Por Assessoria de Comunicação

O Projeto Terra entregou nesta manhã (06/05) um conjunto de kits pedagógicos na Secretaria de Educação da prefeitura de Nobres destinado a escola do povo indígena Bakairi. As escolas das modalidades campo, quilombo e indígenas localizadas nos municípios de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Chapada dos Guimarães e Pontes e Lacerda serão as próximas a receber os conjuntos de kits pedagógicos.

O projeto de princípio educativo é financiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e coordenado pelas professoras Marinez Cargnin, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Tangará da Serra e Maurice Campos de Moraes do departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

O projeto pensado como uma proposição do Coletivo da Terra, um coletivo de professores e lideranças indígenas, quilombolas e do campo articulado a professores de diferentes universidades do Brasil, Colômbia e Bolívia. As ações do projeto estão voltadas exclusivamente para as escolas de ensino fundamental e médio das modalidades campo, quilombo e indígenas do estado de Mato Grosso e tem o objetivo de fortalecer e valorizar no contexto da educação escolar o diálogo e o respeito aos saberes tradicionais e promover a criação de redes de apoio e pesquisa acadêmica e cientifica.

O conjunto de proposições, sequências didáticas e vídeos que acompanham a entrega dos kits tem o objetivo de promover e fortalecer o letramento cientifico ou a iniciação científica desde uma perspectiva dialógica que compreenda, respeite e valorize os saberes produzidos e socializados milenarmente pelos povos indígenas, quilombolas e camponeses.

“A ideia de pensar o projeto em rede se dá desde uma perspectiva colaborativa e tem o objetivo de criar e fortalecer espaços de formação e investigação cientifico e pedagógica que promovam e valorizem os modelos de educação escolar baseados no respeito e na valorização das culturas e povos tradicionais. Redes de formação que se constituam no apoio ao trabalho que as secretarias de educação escolar dos municípios realizam com as escolas das aldeias, dos assentamentos e dos quilombos”, explicou a pesquisadora Ivanete Carvalho.

O Projeto Terra está vinculado ao Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade (Need). São membros do Terra vários professores da Unemat, do câmpus de Tangará da Serra, assim como a professora aposentada, Ivanete Inês Parzianello Carvalho, que atua no Projeto como pesquisadora associada.

(Foto: Arquivo Unemat/Tangará da Serra)