No mês de outubro ocorre um movimento internacional em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Os Profissionais Técnicos da Unemat, Campus de Tangará da Serra, apoiam essa campanha. Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer exames específicos, como a mamografia, o momento também estimula que a mulherada se toque e faça sempre o auto exame da mama.

O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos EUA, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladamente sobre o tema. Só depois que a mesma foi aprovada que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Inclusive, foi depois disso, que os laços cor de rosa, símbolo da campanha, começaram a aparecer.

 Já no Brasil, o Outubro Rosa demorou mais a chegar e se destacar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Depois disso, o evento seguiu sem novidades ano após ano. E somente em 2008 a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo campanhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Infelizmente, esse é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção. No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.

No final das contas, embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas.

Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e com todos que te amam.

Se cuide, se toque. Faca o auto exame!

Texto: DAMILA MARIENE SIMI LANA – PSICÓLOGA CRP 18/02128

Imagem: Profissionais Técnicos do Campus de Tangará da Serra