O CURSO DE LETRAS

Por que escolher o curso de Letras?

O curso de Letras dedica-se ao estudo da língua e da literatura (portuguesa e estrangeiras), em diferentes perspectivas, bem como de conteúdos essenciais à formação humana, especificamente voltados à formação de profissionais da educação. De extrema importância na sociedade, o setor da Educação tem como demanda profissionais licenciados em Letras. A área de Língua Portuguesa representa o lugar de formação do graduando que o direciona para o aprimoramento do potencial de análise de fenômenos da linguagem, a partir de diferentes textualidades do português, essenciais para o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica, sendo, inclusive, uma das áreas que concentram maior carga horária nos projetos pedagógicos das escolas; e as línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) concentram a demanda do mercado, pelas necessidades socio-economico-culturais e possibilidades de interação com os vizinhos latino-americanos bem como a significativa parcela do mundo que também fala inglês. As literaturas, por sua vez, trazem a experiência da recepção da linguagem artística e são fundamentais para a formação do cidadão leitor.

O que faz um Licenciando em Letras?

O Licenciado em Letras estará habilitado para atuar na docência em escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental II e Médio. Também poderá lecionar no Ensino Superior, em universidades públicas e privadas, desde que apresente titulação compatível ao que se exige, obtida em programas de pós-graduação. Poderá desempenhar funções no Serviço Público/Privado em cursos de curto período com finalidade específica, de difusão cultural e artística, e consultorias pedagógicas. Na área empresarial, poderá atuar na consultoria e assessoria linguística, desenvolvendo trabalhos na área de produção, redação, editoração e revisão de textos no âmbito jornalístico, publicitário, entre outros, bem como na elaboração de material didático para editoras e assessoria para produção de obras lexicográficas (dicionários, enciclopédias). Dada a grande abrangência de atuação para quem domina bem a língua portuguesa e as línguas estrangeiras, o profissional de Letras pode também atuar como tradutor e intérprete.

O que estuda?

De acordo com o projeto pedagógico elaborado para este curso, o aluno de Letras é instigado a refletir teoricamente sobre os usos das linguagens, verbal e não verbal, nas formas oral e escrita, passando a ter conhecimento mais aprofundado das línguas portuguesa e estrangeira (conforme a opção) e das respectivas literaturas, bem como de conteúdos essenciais à formação humana (em suas dimensões filosófica, sociológica e psicológica), e também complementares e integradores. Desde o início do curso, além de créditos teóricos, há créditos práticos, os quais envolvem trabalho com práticas curriculares, de campo e de laboratório: a) nas práticas curriculares, o aluno aprende a relacionar os conhecimentos teóricos ao ensino; b) nas atividades de campo, relaciona a teoria ao futuro campo de trabalho; c) e nas de laboratório, há trabalho voltado à elaboração de material didático, práticas de conversação em língua estrangeira, e práticas de (re)textualização.

Área de atuação / Mercado de trabalho

O Engenheiro Agrônomo possui um amplo leque de oportunidades de trabalho, podendo atuar como consultor, representante comercial, pesquisador, gerente, professor, extensionista, laboratorista, fiscal, entre muitas outros.

De acordo com o artigo 5º da Resolução nº 1.010, de 2005 – Confea, são atribuições do Engenheiro Agrônomo:

  • Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica;
  • Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação;
  • Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
  • Assistência, assessoria, consultoria;
  • Direção de obra ou serviço técnico;
  • Vistoria, perícia, avaliação, laudo, parecer técnico, auditoria;
  • Desempenho de cargo ou função técnica;
  • Treinamento, ensino, pesquisa, experimentação, divulgação, extensão;
  • Elaboração de orçamento;
  • Padronização, mensuração, controle de qualidade;
  • Execução de obra ou serviço técnico;
  • Fiscalização de obra ou serviço técnico;
  • Produção técnica e especializada;
  • Condução de serviço técnico;
  • Condução de equipe de instalação, operação, reparo ou manutenção;
  • Execução de instalação, operação, reparo ou manutenção;
  • Operação, manutenção de equipamento ou instalação; e
  • Execução de desenho técnico.
Saiba mais

Se interessou pelo curso de Letras?

Clique no botão ao lado para saber mais sobre o vestibular, as formas de ingresso, as vagas remanescentes, as políticas de ações afirmativas e tudo o que você fazer para se tornar um aluno do nosso curso.
Saiba mais