As professoras Adelice Minetto Sznitowski e Lucilene Campos Ferreira, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus Universitário de Tangará da Serra, e a professora Vilma Machado, do Câmpus de Juara, apresentaram trabalhos de pesquisa na 57º edição do Congresso SOBER 2019, que aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Ilhéus, Bahia, entre os dias 21 a 25 de lulho de 2019. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural e nessa edição teve como tema “ Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento”. 

Ao todo, as professoras apresentaram quatro trabalhos, desenvolvidos em coautoria com estudantes de graduação e pós-graduação e professores-pesquisadores de outros campus e instituições. 

O trabalho intitulado “Estilo de gestão em empreendimentos rurais de grande porte em Mato Grosso”, de autoria da professora Adelice Minetto Sznitowski, Priscylla Cordeiro (estudante de graduação da Unemat), Camyla Piran (professora da Unemat) e Fernando Thiago (professor da UFMS).  Trata-se de estudo que analisa as seis dimensões que compreendem o estilo de gestão: Liderança, Decisão, Comunicação, Controle, Planejamento e Motivação. Na pesquisa constatou-se a predominância no estilo de gestão dos produtores com as dimensões Controle e Motivação e maior neutralidade quanto a dimensão Planejamento.

Outro trabalho, intitulado “Sucessão na Agricultura familiar na associação AMFRUVALE no município de Tangará da erra-MT”, de autoria das professoras Adelice Sznitowski e Lucilene C. Ferreira, Camyla Piran e Jessyca C. M. Borges (estudante de graduação), verificou como o êxodo dos jovens no campo dificulta o planejamento e a preparação dos sucessores nas propriedades rurais. 

Já o trabalho intitulado “Processo de produção do abacaxi: Um estudo em Tangará da Serra-MT”, de autoria da mestranda do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola – PPGASP, Rita C. de Oliveira Kesserle e os professores William Krause,  Cleci Grzebieluckas e  Adelice Minetto Sznitowsk,  observou o processo produtivo e a gestão praticada e constatou inconformidades que comprometem esse processo, uma vez que práticas utilizadas pelos produtores são insuficientes para atender a qualidade. A pesquisa enfatiza como a falta de assistência técnica e de assessoria na gestão da propriedade afetam negativamente a condução desse cultivo.

Por fim, o trabalho “Implantação de uma indústria cooperativa de processamento de peixes em Mato Grosso: limites e possibilidades”, de autoria do estudante Janderson de Almeida, Ana Maria de Lima, Adelice M. Sznitowski e Vilma Machado, identificou a morosidade nos procedimentos burocráticos, as limitações estruturais da cooperativa, a escassez de mão-de-obra para o processo produtivo, a desarticulação entre os sócios e a falta de recursos financeiros, na condição de aspectos internos que enfraquecem o empreendimento. Enquanto no que tange as possibilidades, considerou as parcerias com a universidade uma fonte de captação de recursos e organização dos empreendimentos. 

A participação dos professores no evento reforça o compromisso da Unemat com a pesquisa em âmbito regional e nacional. Segundo a professora Adelice Minetto Sznitowski, é uma oportunidade para a valorização e atualização da produção científica da Unemat. “A participação no evento contribui para a divulgação das pesquisas realizadas na Unemat, bem como na atualização, network sobre temáticas voltadas a agricultura e seu desenvolvimento”, conclui a professora. 

SOBRE A SOBER

A Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 19 de fevereiro de 1959 durante a I Reunião Bianual de Economistas Rurais, sendo então denominada Sociedade Brasileira de Economistas Rurais (SOBER).  

Sua história se confunde com a das instituições de ensino, pesquisa e extensão e com o ensino de pós-graduação no Brasil. 

A SOBER sempre abriu espaço para a discussão de técnicas de ensino, programas de curso, planos de extensão, entre outros assuntos, contribuindo para a estruturação e a consolidação da Economia, da Administração e da Sociologia rurais nas universidades nacionais.  

Comunicação/ Tangará da Serra

Crédito das imagens: Arquivo Pessoal da Professora Adelice Minetto Sznitowsk.