Por Assessoria de Comunicação

O professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Tangará da Serra, Lawrenberg Advíncula da Silva, é autor do prefácio do livro “O (i)migrante: conquistas, fracassos e esperanças”, do jornalista e cientista político Cláudio Mariano Hebenbrock. A obra vai ter seu lançamento no próximo dia 1º de dezembro, em evento na Universidade de São Paulo (USP).

Publicado pela editora Artêra, o livro relata as experiências do jornalista Mariano em diferentes países do mundo, explorando questões cada vez mais presentes em nosso mundo globalizado. Entre elas, a imigração, a xenofobia, o racismo, o multiculturalismo. Trata-se de uma obra autobiográfica.

No prefácio da obra, o professor Lawrenberg destaca a vivência nômade do autor como condição necessária para o devido entendimento dos principais dilemas da civilização contemporânea. Bem como acentua que um dos grandes méritos dessa obra é conciliar relatos de viagens em lugares conhecidos com outros “lugares pouco ou totalmente ignorados dos tradicionais roteiros turísticos do Ocidente”.

Cláudio Mariano Hebenbrock é jornalista, cientista político, especialista internacional em imigração e professor universitário. É doutor em Comunicação Social pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona (UPF), Espanha, Mestre em Jornalismo Investigativo e Ciência Política da Universidade de Hamburgo (UH), na Alemanha, e graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

(Foto: Design Unemat)