O livro “Tikare: Alma-de-Gato”, do escritor de Tangará da Serra Alexandre Rolim, lançado em 2017 pela Editora Carlini & Caniato, foi adotado pelo Colégio Master (Centro Educacional Albert Einstein), uma das principais instituições privadas de ensino de Cuiabá e de Mato Grosso. Exemplares do livro do tangaraense serão adquiridos pelo colégio, irão compor o acervo da biblioteca escolar e serão utilizados pelos alunos em sala de aula.
Com o livro selecionado pelo colégio cuiabano, Alexandre Rolim, jornalista e estudante de Letras da Unemat de Tangará da Serra, venceu o II Prêmio Mato Grosso de Literatura em 2017. Ele conta que recebeu a notícia da seleção nesta quarta-feira, 27, e ficou honrado. Isso porque além de seu livro, foram escolhidas outras duas obras, uma de Eduardo Mahon e outra de Cristina Campos, ambos imortais da Academia Mato-grossense de Letras (AML).
“Fazer parte do acervo literário do Colégio Master, referência em educação em Mato Grosso, aparecendo sempre entre os primeiros no ranking do Enem, já é uma honra, agora ter a sua obra selecionada ao lado de Eduardo Mahon e Cristina Campos, alguns dos principais escritores de Mato Grosso, os quais são inspiração para mim, é uma honra maior ainda”, destaca.
Alexandre vive a expectativa da seleção, pois além de compor o acervo da escola, o escritor deverá participar de eventos e levar suas experiências literárias aos estudantes da instituição. “O colégio sempre convida os escritores para um bate-papo, para oficinas com os alunos e realiza o Master Literário, um dos maiores eventos do tipo no estado”, explica.
Rolim participará ao longo dos próximos meses de vários eventos e experiências culturais e literárias no Brasil e na Bolívia. Em Mato Grosso, ele participará de bate-papos na Unemat de Barra do Bugres e Tangará da Serra, e irá compor um grupo de professores e acadêmicos que conhecerão comunidades dos índios Chiquitanos, no Brasil e na Bolívia.
O LIVRO
Tikare alma-de-gato, de acordo com a editora Carlini & Caniato, é uma ficção que registra e recupera histórias, mitos e práticas de um povo indígena, os Paresi-Haliti, que vive no imenso Chapadão do Parecis, em Mato Grosso, obra que propõe uma reflexão sobre os modos de contato entre indígenas e não indígenas e sobre a necessária garantia de espaço para a vida dessas comunidades. Cumpre a tarefa necessária de formar leitores conscientes da importância da diversidade cultural do Brasil e do mundo. É um livro para todas as idades, mas, em especial, para o público juvenil.
O livro pode ser adquirido no site da editora na internet: https://carliniecaniato.com.br/produto/tikare-alma-de-gato/.
PREFEITURA DE FORTALEZA
O livro “Tikare: Alma-de-Gato”, de Alexandre Rolim, também é uma das obras consideradas aptas para aquisição após ser selecionado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, capital do Ceará. A obra do escritor tangaraense poderá ser adquirida e compor as bibliotecas de todas as escolas públicas de uma das principais cidades do Nordeste Brasileiro.
O AUTOR
Alexandre Rolim é mato-grossense de Tangará da Serra. É autodidata, repórter de jornais, sites, rádio e TV desde 2004. Embrenhou-se na escrita incitado pelos livros que devorou nas bibliotecas das escolas por onde passou, influenciado por professoras de língua portuguesa e pelas experiências com a comunicação.
Como repórter do Diário da Serra foi autor de diversos textos publicados no livro ‘Memória’ em 2012 e 2013.
Projetos do Teatro Ogan, de Campo Novo do Parecis, o levaram para as aldeias Paresi-Haliti onde o autor teve contato com os índios, sua cultura, tradições e costumes impressos nesta obra.
Atualmente, o autor é acadêmico de Letras da Unemat de Tangará da Serra.