Os professores do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, Câmpus universitário Professor Eugênio Carlos Stieler de Tangará da Serra, Antonia Alves, Lawrenberg Advincula da Silva e Rosceli Kochann, Felipe Berni e Nealla Machado participaram e apresentaram trabalhos na 44a. edição do Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação da Intercom, realizado de forma remota pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), entre os dias 04 a 09 de outubro. Um dos objetivos da participação foi divulgar alguns resultados parciais das pesquisas de doutorado.
Na terça-feira (05), os professores Felipe Berni, Nealla Machado e Roscéli Kocchan apresentaram trabalhos, já na sexta-feira (08) foram os professores Antonia Alves e Lawrenberg Silva.
A professora Nealla Machado, em coautoria com a professora Tamires Coelho da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apresentou o trabalho intitulado “Dona de Casa 2.0: “Influencers” e atualizações dos papéis de gênero na vida editada dos vlogs”. O professor Felipe Berni apresentou o trabalho intitulado “Sujeitos comunicantes com deficiência intelectual: um estudo sobre usos e apropriações do jornalismo”, no GP Comunicação para a Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos. Já a professora Roscéli Kochhan apresentou o trabalho intitulado “Reflexos de interação e participação no conteúdo sonoro do programa Primeira Hora, da Rádio Serra FM, Tangará da Serra, no Grupo de Pesquisa de Rádio.
Já na sexta-feira, a professora Antonia Alves apresentou o trabalho intitulado Do litoral ao Centro-Oeste: ensino de Jornalismo local/ regional em duas universidades”, no Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação. Enquanto o professor Lawrenberg Advincula da Silva apresentou o trabalho “A festa da Cavalhada Pantaneira e suas cotidianidades comunicacionais: um olhar sensível sobre algumas práticas festivas, táticas e difusas”, no Grupo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas.
A importância da participação no evento da Intercom
O Congresso de Comunicação da Intercom é um dos mais importantes da área, reunindo pesquisadores do Brasil inteiro e mundo afora. Nesta edição, além das sessões de trabalho dos Grupos de Pesquisa, ocorreram mesas temáticas, minicursos, oficinas, sessões de trabalhos de iniciação científica (Intercom Júnior – IJ) e Prêmio Expocom.
Para a professora Antonia Alves, a participação no evento da Intercom é uma oportunidade de intercâmbio de experiências com os mais diferentes investigadores e grupos de pesquisa. “Participar dos grupos de pesquisas do Intercom é uma oportunidade de trocas significativas entre os pesquisadores do país, pois ao dialogar sobre as temáticas, todos aprimoram suas pesquisas. Nesta edição, participei das disvussoes de três grupos: GP geografias da comunicação, GP Relações Públicas e comunicação organizacional e do GP Comunicação e Educação”, comenta Antonia.
Desde a primeira participação em 2008, já são 13 anos que o curso de Jornalismo se faz presente nas edições regionais ou nacionais dos eventos da Intercom. Trata-se de uma tradição entre alunos e professores do curso, que, alem de resultar em muitas premiações (mais de 50), acaba reafirmando o compromisso da Unemat na oferta de ensino de qualidade.