A Liga Acadêmica de Enfermagem Oncológica (LAEO), vinculada ao curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Tangará da Serra, realizou encontro remoto com seus integrantes para tratar sobre a vivência acadêmica no contexto pandêmico.

No formato de Roda de Conversa Virtual, o encontro realizado na quarta-feira (23/06), trouxe como convidado o psicólogo e profissional técnico Caio Fernando Fernandes Felisberto. Entre os assuntos que foram abordados, destaca-se temáticas como: procrastinação versus organização do tempo, sofrimento psíquico e superação dos acadêmicos no atual cenário de pandemia.

Para a professora do curso de Enfermagem e coordenadora da LAEO, Juliana Benevenuto Reis, o encontro remoto promoveu um espaço de acolhida necessário. “Eu percebia a angústia de muitos acadêmicos que estavam procrastinando atividades, com sinais de exaustão emocional. Através da roda pode-se expressar tais sentimentos e esse compartilhar de experiências trouxe alívio para os participantes.”, afirmou Juliana.

Entender como toda a pressão psicológica pode influenciar no aprendizado, nas relações sociais e em tantas outras coisas, foi uma das contribuições do encontro para a acadêmica e integrante da Liga, Ana Claudia de Souza Borges. “Pude compartilhar experiências da minha infância que influenciam até hoje na forma como eu me cobro diante dos desafios, minhas fraquezas e dificuldades, bem como perceber que não estou sozinha e que a maioria dos meus colegas estão enfrentando o mesmo que eu.”, ressalta Ana.

SOBRE A LIGA ACADÊMICA

A LAEO é a primeira e única Liga do curso de Enfermagem no Câmpus de Tangará da Serra. Composta por professores, acadêmicos, profissionais parceiros e egressos do curso, o grupo busca explorar mais a temática da Oncologia, que lida com tumores e câncer, sendo uma das áreas de especialidades da enfermagem pouco discutida durante a graduação.

As atividades desenvolvidas pela LAEO, contempla trabalhos sociais e voluntários, treinamento, encontros, palestras, eventos científicos, entre outros, atuando assim, de maneira extracurricular, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.