Por Jeferson Boldrini
O professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus de Tangará da Serra, Waldo Pinheiro Troy, participou da soltura de animais silvestres. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), na tarde da última quinta-feira (07/04), em área de reserva particular.
Foram devolvidos à natureza 12 animais, entre araras canindé (Ara ararauna), papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e papagaio-campeiro (Amazona ochrocephala). As espécies são oriundas de entregas voluntarias, apreensões por meio de ação fiscalizatória ou resgates.
O retorno ao ambiente permite uma qualidade de vida a estes animais. “A ação só foi realizada porque estes animais estavam em sua maioria em posse de pessoas que os criavam como pets, sem nenhuma legalização. Além de ser crime, isso contribui para o tráfico de animais silvestres e para a perda de nossa biodiversidade”, destaca Waldo.
Com o apoio do professor da Unemat, a soltura foi realizada juntamente com a Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) de Tangará da Serra da SEMA por meio do Analista de Meio Ambiente, Belgrano Anacleto de Souza e do estagiário Vinicios Baggio Marschall.