Por Hemília Maia
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abre seletivo para a contratação temporária de Agentes Universitários, nas especialidades de Intérprete de Libras e Ledor escrevente para atendimento a pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 1 de maio, exclusivamente pela internet (http://seletivos.unemat.br/)
O edital é para formação de cadastro de reserva. Os profissionais atuarão nos câmpus de Alta Floresta, Alto Araguaia (Núcleo Pedagógico de Rondonópolis), Cáceres, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra.
A jornada de trabalho é de 30 horas semanais, com remuneração a partir de R$ 2.755,93, de acordo com a titulação.
REQUISITOS DE FORMAÇÃO
Para intérprete de libras: Ensino Médio completo, e formação como tradutor e/ou intérprete de Libras, comprovada por meio de: cursos de educação profissional credenciados; ou cursos de extensão universitária na área de Libras/Português; ou cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. A formação de tradutor e intérprete de Libras/Português pode ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por uma instituição credenciada.
Para ledor escrevente: Ensino Médio completo e formação ou experiência em Educação Especial, comprovada por meio de: cursos de educação profissional credenciados; ou cursos de extensão universitária; ou cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação; ou experiência de um semestre letivo em qualquer cargo de atendimento/acompanhamento de alunos com necessidades especiais.
INSCRIÇÃO
Para realizar a inscrição, é necessário acessar o portal de seletivos da Unemat no endereço eletrônico disponível aqui.
Neste endereço, o candidato encontrará o formulário de inscrição on-line. Para realizar a inscrição, deverá acessá-lo e preenchê-lo com todas as informações solicitadas. Em seguida, anexar: Cópia documento oficial de identidade (frente e verso); Certificado de conclusão e histórico escolar de Nível Médio (frente e verso); Documentos comprobatórios da formação ou experiência, conforme a especialidade.
O Processo seletivo compreenderá três etapas: avaliação de inscrição, prova prática e avaliação de títulos.
Os candidatos contratados desenvolverão assistência e auxílio aos alunos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a fim de assegurar a acessibilidade a pessoas com algum tipo de deficiência.