento em diferentes gêneros discursivos. Estudos morfológicos nos manuais didáticos.
Reflexões sobre metodologia do ensino de leitura, interpretação textual, gramática e produção de gêneros textuais. Aquisição da linguagem e ensino de língua portuguesa. Formação do professor de língua portuguesa e suas implicações no ensino; práticas, métodos e técnicas de ensino de português como língua materna. Análise de material didático.
Estudo de fatores linguísticos, extralinguísticos e discursivos envolvidos nos processos de recepção, interpretação e produção de textos, levando em conta a diversidade linguística, a modalidade, os objetivos comunicativos e os gêneros discursivos.
Apresentação dos problemas fundamentais da Literatura Comparada desde as suas origens até as teorias contemporâneas, por meio de estudos de obras literárias dos países de língua oficial portuguesa. Natureza e função da literatura comparada.
Serão apresentadas as literaturas africanas de Língua Portuguesa, por meio da leitura de obras literárias nos vários gêneros, discutindo temas e tópicos relevantes, também será estudada a formação dos sistemas literários de Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Estudo de textos da pós-modernidade. Tradição e ruptura; literatura marginal.
leitura e análise de poemas, contos e romances produzidos em Mato Grosso a partir do século XX; movimentos literários em Mato Grosso
Estudo da narrativa em outros suportes: cinema, quadrinhos, mangás, animes, desenho animado e outros suportes/modalidades à escolha do docente. Características básicas e linguagens verbal, visual e teatral dessas produções para a composição da narrativa e recursos linguísticos utilizados para obtenção de sentido.
Estudo de aspectos morfológicos e sintáticos da Língua Espanhola. Estudo da gramática em uso considerando situações sociais específicas. Análise de classes de palavras e estruturas sintáticas.
Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, fala e compreensão oral, relacionadas a gêneros da esfera acadêmica em língua espanhola, tais como resenha, resumo, artigo científico, painel, comunicação em evento, palestra, mesa redonda, dentre outros.
Estudo da literatura produzida na América Hispânica desde o modernismo até a contemporaneidade, com ênfase nas relações entre os aspectos históricos, sociais, culturais e estéticos.
Estratégias de Leitura em língua espanhola. Compreensão e interpretação de textos em língua espanhola. Produção escrita em espanhol de textos tais como diálogos, descrições e narrações.
Estudo de aspectos morfológicos e sintáticos da Língua Inglesa. Estudo da gramática em uso considerando situações sociais específicas. Análise de classes de palavras e estruturas sintáticas.
Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, fala e compreensão oral, relacionadas a gêneros da esfera acadêmica em Língua Inglesa, tais como, resenha, resumo, artigo científico, painel, comunicação em evento, palestra, mesa redonda, dentre outros.
Estudo dos principais expoentes das literaturas multiétnicas de língua inglesa das últimas três décadas do século XX até o presente e as respectivas contextualizações históricas e socioculturais de suas obras.
Estratégias de Leitura em língua inglesa. Compreensão e interpretação de textos em língua inglesa. Produção escrita em inglês de textos tais como diálogos, descrições e narrações.
Pesquisa social. Pesquisa como princípio científico e educativo. Pesquisa na Educação. Pesquisa em Letras. Citações, notas de rodapé e os aspectos técnicos específicos para a realização de textos acadêmico- científicos. Projeto de pesquisa. Artigo científico. Monografia.
A questão da linguagem e do conhecimento na escola. A Educação, as relações étnicoraciais e o ambiente. Interdisciplinaridade e TICs. Projetos pedagógicos: Teoria e Prática.
Introdução às práticas de compreensão e produção em LIBRAS. Introdução ao sistema fonético e fonológico da LIBRAS. Introdução ao sistema morfológico da LIBRAS. Uso de expressões faciais gramaticais e afetivas.
Desenvolvimento sistemático das práticas de compreensão e produção em LIBRAS. Introdução ao sistema sintático da LIBRAS.
O Projeto Político Pedagógico teoria e prática no contexto escolar Currículo e a construção do conhecimento Democratização da Educação e a atuação de Profissionais da Educação e Alunos como sujeitos do processo educacional. A Gestão democrática e os conselhos de educação: Teoria e Prática.
O conhecimento antropológico e o diálogo existente entre a antropologia e ad educação. Em discussão: Cultura, diversidade e relativismo. Etnocentrismo e alteridade. As perspectivas evolucionistas, culturalista e funcionalista. Cultura e sociedade no Brasil. A antropologia na interface com a educação.
Logica e Filosofia da linguagem: proposição, sentido e significado. Linguagem, pensamento e realidade. Linguagem e comunicação. Linguagem e representação estética.
Psicologia e suas contribuições acerca da articulação entre culturas, linguagens, ideologias, identidades. Educação como fenômeno e processo social. O conceito de linguagem em teóricos como Benveniste, Maturana, Vygotsky, Piaget e a relação desses com o processo educacional e as sociedades com ênfase na constituição de diferentes sujeitos sociais.
O surgimento da Política como objeto de estudo. Estado Moderno. Fundamentos da Ciência Política: poder, dominação, representação, democracia, igualdade, liberdade. Ciência Política no Brasil. Estado e Governo no Brasil. Políticas Públicas.
História da educação: reflexões iniciais. A história da educação e os Sistemas de aprendizagem. A educação e a divisão social do trabalho. A definição dos papéis sociais. História da Educação: séculos XVI – XXI. Os fundamentos filosóficos da alfabetização. História da Educação: processos, práticas e saberes. História da Educação: ensino e pesquisa.