De 10 a 13 de Julho de 2019 aconteceu o 15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC). Alunos, docentes e professores do curso de Enfermagem da UNEMAT – campus Tangará da Serra participaram do evento.

Na sessão Pôster as alunas Bianca Carvalho da Graça, Nicolly Beatriz Hachbart e Renata Felippin Chysosthemos apresentaram quatro trabalhos em conjunto com as servidoras da SMS de Tangará da Serra – MT Graziela Regina Machado Souza e Juliana Herrero da Silva orientados pela professora Ana Claudia Pereira Terças-Trettel.

Na comunicação oral o professor Josué Souza Gleriano apresentou três trabalhos, resultados de pesquisa e extensão, desenvolvidos pelo Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde – EsQualOS. No campo da extensão foi apresentado “A Carteira de Serviços como estratégia para potencializar a coordenação do cuidado”. Como resultados de pesquisa dois trabalhos “O Programa Mais Médicos e a integralidade nas práticas da APS” e “Limites e possibilidades para potencializar a coordenação do cuidado” que foi premiado no 2º Lugar na modalidade de Comunicação Oral.

O trabalho premiado é de autoria dos professores da UNEMAT Josué Souza Gleriano e Angélica Pereira Borges em parceria com Alexandre Andrade (SMS – Tangará da Serra) e Lucieli Dias Pedrechi Chaves (EERP-USP).

O professor Josué comenta que “o trabalho premiado é fruto da pesquisa Percepções profissionais para a atenção integral a partir da organização do processo de trabalho em unidades básicas de saúde no município de Tangará da Serra – MT que coordenou no período de 2016 a 2017”. O trabalho premiado “apontou um diagnóstico para a atenção integral no município de Tangará da Serra, com olhar que abordou a dimensão do significado e vivência do trabalho, do atendimento à necessidade da população, da integração do profissional na equipe e comunidade e a avaliação da integralidade”.

“É necessário um investimento para uma integração, coordenação e continuidade dos processos interrelacionados no âmbito do sistema de saúde, da atuação profissional e da experiência do paciente”, comentou Josué.