Na tarde de 10 de dezembro, foi realizada, na Câmara Municipal de Tangará da Serra, solenidade de entrega de Moções de aplausos a alguns munícipes, entre os quais, professores e uma acadêmica do curso de Letras, da UNEMAT.

O “reconhecimento e congratulação” foi uma proposta do vereador Carlinho da Esmeralda, e se deu pela participação voluntária no projeto social “Guardiões do futuro”, o qual é coordenado pelo 19º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, cuja base comunitária se localiza no bairro Vila Esmeralda, e atende a adolescentes e jovens do referido bairro e proximidades.

O curso de Letras participou o ano inteiro com atividades diversas, a saber:

  • Leitura e produção de texto – Prof. Dr. Flávio Benites
  • Leitura e produção de texto – Profa. Dra. Milena Borges de Moraes
  • Leitura do texto literário – Prof. Dr. Hélvio Gomes Morais
  • Música – Prof. Dr. Everton Almeida Barbosa
  • Língua espanhola – Profa. Dra. Flávia Krauss de Vilhena e estagiários
  • Língua portuguesa – acadêmica Vanessa Almeida de Freitas

A coordenadora do curso de Letras, profa. Dra. Rejane Centurion, afirmou que, assim que a soldado Andreia a procurou, em fevereiro, buscando parceria, de imediato, já iniciou a articulação de atividades entre os professores, sendo uma satisfação para o curso participar desse processo de formação dos estudantes, e que “é um dos papéis da universidade desenvolver ações de extensão junto à comunidade, representando, pois, uma forma de dar retorno à confiança que a população dispensa à instituição. E o curso de Letras está cumprindo seu papel, sendo esse apenas um exemplo entre os muitos desenvolvidos no município e região circunvizinha”.

Em 2020, o curso de Letras pretende continuar a parceria.